Ensino
Câmara aprova auxílio para estudantes de baixa renda do ensino médio

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma unânime nesta terça-feira (12), um projeto de lei que estabelece um incentivo financeiro destinado a estudantes de baixa renda do ensino médio, visando sua permanência nas escolas e a conclusão do ensino básico. O projeto prevê a criação de um fundo com aporte de até R$ 20 bilhões, a ser providenciado pela União para cobrir as despesas, e agora aguarda análise do Senado.
O texto propõe o pagamento de dois tipos de auxílio, cujos valores ainda serão determinados. O primeiro auxílio será pago mensalmente, ao menos por nove meses ao ano, permitindo saques a qualquer momento. Adicionalmente, a proposta contempla um pagamento anual ao final de cada ano letivo, com o saque condicionado à conclusão do ensino médio.
Para ser elegível ao benefício, o estudante deve manter uma frequência escolar de 80% dos dias letivos, com uma progressão para 85% ao longo de até três anos após o início do programa, ultrapassando os atuais 75% exigidos para a aprovação escolar.
O auxílio destina-se a estudantes regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, provenientes de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas do governo federal, priorizando aqueles com renda per capita mensal de até R$ 218. Além disso, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode ser contemplada, mas apenas para estudantes entre 19 e 24 anos.
A seleção dos beneficiários seguirá os critérios de inscrição do CadÚnico, podendo incluir outros critérios estabelecidos em regulamento do Executivo, com base em vulnerabilidade social, idade do estudante e modalidade de ensino. A lista de beneficiados será disponibilizada online, com acesso público.
O valor do auxílio será periodicamente definido pelo Executivo federal, considerando a dinâmica socioeconômica do país e estudos técnicos. Contudo, o governo estima um pagamento aproximado de R$ 200 mensais, iniciando na efetivação da matrícula. Em relação ao pagamento anual, está prevista uma quantia de R$ 1 mil ao término de cada ano letivo, sujeito ao resgate apenas após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
O projeto de lei estabelece que o auxílio não será considerado na contagem da renda familiar utilizada para outros benefícios assistenciais, mas não poderá ser acumulado com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou o Bolsa Família para famílias unipessoais.
O relator do projeto na Câmara, o deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), baseou-se, em grande parte, na Medida Provisória 1.198 para desenvolver o texto. Ele argumenta que o aumento de gastos associado a essa política pública resultará em benefícios evidentes para as políticas educacionais, reduzindo a evasão escolar e ampliando a escolaridade da população em geral.
O projeto, de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), busca combater os índices de evasão, reprovação e distorção entre idade e série no Ensino Médio brasileiro, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC).
O projeto será financiado pelos superávits financeiros do Fundo Social (FS), criado para receber recursos do governo federal provenientes da exploração do pré-sal, destinados a ações em diversas áreas, incluindo saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas. O projeto autoriza o uso de R$ 18,7 bilhões do Fundo Social, representando o superávit acumulado entre 2018 e 2022, conforme estimativas da Secretaria do Tesouro Nacional.
Fonte: Agência Brasil
Destaque
Mulheres e Educação: O protagonismo feminino na Unijuí e novas oportunidades acadêmicas

