Destaque
Em 2040 Rio Grande do Sul terá carência de professores
Segundo estudo, o déficit será de 10 mil professores na Educação Básica em 2040, diz estudo
Os dados vieram de um estudo divulgado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) que estima que o Rio Grande do Sul terá insuficiencia de 10 mil professores na Educação Básica em 2040. O dado está no trabalho: “Apagão de professores: uma análise dos impactos da oferta de docentes no RS”, divulgado nesta terça-feira (10).
O trabalho foi realizado pelo Observatório Sesi da Educação, um centro de análise de dados educacionais do Instituto Sesi de Formação de Professores. O objetivo é estimar a demanda futura de professores e identificar os fatores que podem impactar a oferta de docentes.
O estudo usa como referência dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2018) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) (2023) para indicar que o RS tem média de 20 alunos por professor na Educação Básica. A partir disso, os especialistas levaram em conta a redução projetada na população com idade entre quatro a 18 anos para estimar que, em 2040, o Estado terá 83.783 docentes em atividade, quando serão necessários 94.137 professores atuando, portanto, déficit de 10.354 docentes, de acordo com o Observatório Sesi da Educação.
Além disso, a pesquisa trata também do desinteresse pela licenciatura no RS. Entre 2010 e 2021, foram registradas quedas no número de ingressantes (-59,91%), nas matrículas (-48,37%) e nos formados (-59,25%) nesses cursos. Ainda que a pandemia possa ter influenciado nos resultados, os pesquisadores afirmam que a tendência de redução já ocorria antes da crise sanitária.
Também foi observada redução da oferta de cursos de licenciatura no Estado: conforme os pesquisadores, isso influencia na disponibilidade de vagas e, por consequência, na quantidade de ingressantes. A oferta de licenciatura em instituições de Ensino Superior privadas foi a que teve a maior queda: 48,3% entre 2010 e 2021.
Fonte: GZH
