Desafios do primeiro emprego- o que preciso levar em conta?
Connect with us

Destaque

Desafios do primeiro emprego- o que preciso levar em conta?

Publicado

em

portal plural desafios do primeiro emprego o que preciso levar em conta (1)
Foto: Arquivo Pessoal

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O momento de procurar o primeiro emprego é uma fase repleta de expectativas e incertezas para muitos jovens. São comuns questões como: por onde começar? Como elaborar um currículo eficiente? Qual a necessidade de cursos de qualificação prévia? Como se portar durante uma entrevista? Esses desafios são parte do processo de inserção no mercado de trabalho e para estar preparado e seguro para essa etapa, algumas dicas podem ser seguidas.

Inicialmente, você deve conhecer o seu perfil. A escola Senac possui um curso prático e rápido que te direciona para uma jornada de autoconhecimento, chamado Bússola das Profissões. A partir dele ficará mais fácil realizar cursos nas suas áreas a fim e saber seu perfil.

O segundo passo deve ser a qualificação. A forma mais correta e rápida para iniciar a busca pelo primeiro emprego é a capacitação. Atualmente, existem inúmeras opções de cursos profissionalizantes acessíveis ou até mesmo gratuitos, seja presencialmente ou pela internet. Além disso, momentos de leitura e cursos diversificados, em especial nas áreas de informática, idiomas e dicção e oratória são importantes para adquirir conhecimentos.

Então vamos para a elaboração do currículo. O candidato deve criar um currículo atrativo aos olhos do recrutador, descrevendo seus dados pessoais completos, identificando os seus cursos com carga horária, instituição e ano de realização e apresentando um objetivo claro. O currículo não deve ser longo, mas deve conter tudo o que for importante e necessário informar ao recrutador.
Quanto à entrevista, estar preparado para este momento é fundamental. Hoje em dia, muitas empresas estão valorizando aspectos comportamentais relacionados à inteligência emocional do candidato, portanto é preciso destacar suas principais habilidades comportamentais. Estar pronto para responder perguntas como: Quem é você? Por que deseja concorrer a esta vaga? Quais são seus pontos positivos? A vestimenta adequada também faz parte de uma boa primeira impressão. Roupas discretas são as mais indicadas.

Por fim, pesquisar previamente sobre a empresa, mercado de atuação, funções do cargo, áreas relacionadas e os principais produtos e serviços oferecidos pela instituição permite que o candidato não faça perguntas óbvias e não corra o risco de parecer desinteressado.

Por Mônica Blume Krapp – orientadora de educação profissional do Senac Santa Rosa

Compartilhe

Destaque

CCL Concreto anuncia investimento de R$ 10 milhões em Alegrete

Publicado

em

whatsapp image 2025 09 05 at 18.08.59

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A cidade de Alegrete recebe um novo impulso em seu desenvolvimento com a chegada da CCL Concreto, referência estadual em concreto usinado e infraestrutura. A empresa inicia na próxima semana a implantação de sua unidade local, com investimento inicial estimado em R$ 10 milhões, em parceria estratégica com a Construtora Alegretense e a Pedra Rosada Mineração.

O projeto consolida a confiança de grandes grupos no potencial de crescimento da Fronteira Oeste. A nova planta substituirá um mercado antes marcado por incertezas e passa a oferecer qualidade, confiabilidade e sustentabilidade na produção de concreto.

“Nossa empresa acredita no potencial produtivo, logístico e humano de Alegrete. Essa decisão é fruto de um trabalho silencioso e consistente, de quem valoriza seriedade, parceria e compromisso com a qualidade.

Chegamos em Alegrete com o que existe de mais moderno e equipamentos, controle tecnológico, gestão automatizada de processos e treinamento constante da equipe”, afirma Lucas Carpenedo, sócio diretor da CCL Concreto.

A parceria com a Construtora Alegretense e a Pedra Rosada Mineração garante a integração de tecnologia, experiência e agregados minerais de alto padrão, reforçando o compromisso conjunto com obras públicas e privadas que impulsionem o desenvolvimento regional.

Além de movimentar a economia, a implantação da unidade vai gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer a cadeia da construção civil e ampliar a competitividade de Alegrete no cenário estadual.

A liderança local já começou a receber currículos para motoristas, operadores de máquinas pesadas e funções administrativas pelo WhatsApp (55)99909-9810.

Com seriedade e visão de futuro, a CCL Concreto se estabelece em Alegrete, inaugurando um novo momento para o setor e para a comunidade local.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

John Deere e FAHOR inauguram Centro Regional de Treinamento de Horizontina

Publicado

em

whatsapp image 2025 09 04 at 10.46.05

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, em parceria com a Faculdade Horizontina (FAHOR), expande estrategicamente o Centro Regional de Treinamento de Horizontina. O local oferece capacitação para profissionais da Rede de Concessionários da marca, e o convênio entre as instituições permite que os instrutores atuem internacionalmente, ministrando cursos na Região Sul do Brasil e em países como Argentina, Paraguai e Uruguai.

A nova estrutura tem 3.150 m², com seis salas de aula modernas e um Centro de Soluções Conectadas (CSC). Nesse espaço, os alunos aprendem na prática como funciona o trabalho dos concessionários, que reúnem e organizam dados das máquinas para garantir a conexão com todo o ecossistema da companhia. O local também conta com uma fazenda experimental de 15 hectares, totalmente conectada, onde são cultivados milho, soja e aveia. O Centro de Treinamentos dispõe de 20 equipamentos John Deere com tecnologias digitais de última geração, permitindo atividades em condições reais de produção. Além disso, estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia da FAHOR utilizam o espaço para aulas práticas.

