Ciência

Cientistas buscam desenvolver pirulito que identificará câncer de boca

Publicado

em

Foto: Divulgação

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Birmingham, localizada no Reino Unido, está embarcando em um projeto para desenvolver um tipo inovador de pirulito capaz de diagnosticar o câncer de boca em estágios iniciais. Este pirulito saborizado será fabricado a partir de um hidrogel inteligente que funciona como um filtro – esse material pode absorver grandes volumes de água enquanto retém moléculas maiores, como proteínas. Ao chupar o pirulito, o paciente deixará uma amostra de saliva no hidrogel, que poderá ser posteriormente analisada em laboratório. Utilizando luz UV, os cientistas serão capazes de liberar as proteínas capturadas pelo hidrogel e identificar aquelas que podem indicar a presença de câncer de boca em estágios iniciais.

O hidrogel inteligente foi desenvolvido pela pesquisadora e professora de biossensores, Ruchi Gupta, da Universidade de Birmingham, de acordo com um comunicado da instituição. Este novo dispositivo pode representar uma abordagem menos invasiva e dolorosa para a detecção precoce da doença, o que pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento.

O projeto foi agraciado com um financiamento de 350 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 2,2 milhões) da Cancer Research UK, uma organização filantrópica dedicada à pesquisa do câncer, em parceria com o Engineering and Physical Sciences Research Council (EPSRC), uma agência do governo britânico voltada para a pesquisa em engenharia e ciências físicas.

O câncer de boca engloba um conjunto de tumores malignos que afetam diversas áreas da região da cabeça e do pescoço, conforme definição do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em 2020, mais de 377 mil novos casos de câncer de boca foram registrados em todo o mundo, com quase 178 mil mortes relacionadas à doença no mesmo ano, segundo dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os principais sintomas que podem indicar a presença do câncer de boca incluem lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam em um período superior a 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato ou mucosa jugal, nódulos no pescoço e rouquidão persistente. Fatores de risco incluem tabagismo e consumo de álcool, sendo a doença mais comum em homens com mais de 40 anos.

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile