Enxuta fazia 'revolução' no futsal gaúcho há 30 anos
Connect with us

Esportes

Enxuta fazia ‘revolução’ no futsal gaúcho há 30 anos

Publicado

em

enxuta
Mauro Vieira / Agencia RBS, Ercilio Covolan / Arquivo Pessoal

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Time de Caxias do Sul fez história no futsal gaúcho 

 

captura de tela 2023 12 13 101725

Três décadas atrás ressurgia para a glória um dos times que dorme na memória e nos sonhos dos apaixonados pelo futsal. Em 19 de dezembro 1993, a Associação Atlética Enxuta, de Caxias do Sul, conquistava a Série Ouro com uma vitória por 5 a 3 diante da SER Itaqui, fora de casa. Era o primeiro título do tricampeonato fechado com as taças de 1994 e 1995.

Não foi a única sequência de três estaduais da Enxuta. Em 1986, 1987 e 1988, a equipe da Serra também dominou o Estado. No entanto, nos anos seguintes, o time enfrentou uma redução orçamentária, que se agravou em 1991 e 1992 e fez com que o elenco fosse composto majoritariamente por jovens.

O terceiro ano da década de 1990 representou uma retomada. O time ainda não estava recheado de estrelas, como aconteceu meses depois, mas se destacou pelo coletivo. O brilho individual ficava por conta de Jorginho, recém eleito melhor jogador do mundo pela Fifa. Lesionado, o pivô ficou de fora das finais, mas não deixou de viajar a Itaqui para apoiar os companheiros.

Foi um título muito difícil. Esse título para a Enxuta, para Caxias do Sul e para o Jorginho 13 foi inesquecível. A equipe da Enxuta treinava de cinco a seis horas por dia. Eu tenho uma gratidão enorme à Enxuta e a Caxias, onde eu sou ídolo até hoje. Tenho um filho caxiense. A Enxuta deu condições de um menino pobre, das quebradas do Rio de Janeiro como eu, chegar onde eu cheguei — comenta o ex-jogador, conhecido como Jorginho “13”, por conta da numeração que utilizava no uniforme.

O esquadrão histórico da Enxuta foi comandando pelo treinador Jarico.O atual coordenador do Sercesa, de Carazinho, dava os primeiros passos na carreira como técnico. Considerado jovem demais para assumir a Enxuta, Jarico foi emprestado pela equipe de Caxias para a Sercesa, como uma espécie de “período de amadurecimento”.

O treinador retornou à Enxuta em 1993 em meio à temporada para substituir Rudy Vieira. A missão era recuperar a campanha dentro da Série Ouro. No caminho, estavam equipes poderosas e com jogadores de seleção, como a Lagoense, a SER Itaqui, a Perdigão, de Marau, e a Uruguaianense, como recorda o técnico.

Para mim não foi tão difícil porque eu amadureci como técnico. Eu já tinha trabalhado como auxiliar técnico na Enxuta. Então, eu conhecia aquele time. O Barata (treinador) e o próprio Rudy tinham deixado trabalhos bons, mas, talvez, não tenha encaixado — lembra Jarico, que, ao final do ano, deixou a Enxuta para retornar a Carazinho.

captura de tela 2023 12 13 101804

Da Serra para o Brasil

O nome “Enxuta” se deve à patrocinadora master do time, uma empresa de eletrodomésticos sediada em Caxias do Sul. Com o passar dos anos, o time também recebeu outros investimentos. Na conquista da Série Ouro de 1993, a Fibrocimento Zatilit se somou à Enxuta.

O presidente da época, Jaime Weiler, afirma que a equipe tinha o apoio da comunidade caxiense. Para a final contra a SER Itaqui, segundo ele, foram 17 ônibus com torcedores de Caxias do Sul para uma viagem de aproximadamente 700 quilômetros.

Tínhamos um time valente, com um coletivo muito forte, e muitos jovens oriundos da base, mesclados com jogadores de fora. Foi um envolvimento muito grande da comunidade, que se converteu até em patrocínios — explica Weiler.

Ao todo, a Enxuta conquistou seis campeonatos estaduais e três Taças Brasil, a mais importante competição nacional da época.A partir de 1994, chegaram ao elenco nomes que fizeram do time uma atração no país inteiro, como o fixo Manoel Tobias e o ala Fininho, ambos com passagem pela seleção brasileira, assim como Jorginho.

Fazíamos excursões pelo Norte e o Nordeste com jogos para 12, 13 mil pessoas — conta Weiler.

O então diretor da empresa Enxuta, Paulo Triches, avalia o patrocínio como muito proveitoso para a marca, que se tornou mais conhecida em determinados locais do Brasil pelo futsal do que pelos produtos vendidos.

No Norte e no Nordeste do Brasil, as pessoas se surpreendiam quando chegavam os produtos da Enxuta porque pensavam que era só futsal. Tivemos bom aproveitamento. O futsal não tem um custo exorbitante, como no futebol. O time teve um crescimento muito rápido e alcançou certa supremacia — acrescenta Triches.

A patrocínio da Enxuta para o time de futsal acabou em 1996 por “motivos financeiros”, diz o empresário. O crescimento da equipe elevou os custos, o que contribuiu para a decisão de acabar com o time. A empresa encerrou as atividades por volta dos anos 2000.

Foi uma decisão dolorosa — recorda.

captura de tela 2023 12 13 101824

Comemoração

A retomada dos títulos nos anos 1990 será motivo de comemoração no próximo sábado (16). Ex-atletas e integrantes da diretoria irão se reunir no Ginásio Enxutão, antiga casa do time, em Caxias do Sul, para uma homenagem e um jogo comemorativo. As festividades devem iniciar às 17h.

