Ensino
Educação em tempo integral: um investimento no futuro

O Estado do Rio Grande do Sul estabeleceu como meta melhorar a qualidade e a eficiência da educação pública.
Para atingir esse objetivo, além de uma série de investimentos em infraestrutura escolar, o governo do Estado expandirá e aprimorará o modelo do Ensino Médio em tempo integral. Essa modalidade proporciona aos jovens uma formação qualificada e apresenta uma série de vantagens em relação ao ensino regular, sendo capaz, inclusive, de gerar diversos impactos socioeconômicos.
Estudos realizados em Pernambuco — estado pioneiro na implantação do tempo integral no Brasil — mostram que o modelo proporciona diversos benefícios em termos de escolaridade, renda e equidade. Alguns de seus efeitos são a melhoria do desempenho acadêmico nas diferentes áreas do currículo, especialmente para os estudantes mais pobres; a diminuição da evasão escolar e do abandono; e a redução de aspectos relacionados à vulnerabilidade social.
“Se pegarmos dados e evidências, no tempo integral, as escolas têm menor taxa de evasão, e os estudantes têm melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Além disso, há uma série de indicadores associados, como a queda dos índices de violência”, disse o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo.
Em comparação com o ensino regular, para alunos egressos de escolas de tempo integral, a probabilidade de ingressar no Ensino Superior é 17 pontos percentuais maior. Esses jovens têm salário médio mensal 18% maior e trabalham mais frequentemente em setores com alta qualificação. Quando saem do integral, a probabilidade de mulheres ingressarem no mercado de trabalho é oito pontos percentuais maior.
Esse sistema de ensino também vem produzindo resultados importantes na promoção da equidade racial. Nas escolas tradicionais, quando se analisa a diferença salarial entre egressos brancos e negros, o segundo grupo apresenta ganhos aproximadamente 10% inferiores em relação ao primeiro. Quando considerado o ensino integral, essa diferença não mais existe, ou seja, as pesquisas revelam que o ensino em tempo integral pode até mesmo eliminar a diferença salarial racial.
Além disso, a metodologia do tempo integral tem se revelado eficaz na diminuição da criminalidade. Em Pernambuco, o modelo reduziu em até 50% as taxas de homicídios entre jovens de 15 a 19 anos.
Considerando os ganhos de renda para a sociedade, o retorno social da educação em tempo integral equivale a seis vezes o seu custo. Quanto aos ganhos de renda para cada indivíduo, o benefício social para cada jovem que teve acesso à educação integral equivale a 2,7 vezes o seu custo.
O governo do Estado está se preparando para uma virada na educação em tempo integral em 2024. O sistema será ampliado, com a adesão de mais 93 unidades de ensino, passando de 111 para 204 instituições em tempo integral. Além dessa expansão, o modelo será aperfeiçoado, a fim de reforçar ou introduzir elementos como o protagonismo juvenil, o acolhimento, as práticas experimentais, a qualificação profissional, os clubes juvenis e a mentoria. A ideia é aliar a qualidade da educação a uma formação integral e acolhedora.
O subsecretário estima os resultados positivos que advirão desse processo. “Haverá a melhora da qualidade da educação, tanto do ponto de vista da aprendizagem quanto da permanência dos jovens na escola. Acreditamos que esse modelo vai ser atrativo a ponto de reter o estudante, aumentando o índice de terminalidade do Ensino Médio”, afirmou. “Essa é uma mudança importante. Teremos jovens mais qualificados para o mercado de trabalho, o que vai melhorar a empregabilidade e a possibilidade de incremento da renda.”
Para Marcelo, outro aspecto importante é a equidade. “Esse é um modelo que combate a desigualdade, porque o aluno de faixas mais carentes ou de recortes que historicamente foram desprestigiados tem a possibilidade de ter uma escola de qualidade e que promove acolhimento para que ele possa concluir sua formação”, observou.
Em 2023, 10% das escolas de Ensino Médio ofertam a modalidade em tempo integral. Em 2024, serão 18%. A meta é alcançar 27% em 2025 e 50% em 2026.
Fonte: Estado.rs.gov.br
Destaque
Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.
A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.
Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.
Novos Cursos e Expansão Acadêmica
Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.
A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.
Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado
Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.
Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.
[mailpoet_form id="1"]
Destaque
A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas
Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.
Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.
No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.
Destaque
Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.
O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.
Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.
[mailpoet_form id="1"]
										
Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
										
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
										
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
										
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
										
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
										
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
										
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?
 













									
									
									
									
									
									
























										
										
										
										
										
										
										