Clima/Tempo

Após os danos causados pelo vendaval na região, municípios decretam estado de emergência

Publicado

em

Os municípios mais impactados pelo temporal da última sexta-feira estão em processo de elaboração de decretos de situação de emergência devido aos danos causados. A prefeitura de Sede Nova emitiu o documento ontem(2). Segundo a Defesa Civil municipal, os laudos com os números consolidados estão sendo preparados. O levantamento preliminar indicou que mais de 100 residências tiveram seus telhados danificados. Cinco famílias, totalizando 25 pessoas, ficaram desalojadas e foram acomodadas na casa de parentes ou amigos.

O vendaval afetou residências tanto na zona urbana quanto na rural de Sede Nova. Além dos destelhamentos, foram registrados danos em prédios públicos, quedas de galhos e árvores, assim como prejuízos em galpões e fristais de leite. As edificações das escolas João Didoné e EMEI Pequenos Aprendizes, a sede do parque de máquinas, Unidade Básica de Saúde e a sala do PIM foram algumas das afetadas.

Em Humaitá, também foi elaborado um decreto de situação de emergência devido ao vendaval. O número de casas com telhados danificados subiu para 63, sendo 21 delas de moradores da área rural. Os estragos na cidade foram generalizados, afetando diversos pontos, assim como na zona rural, onde foram constatados danos em várias localidades.

A equipe técnica da Defesa Civil de Humaitá está preparando um levantamento completo. Pelo menos sete edifícios institucionais e três estabelecimentos comerciais também foram atingidos. Um veículo foi atingido por uma árvore na ERS-207, em Humaitá, felizmente não houve feridos.

Uma torre de internet instalada atrás da igreja matriz Santa Cecília foi derrubada, possivelmente devido a estruturas metálicas arrancadas de um edifício nas proximidades que atingiram os estais que sustentavam a torre. A fachada de um restaurante, telhados de residências próximas e da igreja também sofreram danos.

Entre os prédios públicos com destelhamentos estão a Escola Fernando Ferrari e a quadra coberta da mesma escola. O Hospital Adesco e a APAE também tiveram destelhamentos parciais. Até ontem, ainda havia áreas sem energia elétrica tanto em Humaitá quanto em Sede Nova. A prefeitura de Sede Nova emitiu um comunicado à população pedindo o uso moderado de água apenas para necessidades essenciais e solicitou evitar lavar veículos e calçadas.

O abastecimento na cidade é mantido por dois geradores, com o alerta de que o uso excessivo de água pode sobrecarregar os equipamentos e interromper o fornecimento.

 

Fonte: Observador Regional

Compartilhe

Trending

Sair da versão mobile