O acidente ocorreu em Parnamirim, em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais. “Antes de realizar a ejeção da aeronave, o militar direcionou o avião para uma região desabitada”, informou a FAB.
Moradores locais relataram ter ouvido um barulho muito alto e registraram a nuvem de fumaça que se formou após a queda. “Foi um estrondo muito alto, fora do comum. Os aviões estão sobrevoando a área por conta da Cruzex, um treinamento. A base aérea fica muito próxima daqui”, afirmou o jornalista Jocaff Souza, residente em um bairro próximo ao local do acidente.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou duas equipes para controlar o fogo na vegetação, evitando que se alastrasse para áreas vizinhas.
A FAB anunciou que o acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Cenários de Conflito
Entre os dias 3 e 15 de novembro, a Base Aérea de Natal sediará o Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), um treinamento multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira que visa a capacitação em cenários de conflito e promove a troca de experiências entre os países participantes.
A edição de 2024 contará com a participação de 16 países, mais de 2 mil militares e cerca de 100 aeronaves, tanto brasileiras quanto estrangeiras.
Esse é considerado o maior treinamento multinacional de guerra da América Latina, liderado pela Força Aérea Brasileira, com a colaboração do Exército e da Marinha do Brasil. Estão previstas mais de 1.500 horas de voo, com diversas missões, incluindo ataque ao solo, superioridade aérea, escolta e reabastecimento em voo.
Fonte: O Sul