Entenda como irá funcionar o "Programa Pé-de-Meia" destinado a Estudantes
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Entenda como irá funcionar o “Programa Pé-de-Meia” destinado a Estudantes

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A legislação que institui o Programa Pé-de-Meia, destinado a promover o incentivo educacional para estudantes do Ensino Médio público, foi oficialmente divulgada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17). O documento delineia os critérios para a concessão do estímulo, esclarecendo também as modalidades de financiamento e as condições para a utilização dos recursos.

Embora os detalhes sobre os montantes a serem depositados nas contas poupanças e os procedimentos para os saques aguardem regulamentação em futuras publicações, a lei já estabelece os requisitos para a participação no programa. Os critérios principais estão associados à educação e à renda.

Para o ensino regular:

  • Ser aluno do ensino médio em instituições públicas;
  • Pertença a uma família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Efetuar a matrícula no início de cada ano letivo;
  • Manter uma frequência escolar mínima de 80% do total de horas;
  • Concluir o ano com êxito;
  • Participar dos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da avaliação externa dos estados e do Distrito Federal para o ensino médio;
  • Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último ano do ensino médio.

Para a Educação de Jovens e Adultos (EJA):

  • Ter idade entre 19 e 24 anos;
  • Pertença a uma família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Participar no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
  • Participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estudantes pertencentes a famílias com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218 terão prioridade na adesão ao programa. No caso de famílias compostas por apenas uma pessoa, a poupança não pode ser acumulada com outros benefícios como Benefícios de Renda de Cidadania, Complementar, Primeira Infância, Variável Familiar e Extraordinário de Transição.

O Programa Pé-de-Meia tem como objetivos principais reduzir as taxas de retenção, abandono e evasão escolar, geralmente decorrentes de desigualdades e falta de mobilidade social. O Ministério da Educação inicialmente anunciou um aporte de R$ 20 bilhões para criar um fundo que financiará o programa, com R$ 13 bilhões provenientes do superávit do fundo social da venda de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos no período de 2018 a 2023.

O fundo será composto por cotas provenientes da União e de outras pessoas físicas ou jurídicas, incluindo estados, Distrito Federal e municípios, além de aplicações financeiras e outras fontes a serem determinadas. Um agente financeiro oficial será responsável pela gestão do fundo, que terá natureza privada e patrimônio independente dos cotistas, sem relação com o patrimônio do gestor, impedindo o uso por bancos públicos ou outras instituições contratadas para administrar esses recursos.

Os recursos serão depositados em uma conta pessoal e intransferível, em nome do estudante beneficiário, possivelmente do tipo poupança social digital, sem impactar na declaração de renda familiar e em benefícios como o Bolsa Família. Estudantes do ensino regular poderão realizar saques ao longo dos 3 anos do ensino médio, apenas do percentual destinado à manutenção dos estudos, desde que atendam às exigências de matrícula e frequência. Os depósitos relacionados às avaliações e ao Enem só poderão ser sacados após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

Parte dos recursos poderá ser aplicada em títulos públicos federais ou valores mobiliários voltados para o financiamento da educação superior. Estados, Distrito Federal e municípios colaborarão fornecendo informações sobre matrícula e frequência dos estudantes, incentivando a participação da sociedade no acompanhamento e fiscalização do programa.

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Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

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Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.

A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.

Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.

Novos Cursos e Expansão Acadêmica

Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.

A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.

Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado

Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.

Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.

 

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A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

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Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas

Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.

Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.

No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.

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Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

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A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.

O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.

Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.

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