Geral

Cresce capacidade de geração de energia solar no RS

Publicado

em

A expansão da capacidade de geração de energia solar no Rio Grande do Sul reflete a notável busca por painéis fotovoltaicos nos últimos anos. Segundo dados, até novembro a potência instalada no estado registrou um crescimento de 29,38% em comparação com o final de 2022. Especialistas e membros do setor atribuem parte desse aumento à adesão expressiva durante o período de incentivo do governo federal. Contudo, há indícios de uma diminuição nos novos pedidos de conexão, considerada uma reação natural após os picos observados recentemente.

Até novembro deste ano, a capacidade instalada de energia solar atingiu 2.560,45 megawatts (MW), em comparação com os 1.978,99 MW registrados no final do ano anterior, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O estado permanece como o terceiro colocado no país em termos de potência instalada, ficando atrás de São Paulo e Minas Gerais. Paralelamente, o número de unidades consumidoras recebendo créditos aumentou em 28,68% durante o período.

O salto extraordinário do ano passado foi impulsionado por um subsídio que os demais consumidores estão suportando, resultando em uma corrida para concluir muitos projetos aprovados naquele período. A isenção de taxas para o custo de distribuição, válida até 2045 para consumidores interessados em gerar sua própria energia, encerrou no início deste ano.

Fonte: GZHff

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile