Geral

Eleições municipais terão horário único pela primeira vez no Brasil

Publicado

em

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pela primeira vez, as eleições municipais serão realizadas em um horário unificado em todo o Brasil, com base no fuso de Brasília. Isso significa que regiões com fusos horários diferentes, como Mato Grosso e Acre, começarão e encerrarão a votação em horários distintos da maior parte do país, mas de forma simultânea. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro e o segundo para o dia 27 do mesmo mês.

O horário padrão das eleições será das 8h às 17h, seguindo o horário de Brasília. No entanto, em Estados como Mato Grosso, a votação acontecerá das 7h às 16h, e no Acre, das 6h às 15h. Essa unificação de horário já foi utilizada na eleição presidencial de 2022 e será mantida para o pleito deste ano.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta quinta-feira (26) que haverá uma alteração na forma de divulgar os resultados, devido ao horário unificado.

Para municípios com mais de 200 mil habitantes, onde há possibilidade de segundo turno, os resultados serão divulgados em tempo real por zona eleitoral e também pelo município como um todo. Nos municípios menores, os dados totais serão divulgados em tempo real, mas as informações por zona eleitoral não serão disponibilizadas imediatamente.

A ministra explicou que essa medida foi tomada para evitar sobrecarga nos sistemas. “Como esta será a primeira eleição municipal a adotar o horário de Brasília como padrão, divulgar os resultados por município e por zona eleitoral simultaneamente poderia causar atrasos, devido à necessidade de processar uma grande quantidade de dados ao mesmo tempo”, explicou.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile