Geral

Como lidar com o lixo na Lua? Nasa oferece até US$ 3 milhões por melhores soluções de reciclagem

Publicado

em

Foto: Divulgação/NASA

Nasa, a agência espacial norte-americana, lançou um novo desafio para encontrar soluções para um problema que persiste desde as primeiras missões: a reciclagem de resíduos humanos no espaço.

O LunaRecycle Challenge tem como objetivo buscar inovações que melhorem a sustentabilidade de missões lunares de longa duração.

A competição oferece US$ 3 milhões em prêmios para as soluções vencedoras. “Estamos buscando abordagens inovadoras do público para o gerenciamento de resíduos na Lua e pretendemos levar as lições aprendidas de volta à Terra para benefício de todos”, afirmou Amy Kaminski, executiva do programa Prizes, Challenges e Crowdsourcing da Nasa.

De acordo com a agência, enquanto as iniciativas anteriores se concentraram na redução da massa e do volume do lixo, este desafio priorizará tecnologias para reciclagem de resíduos em produtos utilizados em atividades científicas e de exploração fora do planeta.

À medida que a Nasa desenvolve missões espaciais humanas de longa duração, a gestão de resíduos torna-se ainda mais crucial. “A agência precisa de novas soluções para processar fluxos de resíduos inorgânicos, como embalagens de alimentos, roupas descartadas e materiais para experimentos científicos”, explica a Nasa em nota.

O LunaRecycle Challenge incentivará o design e desenvolvimento de soluções de reciclagem que combinem baixo impacto, baixa massa e eficiência energética.

A competição terá duas categorias:

  1. Prototype Build Track: Focado em projetar e desenvolver componentes e sistemas para reciclar um ou mais fluxos de resíduos sólidos na superfície lunar.
  2. Digital Twin Track: Concentrado em projetar uma réplica virtual de um sistema completo para reciclar fluxos de resíduos sólidos na superfície lunar e fabricar produtos finais.

As equipes podem competir em uma ou ambas as categorias, cada uma com uma bolsa específica de prêmios.

A Nasa destaca três necessidades tecnológicas que o desafio pretende atender:

  1. Rastreamento de logística, vestuário e gerenciamento de lixo para habitação.
  2. Fabricação de peças e produtos no espaço e na superfície.
  3. Fabricação no espaço e na superfície a partir de materiais reciclados e reutilizados.

Para se registrar no desafio da Nasa, os participantes devem preencher o formulário de Expressão de Interesse do Desafio LunaRecycle. Os envios por e-mail não serão considerados.

Fonte: G1

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile