Curiosidades

Avó confecciona terço com pedras removidas de sua vesícula

Publicado

em

Foto: Reprodução

Uma idosa de 90 anos se tornou um fenômeno nas redes sociais após compartilhar que confeccionou um terço com 62 pedras da vesícula que foram removidas em uma cirurgia. O vídeo, gravado pela neta, Letícia Martins, já acumula mais de 3 milhões de visualizações até as 20h desta segunda-feira (4). Letícia revelou que ouviu a história sobre o terço da avó, Vanda Maria da Cunha Martins, desde a infância, mas só teve a oportunidade de conhecer todos os detalhes após a viralização do vídeo. Ambas residem em Florianópolis.

“Fui até a casa dela para contar que o vídeo tinha viralizado e aproveitei para ouvir toda a história, desde o momento em que ela passou mal e foi ao hospital até a confecção do terço”, explicou Letícia.

A cirurgia para a retirada das pedras na vesícula ocorreu há 26 anos.

Doença e Recuperação

A neta relatou que a avó descobriu a doença após retornar de uma viagem. “Depois do almoço, ela começou a sentir um forte enjoo, acreditando que era uma intoxicação alimentar por algo que comeu durante a viagem”.

Como o enjoo persistia, a avó foi ao hospital, onde os médicos inicialmente diagnosticaram uma intoxicação. No entanto, o mal-estar continuou.

“Após duas visitas ao hospital, os médicos examinaram sua barriga e notaram que a área da vesícula não estava normal, então ela foi levada para a sala de cirurgia”, contou Letícia.

O procedimento foi realizado em Florianópolis. “Ela não apenas retirou as pedras, mas sim a vesícula inteira”, detalhou a neta. Segundo ela, o médico anestesista era conhecido da família e ofereceu à avó a opção de ficar com as pedras.

A ideia de fazer o terço surgiu de uma amiga de Vanda que a acompanhou no hospital. “Elas trouxeram as pedras para casa, lavaram-nas e colocaram na cama para contar a história”.

Para a confecção do terço, elas levaram as pedras a um ourives. Letícia explicou que as pedras não passaram por nenhum tratamento além da higienização feita em casa e afirmou que elas não possuem odor.

Fonte: G1

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile