Geral

Avião que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro é interceptado por jato da FAB

Publicado

em

Foto: Divulgação/FAB
Um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião que havia entrado clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vindo do Peru. O incidente ocorreu na terça-feira (22), na região de Lábrea, no interior do Amazonas. Durante a operação, os militares da Aeronáutica realizaram sucessivas medidas de averiguação, intervenção (mudança de rota e pouso obrigatório) e persuasão (tiro de aviso).

Após a última tentativa de contato, o piloto da aeronave, que não possuía plano de voo, desobedeceu às ordens e realizou um pouso forçado em uma área descampada próxima à Rodovia Transamazônica. Em solo, o tripulante foi visto fugindo após incendiar o avião. A Polícia Federal (PF) está investigando o caso.

Representantes da Polícia Militar na região informaram que um homem foi preso, suspeito de ser o piloto da aeronave. Recentemente, outra interceptação ocorreu no interior do Amazonas. No dia 26 de setembro, um avião de pequeno porte pegou fogo na BR-319 após uma ação da FAB.

Essas ações fazem parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem como objetivo coibir ilícitos transfronteiriços.

Fonte: O Sul

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile