Geral

Estudo revela quais exercícios podem ajudar a diminuir o apetite

Publicado

em

Foto: Divulgação

Um estudo recente, publicado na quinta-feira (24) no Journal of the Endocrine Society, investigou como exercícios de diferentes intensidades afetam os níveis do hormônio grelina, conhecido como “hormônio da fome”. A pesquisa revelou que determinados tipos de atividades físicas, especialmente de alta intensidade, podem suprimir o apetite, principalmente em mulheres.

Segundo o estudo, exercícios de alta intensidade — como levantamento de peso, agachamentos, HIIT, corrida e natação — são mais eficazes em reduzir a fome do que exercícios moderados, devido à sua capacidade de reduzir os níveis de grelina. Esse hormônio é responsável por ativar a percepção de fome na região do hipotálamo, que regula o apetite.

A grelina, produzida no sistema gastrointestinal, circula em formas acilada (AG) e desacilada (DAG), ambas influenciando o apetite. Estudos anteriores sobre a relação entre intensidade de exercício e níveis de grelina ainda eram escassos, especialmente em homens. Esta pesquisa incluiu oito homens e seis mulheres, que jejuaram durante a noite antes de realizar exercícios de várias intensidades, controladas por medição de lactato no sangue. Em seguida, os pesquisadores avaliaram o apetite com base nos relatos dos participantes.

Mulheres apresentaram níveis de grelina mais altos na linha de base do estudo em comparação com os homens, mas somente as mulheres mostraram uma redução significativa nos níveis de grelina AG após exercícios intensos. “A intensidade moderada não alterou os níveis de grelina ou gerou aumento líquido”, indica o estudo, sugerindo que uma intensidade superior ao limiar de lactato pode ser necessária para diminuir a grelina.

A alta intensidade pode ser útil na supressão do apetite, uma possível vantagem em programas de perda de peso. Apesar dessas descobertas, os pesquisadores apontam que mais estudos são necessários para entender melhor as variações de efeito do exercício intenso entre os gêneros.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile