Geral
Curitiba solicita retratação de Balneário Camboriú em caso de acusação sobre moradores de rua
Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Curitiba solicitou formalmente que a Prefeitura de Balneário Camboriú, localizada no litoral catarinense, emita um pedido de retratação. Isso ocorreu após a acusação feita pela equipe de abordagem social de Balneário Camboriú, que alegou, em um vídeo divulgado na última sexta-feira (5), ter recebido denúncias de que pessoas em situação de rua teriam sido enviadas de Curitiba para a cidade catarinense em um ônibus.
Segundo a equipe de abordagem social de Balneário Camboriú, após averiguar a situação, foi constatado que os moradores em situação de rua afirmaram ter recebido passagens do município de Curitiba para se deslocarem até Balneário Camboriú. O órgão local destacou que fiscaliza casos de outras cidades que enviam moradores em situação de rua e prometeu adotar medidas apropriadas.
A Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, em resposta, esclareceu em nota que nenhuma passagem foi emitida com destino a Balneário Camboriú para o dia 5 de janeiro. A FAS afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para exigir uma retratação do município catarinense, que divulgou informações infundadas em vídeo.
A nota da FAS também esclareceu que a concessão de passagens é realizada somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, e considerando o contato com familiares na cidade de origem. O objetivo é possibilitar o retorno dessas pessoas às suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade para a qual desejam viajar.
Fonte: CNN Brasil