Geral

Brasil ocupa a 33ª posição no ranking de melhores países para aposentadoria; veja a lista completa

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Brasil ocupa a 33ª posição entre os melhores países para se aposentar, conforme pesquisa da consultoria Mercer, que avaliou os sistemas previdenciários de 48 nações. O Índice CFA da Mercer é composto por três subíndices: adequação, que se refere à renda; sustentabilidade; e integridade, usados para medir a eficácia dos sistemas de aposentadoria.

No ranking mundial, o Brasil recebeu uma classificação C no índice geral. Nas categorias de renda e integridade, obteve a nota B, enquanto no subíndice de sustentabilidade recebeu a nota E, a mais baixa da escala.

A avaliação da consultoria destaca que o sistema previdenciário brasileiro “apresenta algumas características positivas, mas também enfrenta riscos e deficiências significativas, que podem comprometer sua eficácia e sustentabilidade a longo prazo, a menos que melhorias sejam implementadas.”

Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por:

  1. Holanda – classificada com A, destaca-se por um “sistema de previdência robusto e de alta qualidade, que oferece benefícios consistentes, é sustentável e apresenta um elevado nível de integridade.” O sistema holandês é composto por uma pensão pública fixa e regimes de pensões profissionais quase obrigatórios. Recebeu a maior nota nas categorias de renda, integridade e sustentabilidade.
  2. Islândia – também com classificação A, possui um sistema de pensão de segurança, complementado por pensões ocupacionais obrigatórias e regimes de pensões privadas com contribuições de empregadores e funcionários, além de pensões pessoais voluntárias.
  3. Dinamarca – ocupa a terceira posição, com um sistema de renda básica pública, um benefício de pensão complementar e um esquema totalmente financiado que oferece pensões vitalícias, além de um regime ocupacional obrigatório.

Os dez melhores países para se aposentar:

  1. Holanda (Nota A)
  2. Islândia (Nota A)
  3. Dinamarca (Nota A)
  4. Israel (Nota A)
  5. Singapura (Nota B+)
  6. Austrália (Nota B+)
  7. Finlândia (Nota B+)
  8. Noruega (Nota B+)
  9. Chile (Nota B)
  10. Suécia (Nota B)

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile