Funcionários da embaixada informaram que a diplomata viajou na madrugada desta quinta-feira (8). Na manhã do mesmo dia, o governo brasileiro anunciou oficialmente a expulsão da embaixadora, uma medida tomada em reciprocidade à decisão do presidente nicaraguense Daniel Ortega, que expulsou o embaixador brasileiro na Nicarágua, Breno de Souza.
Espera-se que Breno de Souza deixe a Nicarágua ainda hoje. Fontes da CNN indicam que o país deve manter um encarregado de negócios no Brasil.
A expulsão do embaixador brasileiro ocorreu após Ortega se sentir desrespeitado por Souza, que não compareceu à celebração do aniversário da Revolução Sandinista em 19 de julho. Esse incidente agravou a já deteriorada relação entre Brasil e Nicarágua, que estava praticamente congelada nos últimos meses.
No ano passado, o Papa Francisco chegou a solicitar que Lula intercedesse junto a Ortega em favor de bispos e padres presos na Nicarágua, mas Ortega não respondeu às tentativas de contato feitas pelo presidente brasileiro.
Fonte: CNN Brasil