Geral
Casos de dengue em 2024 são quase cinco vezes maior comparado ao mesmo período de 2023
Nas quatro primeiras semanas de 2024, o Brasil notificou mais de 217 mil casos de dengue, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (30). Esse número representa quase cinco vezes mais casos do que os registrados no mesmo período em 2023, que foram 44.752.
O painel de monitoramento de arboviroses do governo reportou 15 mortes pela doença até o momento neste ano, enquanto 149 óbitos estão sob investigação. A dengue, considerada pelo ministério como a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, especialmente no Brasil, é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
O período do ano com maior transmissão da doença coincide com os meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio.
No final de dezembro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacina contra a dengue Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, a ministra Nísia Trindade informou que a aplicação do novo imunizante começaria em fevereiro deste ano.
Na última semana, o Ministério da Saúde divulgou a lista das cidades que receberão a vacina, abrangendo cerca de 500 municípios distribuídos em 16 estados.
Fonte: G1