Clima/Tempo
Chuva aumenta nível dos rios e número de desabrigados na Fronteira Oeste,chega a 8 mil
A Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, emitiu um alerta devido à crescente ameaça de inundação ao longo do Rio Uruguai que já atingiu níveis elevados, começando em Iraí, no norte. As preocupações do órgão se concentram no risco do rio alcançar níveis históricos de enchente. Além disso, a Defesa Civil alertou para o aumento dos níveis de arroios e a possibilidade de inundações em rios menores nas regiões das Missões e no norte do Estado.
Em Uruguaiana, a situação do rio tem oscilado. Até a noite de quinta-feira (2), estava em declínio, mas na manhã de sexta-feira (3), voltou a estabilizar-se, com tendência de aumento. O nível atual encontra-se quase dois metros acima da cota de inundação de 8,50 metros. O município registra 5.574 pessoas desalojadas e desabrigadas.
Em São Borja, o nível do rio está cerca de três metros acima da cota de inundação, que é de 9 metros. O impacto atinge 1.364 pessoas, incluindo desabrigados e desalojados. A elevação do rio começa a partir de São Borja.
Em Itaqui, o rio teve um novo aumento na quinta-feira e ultrapassou em mais de dois metros a cota de elevação de 8,30 metros. Aproximadamente 1.126 pessoas foram afetadas, e 92 casas flutuantes tiveram que ser deslocadas.
Em Barra do Quaraí, onde o rio atingiu 9,96 metros – acima da cota de inundação de 8,50 metros -, há um total de 57 pessoas afetadas. Nove delas estão desabrigadas e 48 desalojadas.
O coordenador regional da Defesa Civil da Fronteira Oeste, Capitão Luiz Sandro de Souza Martins, ressalta que estão monitorando de perto as condições climáticas nas regiões noroeste e norte do Estado, que têm impacto direto na bacia do Rio Uruguai. Há uma tendência de crescimento adicional na região, e as autoridades estão em alerta.