Nesse Centro de Treinamento, as aulas são ministradas em português e em espanhol. Os cursos entregues são de operações e ajustes; sistemas técnicos e diagnóstico de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras; tecnologias avançadas de agricultura de precisão; e eletrônica, motores e transmissões John Deere. Além disso, é realizada a certificação dos programas JD Tech e CDI (Instrutor Certificado do Concessionário), que viabilizam um conhecimento mais amplo para novos profissionais e clientes John Deere.

“A iniciativa está alinhada à estratégia de Gestão do Conhecimento da John Deere, que vem ampliando sua capacidade de entrega de treinamentos e investindo em soluções educacionais em parceria com instituições como SENAI, universidades e centros de inovação”, afirma Emanuel Ritter, gerente de Treinamento da John Deere Brasil. Em 2025, mais de 600 profissionais já foram capacitados e a nova estrutura tem condições de atender até 3 mil pessoas por ano, o que deve superar em apenas dois anos o total de participantes treinados desde o início da parceria, há mais de uma década.

Horizontina foi escolhida estrategicamente por sua localização privilegiada para atender os estados do Sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, além do Norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. Reconhecida como o berço da mecanização agrícola no país, a cidade reúne capital humano qualificado e forte conexão com as raízes do agronegócio brasileiro.

“A ampliação do acordo com a John Deere consolida a missão da FAHOR de transformar vidas e realidades por meio da educação. Essa parceria estratégica amplia as perspectivas de ambas as organizações e entrega melhor preparação profissional para atuar em negócios de classe mundial. A FAHOR e o município de Horizontina são, definitivamente, um polo internacional de formação de pessoas que impulsionam a inovação de alto impacto na melhoria da qualidade de vida, do trabalho, do agronegócio e na construção do futuro em bases cada vez mais sólidas”, ressalta Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR.

Durante a inauguração, a SLC Máquinas anunciou sua intenção de se unir ao convênio, reforçando seu compromisso com a capacitação profissional e a inovação no setor. “O Sul do Brasil é uma região de grande relevância e resiliência, e queremos contribuir para esse processo de formação. Com a entrada da SLC, o grande diferencial será possibilitar que clientes e a comunidade também tenham acesso aos treinamentos no Centro, tornando Horizontina um verdadeiro polo de conhecimento, onde tecnologia e aprendizado se transformam em resultados concretos”, afirma Anderson Strada, CEO da SLC Máquinas.

A unidade de Horizontina soma-se a outros cinco Centros de Treinamentos da John Deere no Brasil, localizados em Campinas (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Várzea Grande (MT). Além disso, a empresa conta com espaços de capacitação na Argentina (Rosário) e no México (Monterrey e Querétaro), consolidando sua presença estratégica na América Latina.

Parceria
A colaboração entre a John Deere e a FAHOR teve início em 2012, com a utilização de parte da estrutura da faculdade para treinamentos, envolvendo duas salas de aula, um laboratório de tratores, outro de colheitadeiras e o pavilhão da oficina. Nos anos de 2023 e 2024, essa cooperação foi fortalecida com a chegada de novos instrutores, um auxiliar administrativo, um laboratorista da FAHOR e um instrutor líder da John Deere, todos dedicados à oferta de cursos para a Rede de Concessionários da marca. Além disso, as áreas físicas destinadas a salas de aula, laboratórios e ao campo de práticas com máquinas foram ampliadas, garantindo ainda mais qualidade às atividades.

Sobre a FAHOR
A FAHOR – Faculdade Horizontina é uma instituição de ensino superior comunitária e filantrópica, que oferece graduações e especializações presenciais voltadas às áreas de engenharia e economia. A instituição, que completará 25 anos em 2026, possui conceito 5, nota máxima no recredenciamento institucional em avaliação realizada pelo INEP/MEC, e se destaca pela infraestrutura voltada a aulas práticas e vivenciais, pela empregabilidade de 100% de seus estudantes e egressos e pela relação próxima com as empresas e o mundo do trabalho. Para mais informações sobre a FAHOR, acesse https://fahor.com.br

Sobre a John Deere
Não importa se você nunca dirigiu um trator, cortou a grama ou operou uma escavadeira. Com o papel de ajudar a produzir alimentos, fibras, energia e infraestrutura, a John Deere trabalha para cada pessoa no planeta. Tudo começou há quase 200 anos, com um arado de aço autolimpante. Hoje, a John Deere impulsiona a inovação nos setores de agricultura, construção, florestal, jardinagem, sistemas de energia e muito mais. Para mais informações sobre a Deere & Company, acesse https://www.deere.com.br.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

“O Velho do Saco” – Uma canção que educa e protege

Publicado

em

519682064 1260794685503119 4404813229320297240 n

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Mais do que uma música infantil ou um simples desenho animado, o projeto “O Velho do Saco” carrega uma missão importante: alertar pais e responsáveis sobre os riscos de crianças conversarem com estranhos nas ruas.
A partir de uma abordagem lúdica, inspirada no imaginário popular, o projeto transforma um personagem folclórico em ferramenta de educação e prevenção. Em um Brasil onde milhares de crianças desaparecem todos os anos, este trabalho surge como um alerta de cuidado e consciência familiar.
Idealizado pelo produtor e compositor Paulo Muller, o projeto foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura e da Prefeitura Municipal de Santa Rosa.
Mais que arte, é uma mensagem. Mais que música, é proteção.
O conteúdo o Velho do Saco pode ser encontrado no YouTube nos canais de:
Paulo Muller Produções
Luis Carlos Negrinho
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×