Mudanças climáticas forçam 20 milhões por ano a deixarem suas casas - Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Mudanças climáticas forçam 20 milhões por ano a deixarem suas casas

Publicado

em


  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

 

Os desastres climáticos tornaram-se a principal causa da deslocação de pessoas em todo o mundo na última década e forçaram mais de 20 milhões por ano a deixarem as suas casas, alertou hoje a organização não governamental internacional Oxfam.

A organização apresentou hoje o relatório com o título “Obrigados a deixar as suas casas”, coincidindo com o dia em que começa, em Madrid, a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que se prolonga até dia 13 e abordará temas como o apoio financeiro às comunidades afetadas pelos desastres naturais, inclusive aos deslocados afetados pela crise climática.

O documento da Oxfam adverte que atualmente é “três vezes mais provável que alguém seja forçado a deixar a sua casa por ciclones, inundações ou incêndios florestais do que por conflitos, e até sete vezes mais do que por terremotos ou erupções vulcânicas”.

Segundo a ONG, que analisou dados de 2008 a 2018, a Espanha é o terceiro país da Europa, depois da República Checa e da Grécia, com maior risco de a sua população ser forçada a deslocar-se por desastres provocados pelo clima.

Em particular, a Oxfam destacou no relatório que os mais vulneráveis são os cidadãos dos países pobres, que, apesar de serem “os que menos contribuíram para a poluição causada pelo CO2, são os que estão em maior risco”.

De acordo com a organização, o impacto da crise climática no mundo é desigual e a população dos países de rendimento médio-baixo e baixo, como Índia, Nigéria e Bolívia, tem quatro vezes mais probabilidades de ser forçada a deslocar-se como resultado de desastres naturais do que a que vive em países ricos, como os Estados Unidos.

Além disso, sete dos dez países com maior risco de movimentos internos de populações resultantes de fenômenos meteorológicos extremos são pequenos estados insulares em desenvolvimento.

Entre 2008 e 2018, em média, cerca de 5% da população de Cuba, República Dominicana e Tuvalu foi obrigada a deslocar-se, por ano, devido às condições climáticas extremas. “O equivalente a quase metade da população de Madrid”, destacou a Oxfam, acrescentando que as emissões per capita destas áreas são “um terço das emissões de países de rendimento elevado”.

O diretor executivo interino da Oxfam International, José María Vera, disse que são as “pessoas mais pobres, dos países mais pobres, que pagam o preço mais alto”. Na conferência sobre o clima, espera-se que a ONU conclua a primeira revisão do Mecanismo Internacional de Varsóvia para Perdas e Danos, e ainda que os países em desenvolvimento “impulsionem a criação de um novo fundo para ajudar as comunidades a recuperarem-se e a reconstruírem os seus bens após as emergências climáticas.

Os governos podem e devem tornar a Cimeira de Madrid importante. Devem comprometer-se a reduzir as emissões mais rapidamente e com mais força e a criar um novo fundo para perdas e danos que ajudará as comunidades pobres a recuperarem-se das consequências dos desastres climáticos”, concluiu José María Vera.

CP
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, sofre piora e está em estado grave de saúde

Publicado

em

portal plural anderson leonardo, vocalista do molejo, sofre piora e está em estado grave de saúde
Foto: Reprodução/YouTube/Rocinha Cast
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

O estado de saúde do cantor e compositor Anderson Leonardo, de 51 anos, vocalista do grupo Molejo, sofreu uma piora significativa nesta sexta-feira (26), quando seu quadro, inicialmente considerado gravíssimo, teve uma piora. Ele permanece internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em 22 de abril, após 11 dias no quarto, Anderson precisou retornar para a UTI devido a uma piora em seu estado de saúde. No momento, não há previsão de alta do paciente dessa unidade”, declarou o boletim assinado por Luiz Fernando Nogueira Simvoulidis, diretor médico da unidade hospitalar, no início desta semana.

Anderson está em tratamento contra um câncer na região inguinal desde 2022. No final de março, o cantor também foi hospitalizado e permaneceu quatro dias na UTI para tratar de um quadro de insuficiência renal.

Após receber alta, Anderson retornou ao hospital – desta vez para um quarto – no início de abril para continuar seu tratamento de imunoterapia e medicação para dores.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

ExpoTerneira vai receber o 1º Encontro de Gaiteiros, dia 1º de maio

Publicado

em

portal plural expoterneira vai receber o 1º encontro de gaiteiros, dia 1º de maio
Foto: Divulgação/ Assessoria Expoterneira
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

O palco da Expo Terneira 2024 vai receber um encontro inédito em Três de Maio. Já no primeiro dia da Feira, feriado de 1º de maio, o Parque de Exposições Germano Dockhorn terá o som das gaitas tomando conta do ambiente, a partir das 18 horas. E, aos músicos participantes, diversos presentes e sorteio de brindes.

O 1º Encontro de Gaiteiros vai reunir diversos músicos da região, trazendo um dos instrumentos mais conhecidos da cultura gaúcha e que emociona e embeleza diversas canções, sendo um símbolo cultural da nossa região que é rica musicalmente, exportando talentos e berço de inúmeras bandas, de diversos estilos.

Os músicos gaiteiros de todas as idades e de toda a região estão convidados e podem fazer a inscrição gratuita, pessoalmente na loja A Musical de Três de Maio ou pelo whatsApp (55) 3535- 1967, informando nome e telefone. No ato da inscrição serão repassadas informações sobre as músicas que serão apresentadas e detalhes da organização do evento.

No palco da Arena Sicredi na Expo Terneira, a noite de 1º de maio será embalada pelas atrações gauchescas, com shows de Renan e Grupo Ronda Gaúcha e a participação especial da banda Garotos de Ouro, encerrando a noite. A Expo Terneira 2024 terá entrada gratuita no Parque nas atrações, durante todos os dias da Feira. Somente o estacionamento terá cobrança de R$10,00.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Filho admite ter decepado mão da mãe falecida para realizar saques bancários em Salvador

Publicado

em

portal plural filho admite ter decepado mão da mãe falecida para realizar saques bancários em salvador
Foto:PCBA/Divulgação
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Um homem foi detido sob suspeita de assassinar a mãe a facadas em Salvador. Embora o crime tenha ocorrido no último sábado (20), foi apenas nesta segunda-feira (22) que ele admitiu ter cortado a mão da vítima para efetuar saques bancários utilizando sua impressão digital.

Segundo a Polícia Civil da Bahia, o indivíduo compareceu a uma audiência de custódia e teve sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva.

A vítima foi identificada como Sandra Maria dos Santos Carvalho, de 58 anos, e o homicídio foi perpetrado em sua residência, localizada no bairro de Valéria. Conforme informações policiais, a mão da vítima foi encontrada próxima ao corpo, que foi removido para o Instituto Médico Legal (IML). Laudos periciais serão fundamentais para complementar as investigações.

Quanto ao fato de o indivíduo ter se dirigido ao banco para realizar transações na conta de sua mãe, a Justiça não divulgou detalhes, e a Polícia Civil também não forneceu mais informações.

O inquérito segue em curso, sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×