Geral
Dorival Júnior garante Brasil na final da Copa do Mundo de 2026: “Podem me cobrar”
Dorival Júnior parece ser o brasileiro mais otimista em relação à atual Seleção Brasileira. Durante a entrevista coletiva desta segunda-feira (9), ele garantiu que a equipe estará na final da Copa do Mundo de 2026. Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição nas Eliminatórias Sul-Americanas e enfrentará o Paraguai nesta terça, às 21h30 (horário de Brasília), em Assunção.
“Não tenho dúvida de que o Brasil voltará a ser competitivo. Podem esperar que estaremos na decisão da Copa do Mundo. Podem me cobrar”, afirmou Dorival.
Essa declaração chama a atenção, especialmente porque a equipe tem sido criticada por não apresentar um futebol mais envolvente, como foi visto na Copa América e na vitória apertada por 1 a 0 contra o Equador, na última sexta-feira. Dorival fez essa afirmação após ser comparado a Parreira, que também assumiu a seleção em um ciclo de Copa do Mundo, entre 1991 e 1992, e acabou conquistando o título em 1994.
Antes da última partida, o Brasil acumulava três derrotas seguidas, marcando a pior campanha da seleção nas Eliminatórias até o momento. Para Dorival, apesar de a equipe ainda não apresentar o “espetáculo” esperado, está em constante evolução. “Estamos encontrando nosso caminho como equipe, principalmente na retomada de bola e na agressividade defensiva após a perda. O que ainda falta são detalhes no ataque, jogadas mais decisivas e individuais que façam a diferença”, explicou.
Quanto ao futebol vistoso que os torcedores esperam, Dorival foi claro ao afirmar que esse estilo de jogo não será alcançado de forma imediata. “Não vamos dar espetáculo da noite para o dia. Isso leva tempo. No clube, você tem o dia seguinte para corrigir os erros e melhorar, mas na Seleção é diferente. Depois do jogo, alguns jogadores vão para Londres, outros para a Itália, e nós voltamos ao Rio de Janeiro. É um trabalho muito mais complexo”, justificou.
Com 10 pontos e ocupando a quarta colocação, o Brasil encara o Paraguai, que está em sétimo com seis pontos. A liderança das Eliminatórias é da Argentina, com 18 pontos, seguida por Uruguai (14) e Colômbia (13). Os seis primeiros colocados garantem vaga direta na próxima Copa do Mundo, enquanto o sétimo disputará a repescagem.
Fonte: Jornal o Sul