Economia

Dívidas do Fies podem ser renegociadas a partir desta terça-feira (7)

Publicado

em

Divulgação

A partir de terça-feira, dia (7), os estudantes que possuem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de renegociar seus contratos, conforme anunciado pelo governo. Além de proporcionar a anistia de 100% de juros e multas, serão aplicados descontos sobre o valor total da dívida. Em todo o país, existem 1,24 milhão de contratos em atraso, sendo 38.107 deles no estado do Rio Grande do Sul.

Recentemente, uma lei sancionada pelo presidente Lula abriu caminho para a oferta de condições mais favoráveis de amortização para estudantes que firmaram contratos do Fies até o final de 2017 e que possuam dívidas vencidas e não pagas até 30 de junho de 2023.

Para os estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), a possibilidade de desconto no valor consolidado da dívida pode chegar a até 99%. Enquanto para os demais estudantes, os descontos podem atingir até 77%.

Após uma reunião realizada no Palácio do Planalto, o ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou que o total de dívidas em atraso chega a R$ 54 bilhões. Aqueles que estão com seus pagamentos em dia no programa também receberão vantagens especiais para quitar a dívida principal.

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile