Mundo
Agudo bate recorde brasileiro com cuca de 1,6 tonelada
O município de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, alcançou um feito histórico neste domingo (23): montou uma cuca com 184,6 metros de comprimento, 1.654,19 quilos, 55 centímetros de largura e 4,5 centímetros de altura. Com essas dimensões, a cidade conquistou o título de maior cuca já produzida no país segundo o RankBrasil, uma versão brasileira do ranking de recordes mundiais Guinness.
Até então, o recorde pertencia à cidade catarinense de Blumenau. Lá foi produzida, em 2019, uma cuca de 46 centímetros de largura, 169 metros de comprimento e 1.312 quilos. Em 2022, a cidade bateu seu próprio recorde, com 172 metros de cuca.
Luciano Cadari, diretor-fundador do RankBrasil, acompanhou o preparo do doce nos últimos dois dias e carimbou a vitória dos gaúchos:
— Agudo entra para o RankBrasil superando o recorde que era de Blumenau e com uma cuca que tem padrão de qualidade muito alto. Superou todas as expectativas, é bem saborosa e foi montada idêntica à cuca que é comercializada aqui na cidade — afirma Cadari.