A festa terá a recepção aos convidados e seguirá com as exposições dos troféus da Enxuta e, às 17h45min, haverá uma partida amistosa contra o Combinado Sadia/Santa Cruz, de Concórdia, Santa Catarina. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

De acordo com um dos organizadores e ex-supervisor da Enxuta, Ercilio Covolan, já confirmaram presença nomes como Jorginho, Tchelo, Serginho, Augusto, Manta, Bella, Glauco, Edesio e Léo.

captura de tela 2023 12 13 101903

Fonte: GZH

Compartilhe

Destaque

Atleta santarosense Manu Hein chega à Sérvia para disputar os Jogos Estudantis Mundiais

Publicado

em

portal plural atleta santarosense manu hein chega à sérvia para disputar os jogos estudantis mundiais

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A jovem atleta Manu Hein, de 14 anos, natural de Santa Rosa, já está em solo europeu para representar o Brasil nos Jogos Estudantis Mundiais, que acontecem em Belgrado, capital da Sérvia. Ela chegou ao país neste final de semana, após uma conexão na Alemanha, integrando a delegação da seleção brasileira escolar.

Manu irá competir nas provas de 800 metros e 1.500 metros rasos, duas das mais desafiadoras do atletismo de meio fundo. A participação da jovem nos jogos é resultado de um ciclo de treinos intensos e conquistas em competições nacionais, que a credenciaram a vestir a camisa do Brasil nesta competição internacional.

Nesta segunda-feira (7), a atleta terá acesso à programação oficial dos Jogos, incluindo os dias, horários e locais das suas provas. A expectativa é grande para o início das disputas, e Manu já demonstra foco e determinação para alcançar bons resultados e levar o nome de Santa Rosa ao pódio internacional.

A comunidade santarosense acompanha com orgulho e torcida a trajetória da atleta, que é considerada uma das promessas do esporte brasileiro na sua categoria.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Portal Plural e Marcos Bones: A nova casa do Santa Rosa Futsal nas transmissões online

Publicado

em

portal plural portal plural e marcos bones a nova casa do santa rosa futsal nas transmissões online

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A temporada 2025 começa com grandes novidades para os torcedores do Santa Rosa Futsal. Neste sábado, a equipe entra em quadra para disputar seu primeiro campeonato oficial do ano contra a AGSL de São Luiz Gonzaga. A partida acontece no Ginásio João Batista Moroni, no Berço Nacional da Soja, marcando o início da temporada.

E para os torcedores que desejam acompanhar cada lance do Santa Rosa Futsal, a parceria entre o Grupo Plural de Comunicação e a Equipe Esportiva Marcos Bones promete transmissões de alta qualidade. Todos os jogos estarão disponíveis nas redes do Portal Plural, garantindo informação e entretenimento com profissionalismo e emoção.

A Equipe Esportiva Marcos Bones é uma referência quando o assunto é transmissões esportivas. Com 15 anos de experiência, a equipe tem se destacado na cobertura de diversas competições, sempre com compromisso e qualidade. Pioneiros na transmissão por vídeo, seus profissionais conhecem os bastidores do esporte e traduzem cada jogada com precisão e paixão. Ao longo dos anos, marcaram presença em grandes eventos esportivos, consolidando credibilidade e inovação na comunicação esportiva.

O futsal de 2025 promete ser inesquecível, com a melhor equipe esportiva e a maior audiência online do Norte e Noroeste Gaúcho. Além das transmissões do Santa Rosa Futsal, a parceria entre a Equipe Esportiva Marcos Bones e o Portal Plural levará ao público a cobertura de diversos eventos municipais. Com tecnologia e dedicação, a equipe estará presente nos principais acontecimentos esportivos da região, garantindo emoção e informação em tempo real.

Fique ligado! Acompanhe tudo sobre o Santa Rosa Futsal e o melhor do esporte regional com o Grupo Plural e a Equipe Esportiva Marcos Bones.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Patinadores de Santa Rosa e região se destacam no Campeonato Brasileiro 2025

Publicado

em

portal plural patinadores de santa rosa e região se destacam no campeonato brasileiro 2025

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Atletas da Academia Trans Nação tiveram destaque no Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Patinação Artística 2025, que aconteceu em Venâncio Aires/RS. No total, 16 patinadores representando Santa Rosa e região participaram deste evento que é o mais importante da temporada, já que classifica o ranking para as convocações da Seleção Brasileira. No total, foram conquistadas 23 medalhas.

A partir dos seus resultados, os patinadores, Manuela, Heloísa e Eduardo foram convocados para integrar a Seleção Brasileira nas duas etapas de Semifinais da Copa do Mundo, a “Artistic Internacional Series”, em Buenos Aires na Argentina e Trieste na Itália. O Secretário de Esporte, Cauhã Pereira da Silva, destacou as importantes conquistas obtidas pelo grupo, “O desempenho dos nossos atletas em diversos campeonatos é motivo de muito orgulho para a cidade e para a região. Sabemos do compromisso da Academia Trans Nação, que é uma inspiração e exemplo de dedicação ao esporte. Com os resultados alcançados, estamos vendo o reconhecimento de nossa região no cenário nacional e internacional da patinação artística”.

A Academia de Patinação Trans Nação trabalha há mais de 30 anos, na prática e desenvolvimento da patinação artística, e é a única escola da região filiada à Federação Gaúcha de Patinagem (FGP) e Confederação Skate Brasil (CSB). Além das aulas em Santa Rosa, a escola conta com aulas para todas as idades em Horizontina, Três de Maio, Giruá e Santo Cristo. A escola é dirigida pelas técnicas, Michele e Vanessa Flores e conta também com o trabalho da técnica Carolina Rebellato, todas qualificadas e habilitadas pela CSB.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×