Os voos domésticos no aeroporto serão retomados na segunda-feira (21). Inicialmente, o aeroporto terá capacidade para receber 128 pousos e decolagens diários, entre 8h e 22h. A operação parcial ocorrerá com a pista reduzida, medindo 1.730 metros. No primeiro dia de retomada das operações, estão previstos 71 voos.
Até agora, foram anunciadas rotas de retorno para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Em novembro, é esperada a retomada de voos para Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Segundo a Fraport, concessionária que administra o complexo aeroportuário, a previsão é de que a retomada integral das operações ocorra até 16 de dezembro, quando a pista de pousos e decolagens será utilizada em sua totalidade, permitindo também o retorno dos voos internacionais.
Fechado em 3 de maio, o aeroporto Salgado Filho permaneceu por várias semanas com cerca de 75% da pista submersa. Em 15 de julho, o terminal reabriu parcialmente para serviços de embarque e desembarque de passageiros dos voos operados na Base Aérea de Canoas.
Fonte: O Sul