Mundo

Entidades dos meios rural e urbano em programação de Natal da região de Santa Rosa

Publicado

em

Diversas atrações têm marcado o período natalino na região de Santa Rosa, contando com o envolvimento do Poder Público, agroindústrias, artesãos e Clubes de Mães. Alguns dos exemplos são as programações desenvolvidas em Guarani das Missões, Independência e Novo Machado.

 

DOCE NATAL EM GUARANI DAS MISSÕES

Em torno de 500 crianças de escolas da rede pública de ensino de Guarani das Missões tiveram a oportunidade de aproveitar as atrações do 1º Doce Natal. O evento realizado na sexta-feira (10/12), na Praça São João Paulo II, foi resultado da organização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Emater/RS-Ascar e Brigada Militar, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

A iniciativa teve como proposta central oportunizar momentos de integração social e reorganização comunitária no período de retomada de atividades presenciais, unindo crianças dos meios urbano e rural, de diferentes faixas etárias e situações sociais. Entre as atrações estiveram peça teatral, apresentação de coral infantil, interação com personagens infantis, apresentação dos cães de polícia do Canil HTZ-K9 e brinquedos infláveis, com distribuição de lanches e bebidas no decorrer da tarde. Ao final do evento, as crianças receberam doces das mãos do Papai Noel, doados pelos Clubes de Mães, comércio local e voluntários da comunidade.

Os Clubes de Mães assessorados pela Emater/RS-Ascar envolveram-se durante todo o dia na produção do algodão-doce e na elaboração dos lanches para bem receber os estudantes. Envolveram-se 35 mulheres, representando aproximadamente 20 Clubes.

A participação dos Clubes de Mães no Natal Luz de Guarani das Missões contemplou também a abertura do evento, que aconteceu no dia 8 de dezembro, quando auxiliaram os promotores do evento na entrega de cachorro-quente e algodão-doce.

 

FEIRA DE ARTESANATO EM INDEPENDÊNCIA

Como forma de valorizar os talentos e o trabalho artesanal realizado no município, bem como promover alternativas de geração de renda, entidades de Independência organizaram-se para promover a Feira de Artesanato Local. O evento, realizado em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, na última sexta-feira (10/12), apresentou os resultados do trabalho de nove artesãos, dando visibilidade à diversidade de técnicas adotadas e à identidade cultural local.

A feira ao ar livre foi organizada pela Emater/RS-Ascar e integrou a programação de Natal promovida pela Prefeitura de Independência e Acisapi. Foram expostos artesanato em madeira, pallets, patchwork, amigurumis, peças em feltro, pintura em tecido e adornos natalinos que formaram o cenário.

A exposição é a culminância do trabalho que iniciou com a divulgação de materiais digitais ao longo do ano com o lema “Valorize o Artesanato Local”. Os interessados em conhecer ainda mais sobre os artesãos locais e seus trabalhos podem solicitar os cards informativos junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Expuseram na feira os artesãos Verenice Olkowiski, Armiro Cichowicz, Amélia da Silva, Noemi Bauer, Mateus Rossi, Marilene Cassol, Teresinha Maron, Claudete Debesaitis e Viviane Keist. O fomento ao artesanato é uma das atividades previstas no Plano de Trabalho firmado com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 

PROGRAMAÇÃO EM NOVO MACHADO

De um lado artesãos, produtores e comerciantes do meio rural e urbano, e de outro representantes da comunidade interessados em aproveitar as atrações oportunizadas unem-se na programação de Natal de Novo Machado. As festividades organizadas pelo poder público local iniciaram neste domingo (12/12), no centro do município, e seguem ao longo da semana com diversos atrativos.

No domingo a programação, com foco no Dia da Bíblia, contou com o envolvimento com atividades paralelas organizadas pela Prefeitura de Novo Machado, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Emater/RS-Ascar. Foram realizadas apresentações por parte das comunidades rurais e venda de lanches e produtos artesanais por seis artesãos da Associação Novo-Machadense de Artesãos e Artísticas Plásticos e por três agroindústrias do município, de farináceos e de mandioca.

As agroindústrias e os artesãos, que participam de encontros e capacitações mensais com a apresentação de peças cada vez mais diversificadas, também estarão presentes nas atividades desta segunda-feira (13/12). Haverá comercialização de farináceos diversos, mandioca frita e sucos naturais durante a programação do Cinema na Praça, que acontece das 18h30 às 22h30, na praça em frente ao Cras da Vila Pratos.

As festividades seguem na terça-feira (14/12) com a cantata natalina do projeto social Davi Viva a Vida, com o envolvimento da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, Prefeitura de Novo Machado, Cras e Emater/RS-Ascar, das 18h30 às 22h30, na Vila Pratos, comunidade em que o projeto é desenvolvido. Entre as atrações apresentações de peça teatral, musicais e dos grupos assessorados pelo Cras, além da feira com venda de lanches e produtos artesanais e de agroindústrias locais.

Na oportunidade haverá também a tenda solidária do Projeto Davi Viva a Vida, com comercialização do sabão de glicerina, produzido a partir de campanha realizada junto à comunidade que doou gordura saturada para sua produção, e de sal temperado, elaborado com condimentos produzidos na horta do projeto junto à comunidade de Vila Pratos, cujas receitas foram apresentadas em oficinas realizadas pela Emater/RS-Ascar.

Na quarta-feira (15/12) será a vez do Natal Esperança, evento organizado pela Prefeitura de Novo Machado, Cras e Emater/RS-Ascar, oportunidade em que produtos agroindustriais e artesanais poderão ser adquiridos novamente no centro do município, em frente à Academia Polo. Haverá apresentações artísticas e distribuição de presentes ao final da noite.

 

 

 

 

 

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile