Geral
Elon Musk diz que lançará primeiras naves para Marte em dois anos
O magnata sul-africano Elon Musk, proprietário da SpaceX e da rede social X, anunciou que as primeiras naves espaciais não tripuladas com destino a Marte serão lançadas dentro de dois anos. Segundo Musk, que recentemente viu sua plataforma ser bloqueada no Brasil, o lançamento será possível quando a próxima janela de transferência Terra-Marte se abrir, pois os planetas se alinham favoravelmente para missões interplanetárias a cada 26 meses.
“Essas missões iniciais não serão tripuladas, para que possamos testar a confiabilidade de pousos seguros em Marte. Se esses pousos forem bem-sucedidos, os primeiros voos tripulados para o planeta devem ocorrer em quatro anos”, explicou o empresário. Musk também destacou que o número de missões deve “crescer exponencialmente” com o tempo, com o objetivo final de “construir uma cidade autossustentável em cerca de 20 anos” no planeta vermelho.
Missão de vida
Por mais de 20 anos, Elon Musk tem focado os esforços da SpaceX, sua empresa de foguetes, em sua principal missão: chegar a Marte. Recentemente, ele intensificou os planos para viabilizar a vida fora da Terra, incluindo sua própria estadia em um ambiente extraterrestre.
De acordo com o The New York Times, Musk orientou sua equipe a desenvolver o design e os detalhes de uma cidade em Marte. Engenheiros estão planejando pequenos habitats em formato de domo, considerando materiais adequados para construí-los. Outra equipe está trabalhando em trajes espaciais para enfrentar as condições adversas de Marte, enquanto especialistas médicos pesquisam se humanos podem se reproduzir no planeta. O bilionário até se ofereceu para contribuir com seu esperma para ajudar na criação de uma colônia.
Essas iniciativas indicam uma mudança rumo a um planejamento mais concreto para a colonização de Marte, acelerando o cronograma de Musk. Em 2016, ele estimou que levaria de 40 a 100 anos para estabelecer uma civilização autossustentável no planeta. No entanto, em abril deste ano, Musk declarou aos funcionários da SpaceX que agora espera que cerca de um milhão de pessoas possam estar vivendo em Marte dentro de 20 anos.
“Existe uma grande urgência em tornar a vida multiplanetária”, afirmou Musk, em um vídeo divulgado pela empresa. “Precisamos realizar isso enquanto a civilização ainda está forte”. As informações são do portal Terra e do jornal O Globo.
Fonte: Jornal o Sul