Destaque
A “locomotiva” de Santa Rosa: Alibem impulsiona o desenvolvimento Regional

Recebemos nos estúdios do Portal Plural, Ângelo Rogério Meneghetti, Diretor Administrativo da Alibem Alimentos S.A, ele foi recepcionado pelo professor e ex-prefeito de Santa Rosa por cinco mandatos, Alcides Vicini, os dois realizaram um bate-papo que vai ao ar no sábado (12) às 10h. No bate-papo, Meneghetti trouxe um panorama impressionante do crescimento e do impacto da Alibem, especialmente em Santa Rosa.
A trajetória da empresa na cidade começou em um momento de crise. Após a falência do então Frigorífico Chapecó, que deixou a estrutura sucateada, o Alibem assumiu a responsabilidade de reerguer a planta industrial. De forma surpreendente, iniciou suas operações com apenas 70 funcionários. Hoje, somente no frigorífico de Santa Rosa, são 1.540 empregos diretos. Somando-se à fábrica de ração e às granjas integradas em Santa Rosa, o número ultrapassa 2.000 trabalhadores. Em Santo Ângelo, outras 2.000 pessoas fazem parte do quadro funcional. Considerando todas as unidades do grupo — incluindo o Mato Grosso — a Alibem alcança o impressionante número de 6.000 colaboradores.
O crescimento da produção acompanha esse avanço. De 80 suínos abatidos por dia no início das operações, a unidade de Santa Rosa passou a abater 3.150 suínos diariamente. A fábrica de ração que também fica em Santa Rosa é hoje uma das maiores do estado, com capacidade de produção mensal entre 30 e 35 mil toneladas. A empresa conta com 70 mil matrizes suínas e mantém mais de 1 milhão de suínos a campo. São 670 produtores integrados que ajudam a sustentar essa gigantesca cadeia produtiva.
A capacidade exportadora da Alibem também impressiona: 65% da produção é destinada ao mercado internacional, com destaque para os países da Ásia. Atualmente, a empresa está habilitada a exportar para mais de 40 nações, colocando o Rio Grande do Sul em posição de destaque no cenário global da proteína suína.
Mas o impacto da Alibem vai além dos números. A empresa tem investido fortemente na responsabilidade social e ambiental. Em Santa Rosa, o Alibem é parceiro ativo da comunidade. A creche Escola Vovó Shein, por exemplo, funciona em um prédio cedido pela empresa e hoje atende 120 crianças em parceria com a prefeitura. Outro exemplo é a Escola Andressa Ferreira, construída pela prefeitura em um terreno doado pela Alibem, que atualmente acolhe 150 crianças.
A empresa também colabora com entidades como Rotary Clubs e ONGs locais. Durante a pandemia, demonstrou solidariedade ao doar álcool em gel, álcool de limpeza e máscaras para instituições e comunidades.
No cuidado com seus colaboradores, a Alibem oferece estrutura de saúde com médico disponível por 9 horas diárias dentro da planta, acompanhado de equipe de enfermagem. A higienização dos mais de 3.000 uniformes usados nas unidades de Santa Rosa e Santo Ângelo é feita inteiramente na cidade, garantindo padronização e qualidade.
Na área ambiental, a empresa é referência. Com o processamento de aproximadamente 2.300.000 metros cúbicos de água por dia, realiza um rigoroso tratamento do efluente, devolvendo ao meio ambiente uma água com qualidade exemplar. Essa ação reafirma o compromisso do Alibem com a sustentabilidade, fazendo da preservação ambiental um de seus pilares de atuação.
“A estrutura da Alibem é um verdadeiro tesouro para Santa Rosa e região. É uma alavanca de desenvolvimento econômico, social e humano”, concluiu o apresentador Alcides Vicini durante a entrevista.
Destaque
CCL Concreto anuncia investimento de R$ 10 milhões em Alegrete

A cidade de Alegrete recebe um novo impulso em seu desenvolvimento com a chegada da CCL Concreto, referência estadual em concreto usinado e infraestrutura. A empresa inicia na próxima semana a implantação de sua unidade local, com investimento inicial estimado em R$ 10 milhões, em parceria estratégica com a Construtora Alegretense e a Pedra Rosada Mineração.
O projeto consolida a confiança de grandes grupos no potencial de crescimento da Fronteira Oeste. A nova planta substituirá um mercado antes marcado por incertezas e passa a oferecer qualidade, confiabilidade e sustentabilidade na produção de concreto.
“Nossa empresa acredita no potencial produtivo, logístico e humano de Alegrete. Essa decisão é fruto de um trabalho silencioso e consistente, de quem valoriza seriedade, parceria e compromisso com a qualidade.
Chegamos em Alegrete com o que existe de mais moderno e equipamentos, controle tecnológico, gestão automatizada de processos e treinamento constante da equipe”, afirma Lucas Carpenedo, sócio diretor da CCL Concreto.
A parceria com a Construtora Alegretense e a Pedra Rosada Mineração garante a integração de tecnologia, experiência e agregados minerais de alto padrão, reforçando o compromisso conjunto com obras públicas e privadas que impulsionem o desenvolvimento regional.
Além de movimentar a economia, a implantação da unidade vai gerar empregos diretos e indiretos, fortalecer a cadeia da construção civil e ampliar a competitividade de Alegrete no cenário estadual.
A liderança local já começou a receber currículos para motoristas, operadores de máquinas pesadas e funções administrativas pelo WhatsApp (55)99909-9810.
Com seriedade e visão de futuro, a CCL Concreto se estabelece em Alegrete, inaugurando um novo momento para o setor e para a comunidade local.
Destaque
John Deere e FAHOR inauguram Centro Regional de Treinamento de Horizontina
Destaque
“O Velho do Saco” – Uma canção que educa e protege

Clima/Tempo6 anos atrásFrio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
Uncategorized6 anos atrásIsadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
Destaque6 anos atrás94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásGrave acidente na RS 344 em Santa Rosa
Destaque6 anos atrásAtenção para não ser multado na Argentina
Destaque6 anos atrásPaciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
Uncategorized6 anos atrásCorpo de homem é encontrado sem vida
- Curiosidades6 anos atrás
Por que pessoas de cabelos ruivos e olhos azuis são raras?












































