Se o objetivo é a queima de calorias e a perda de peso, começar com cardio pode ser uma boa estratégia. O exercício aeróbico eleva a frequência cardíaca e promove a queima de gordura desde o início do treino. A duração ideal da atividade cardiorrespiratória varia conforme a idade, a condição física e os objetivos individuais. Contudo, para uma pessoa ativa e sem lesões, um tempo satisfatório seria de 30 minutos, podendo ser estendido para entre 45 minutos e 1 hora, conforme a melhora na resistência e condicionamento físico.
“Quando o foco é melhorar o desempenho cardiorrespiratório e muscular, algo comum entre corredores de rua, é interessante realizar atividades aeróbicas antes dos exercícios de força. Isso resulta em um ganho de resistência, permitindo que a pessoa corra por mais tempo. Além disso, quando os objetivos são mais amplos, como emagrecimento, ganho de massa muscular e desenvolvimento de resistência física, é possível alternar a prática aeróbica com exercícios de força”, explica Silvana Vertematti, médica do Esporte e pediatra no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE).
Por outro lado, realizar o cardio após a musculação é recomendado para aqueles que desejam focar no ganho de massa muscular e força. Após o treino de resistência, os níveis de glicogênio muscular estão reduzidos, o que pode aumentar a eficiência do cardio na queima de gordura. “Se o objetivo é ganho de massa, a pessoa deve priorizar esse aspecto, começando pelo treino de força e deixando o cardio para depois, garantindo que esteja descansada para dar o máximo durante a musculação”, acrescenta Émerson Rodrigues, Coordenador do curso de Educação Física da UniArnaldo, em Belo Horizonte.
A idade também desempenha um papel importante na escolha da ordem dos exercícios. Para pré-adolescentes e adolescentes até 15 anos, que necessitam do treino de força para desenvolver habilidades físicas e vigor muscular, o ideal é intercalar exercícios de força com atividades aeróbicas. Nos dias sem treino de força, recomenda-se a prática de atividades aeróbicas.
Adolescentes acima de 15 anos e adultos podem realizar exercícios com frequência e intensidade aumentadas, visando a hipertrofia muscular. Já os idosos devem priorizar um treinamento de leve a moderada intensidade, de acordo com orientações específicas de especialistas.
Fonte: CNN Brasil