Nesta quarta-feira (02), o programa D’Life recebeu Bruna Comparsi, Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, e Taciana Enderle, Coordenadora do Campus Santa Rosa da mesma instituição. A conversa abordou o protagonismo feminino na educação e as novas oportunidades acadêmicas na Unijuí, universidade que ostenta conceito 5 no MEC.
A presença feminina na educação tem sido um fator essencial para o crescimento e emancipação das mulheres. Esse reflexo é evidente na Unijuí, onde 65% dos estudantes são mulheres, além de uma maioria feminina entre professores, técnicos e colaboradores. A ocupação de espaços antes inacessíveis para mulheres tem sido impulsionada pela educação, que se mostra um fator transformador.
Taciana Enderle enfatizou a importância da educação para todas as idades e destacou o programa 40 MAIS da Unijuí, que oferece descontos proporcionais à idade do estudante, incentivando a educação continuada e a inclusão acadêmica.
Novos Cursos e Expansão Acadêmica
Bruna Comparsi e Taciana Enderle também trouxeram novidades sobre os cursos que serão implementados na Unijuí em 2025. O campus Santa Rosa recebeu sua primeira turma nos cursos de Biomedicina, Farmácia e Fisioterapia, ampliando as opções na área da saúde.
A grande novidade anunciada foi a oferta dos cursos de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Gestão do Agronegócio (tecnólogo), este último com duração de dois anos e meio, tornando-se uma opção atrativa para quem busca formação rápida e direcionada ao mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas, e nos próximos dias ocorrerá o vestibular de inverno.
Curso de Medicina: Expectativa pelo Resultado
Outro ponto destacado foi o curso de Medicina, que possui um edital diferenciado. No Rio Grande do Sul, quatro regiões receberão o curso, com 11 regiões concorrendo e 19 projetos apresentados. Inicialmente, o resultado estava previsto para março, mas foi adiado para o dia 27 de junho, aumentando a expectativa dos candidatos e da comunidade acadêmica.
Com essas iniciativas, a Unijuí reforça seu compromisso com a educação inclusiva e inovadora, promovendo o crescimento profissional e pessoal de seus estudantes e consolidando-se como uma instituição de excelência no ensino superior.
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Destaque
A importância da Escola de Educação Profissional e Técnica como fundamento no desenvolvimento de nossos cidadãos

Por Liziana Pfarrius Ladeira Karam – diretora do Senac Santa Rosa, formada em Administração de Empresas com Especialização em Liderança, Coaching e Gestão Pessoas
Nos meus mais de 10 anos de experiência no ramo da educação profissional e técnica, posso afirmar que a escola desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes. A escola não é apenas um local de ensino, mas sim um ambiente de aprendizado e desenvolvimento que prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
A educação profissional e técnica é essencial para o desenvolvimento econômico e social de um país, fornecendo aos alunos as habilidades e competências necessárias para exercer uma profissão, contribuindo com o crescimento da produtividade e a competitividade das empresas.
Para além disso, o papel da escola na educação ajuda a reduzir a desigualdade social e a promover a mobilidade social através de projetos inovadores, diversos e inclusivos. A escola é um ambiente motivador para ações positivas e que enriquecem a cultura, reduzem a violência e a criminalidade e no caso da escola profissionalizante, é protagonista importantíssima na redução do desemprego.
No mês em que se comemora o dia da Escola cabe a todos nós enquanto sociedade refletir sobre a importância dessa instituição em nossa sociedade e cada vez mais contribuir para que ações sejam realizadas para fortalecer a educação básica, fundamental e profissional em nosso país.
Destaque
Escolas da Rede Municipal de Ensino recebem novos materiais de raciocínio lógico-matemático

A Prefeitura de Santa Rosa adquiriu novos materiais de raciocínio lógico-matemático para as escolas do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é reforçar a compreensão dos alunos em relação aos conteúdos matemáticos, promovendo a resolução de problemas de forma ativa, prática e dinâmica. Os itens foram distribuídos nas 13 EMEFs do município e irão auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades pedagógicas.
O material, que será utilizado como apoio no trabalho desenvolvido em sala de aula, influencia diretamente na aprendizagem dos alunos, favorecendo a socialização, a organização do pensamento, a concentração e a resolução de problemas matemáticos e do cotidiano. A Secretária de Educação, Josyane Heck, destacou a importância da ação, “Estamos constantemente renovando nosso acervo de materiais pedagógicos, sempre com o foco em estimular novas habilidades. Com certeza, serão bem aproveitados e vão promover, de forma lúdica e prática, o aprendizado dos nossos estudantes”.
Ao todo, 3.800 alunos serão contemplados com o material de raciocínio lógico-matemático, que irá auxiliar em disciplinas que exigem habilidades analíticas, como matemática, ciências exatas e programação.
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