Economia

Empresários do comércio gaúcho seguem confiantes, aponta pesquisa

Publicado

em

 

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio do Rio Grande do Sul (ICEC-RS) divulgado nesta sexta-feira, dia 27, pela Fecomércio-RS, mostra que em relação ao mês de novembro a confiança dos empresários se mantém praticamente estável (-0,3%). Mas, em relação a dezembro do ano passado houve um aumento de 1,5%, atingindo 118,2 pontos no índice. Na média de 12 meses, o indicador atingiu 118,7 pontos, apresentando leve aumento em relação à média apurada no mês anterior (118,5 pontos).

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o ICEC se mantém logo acima do registrado nesse período, influenciado pela avaliação sobre as condições atuais, que se encontra 14,9% acima do patamar de dezembro passado, enquanto os índices relativos a expectativas e a investimentos ficaram abaixo dos valores do mesmo mês em 2018.

O Indicador de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) atingiu 99,2 pontos neste mês, avançando 14,9% em relação a dezembro do ano anterior, quando o indicador registrava 86,4 pontos. Na comparação com o mês passado (novembro), houve alta de 2,1%. O avanço do ICAEC foi puxado pela percepção em relação à economia (4,3%) e ao setor (2,8%), enquanto em relação à empresa ficou praticamente estável (-0,3%).

Após dois meses de alta, o indicador referente aos investimentos do empresário do comércio (IIEC) registrou recuo na margem. O índice teve uma variação de -5,0% na comparação com dezembro passado, alcançando 103,9 pontos. Na comparação mensal a queda foi -0,9%, influenciada pelo forte recuo em contratação de funcionários.

Ao longo de 2019, as oscilações mostraram que o ano iniciou com a confiança dos varejistas em alta, em uma continuidade da trajetória ascendente após as eleições em 2018. A tendência se reverteu a partir de abril com o ajuste progressivo da percepção dos empresários diante de uma frustração em relação ao ritmo da atividade econômica e à agenda política. “O ano de 2019 traçou uma trajetória de recuperação e retomada da confiança do empresário gaúcho, que tende a continuar ao passo que a economia continue reagindo e a agenda de reformas siga avançando”, disse Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.

Veja aqui a análise completa do Icec.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile