Por que Hollywood não faz mais filmes besteirol como nos anos 2000?
Connect with us

Cinema / Séries

Por que Hollywood não faz mais filmes besteirol como nos anos 2000?

Publicado

em

portal plural besteirol

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Se você acompanhava o cinema mais de perto no início dos anos 2000, deve se lembrar com certa clareza dos chamados filmes besteirol. 

As obras de comédia explodiram na década passada ao fazerem paródias de outros longas-metragens famosos da época, distorcendo completamente às linhas narrativas dos títulos originais nos quais se baseavam e adicionando piadas ácidas, infantis, absurdas e até de cunho sexual às suas histórias.

Um dos primeiros longas a puxar a ampla fila de filmes besteirol dos anos 2000, caso você não se lembre, foi Todo Mundo em Pânico (2000). Dirigida por Keenen Ivory Wayans e estrelada por outros dois irmãos Wayans, Shawn e Marlon, que sempre estiveram ligados à comédia, a atração fez um sucesso estrondoso quando foi lançada. Não à toa, o filme deu início a uma franquia, que, atualmente, conta com cinco projetos. O último deles estreou em 2013.

Depois da repercussão positiva de Todo Mundo em Pânico, outros filmes se juntaram à festa logo na sequência, trazendo versões hilárias de filmes conhecidos e amados pelo grande público. Histeria (2000), Não é Mais um Besteirol Americano (2001), Uma Comédia Nada Romântica (2006), Deu a Louca em Hollywood (2007), Espartalhões (2008), Super-Herói: O Filme (2008), Bobeou, Dançou (2009), Os Vampiros Que Se Mordam (2010) e Inatividade Paranormal (2013) são alguns exemplos.

Porém, de uns anos para cá, os filmes besteirol começaram a ficar cada vez mais escassos, com apenas um ou outro título surgindo aqui e ali, mas sem nenhum tipo de hype ou repercussão de outrora. E a pergunta que fica é: por que os filmes de comédia besteirol sumiram do mapa?Vejamos algumas possibilidades!

Saturação

Filmes de comédia besteirol já existiam bem antes dos anos 2000, com diversas piadas bobas (em um bom sentido) e de cunho nonsense. Contudo, quando Todo Mundo em Pânico surgiu, o subgênero ganhou um novo fôlego e encontrou uma forma diferente de se vender: parodiando outros filmes. E, no começo, de fato, muitas pessoas se divertiram com a novidade, lotando salas de cinema e comentando as cenas absurdas que viam em todos os lugares possíveis.

Porém, após algum tempo, muitos outros filmes na mesma pegada começaram a surgir, reciclando piadas já utilizadas anteriormente, ou, simplesmente, fazendo paródias fracas e óbvias, que já não geravam tantas gargalhadas ou interesse da audiência. Por isso, os filmes besteirol acabaram sofrendo um desgaste natural conforme o andar da carruagem, até que deixaram de funcionar, em certa extensão.

É como nos ensina o ditado: tudo o que sobe, desce.

Tempos diferentes

Outra coisa que precisamos apontar é que muita coisa mudou no mundo desde o início dos anos 2000. O humor mudou. Os filmes mudaram. Os gostos dos cinéfilos mudaram. Seria até um pouco pretensioso achar que todas as piadas exploradas na franquia Todo Mundo em Pânico ou em Uma Comédia Nada Romântica, por exemplo, funcionariam em pleno 2023, causando as mesmas reações que causaram há mais de uma década.

Isso explicaria, inclusive, o porquê de os filmes besteirol terem perdido força anos após ano. Enquanto as obras apostavam na mesma fórmula e nos mesmos tipos de piadas, o cinema, a comédia e os espectadores, como um todo, mudavam e já se adaptavam a novas narrativas, buscando novos formatos de entretenimento e de diversão.

E, convenhamos: é inegável que algumas das piadas dos filmes besteirol de antigamente não eram lá muito leves e poderiam ser (se já não eram) extremamente problemáticas em tempos atuais, em que as formas de se pensar e de encarar o humor são bem diferentes.

Menos apelo e clamor popular

De maneira geral, conforme os filmes besteirol foram saturando e deixando de se adaptar às mudanças naturais do tempo, ficando travados no mesmo formato e nas mesmas piadas, menos e menos pessoas continuaram assistindo (e comentando) as obras do subgênero.

E é perceptível como os longas de comédia foram desagradando cada vez mais quando analisamos não apenas números de bilheteria, mas também as reações dos espectadores nos principais sites que agregam notas de filmes e séries.

O primeiro filme de Todo Mundo em Pânico é um dos poucos que tem uma nota aceitável no IMDb, com 6,3. Não é Mais um Besteirol Americano, que veio logo na sequência, também se safa um pouco, com uma nota de 5,7. Mas vários outros títulos semelhantes, que começaram a ser lançados nos anos seguintes, contam com avaliações baixíssimas. Uma Comédia Nada Romântica, para se ter uma ideia, tem uma nota de 2,8. Valor que ainda consegue ser maior do que a nota de 2,4 de Deu a Louca em Hollywood.

Ou seja, para o bem ou para o mal, não há mais tanto clamor popular (ou aceitação) por filmes besteirol como aqueles que eram feitos no início dos anos 2000.

 

Fonte: Tecmundo

Compartilhe

Cinema / Séries

“Gladiador 2”: Vai começar a turnê promocional do filme

Publicado

em

portal plural gladiador 2
Foto: Divulgação
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Paramount Pictures anunciou na terça-feira (29) as cidades que receberão a turnê de divulgação de “Gladiador 2”. O filme contará com exibições especiais em sete cidades de quatro continentes, com tapete vermelho e a presença do elenco da sequência do clássico de 2000.

A primeira estreia ocorrerá nesta quarta-feira (30) em Sydney, na Austrália, e a turnê se estenderá até 18 de novembro, quando a última pré-estreia será realizada nos Estados Unidos. Embora o Brasil não esteja na lista, o filme chegará aos cinemas locais no dia 14 de novembro. Confira as datas e locais da turnê de divulgação de “Gladiador 2”:

  • Sydney (Austrália) – 30 de outubro
  • Tóquio (Japão) – 5 de novembro
  • Dublin (Irlanda) – 7 de novembro
  • Copenhagen (Dinamarca) – 8 de novembro
  • Paris (França) – 10 de novembro
  • Londres (Reino Unido) – 13 de novembro
  • Los Angeles (Estados Unidos) – 18 de novembro

Qual a história de “Gladiador 2”?

Ambientado 25 anos após os eventos do primeiro filme, “Gladiador 2” segue a história de Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspira em Maximus (Russell Crowe). No primeiro filme, Lucius era uma criança, interpretada por Spencer Treat Clark, mas agora é vivido por Paul Mescal (“Pessoas Normais” e “Aftersun”).

Quando jovem, Lucilla enviou Lucius para a costa norte da África, na região chamada Numídia, que estava fora do alcance do Império Romano. Ele leva uma vida pacífica com sua esposa e filhos até que a terra natal é invadida por conquistadores liderados por um general treinado por Maximus.

Antes da turnê de divulgação, “Gladiador 2” teve três exibições especiais para jornalistas, críticos de cinema e personalidades da indústria cinematográfica. Confira as primeiras impressões do filme.

Elenco de “Gladiador 2”

  • Paul Mescal
  • Pedro Pascal
  • Denzel Washington
  • Connie Nielsen
  • Joseph Quinn
  • Fred Hechinger
  • Derek Jacobi

    Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cinema / Séries

Presidente da França quer “Emily em Paris” de volta à França: “Roma não faz sentido”

Publicado

em

portal plural presidente da frança quer “emily em paris” de volta à frança “roma não faz sentido”
Foto: Reprodução
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que irá lutar para que a série “Emily em Paris” continue sendo ambientada na capital francesa. Nos episódios recentes da quarta temporada, a protagonista viaja para Roma e decide ficar na cidade, sugerindo que o próximo ano será intitulado “Emily em Roma”.

“Lutaremos muito para trazê-la de volta. Pediremos que permaneçam em Paris! ‘Emily em Paris’ em Roma não faz sentido”, afirmou em entrevista à Variety.

Macron também comentou sobre a participação da primeira-dama Brigitte Macron na quarta temporada da série e destacou a importância da produção para a imagem do país.

“Fiquei super orgulhoso e ela ficou muito feliz em fazer isso. São apenas alguns minutos, mas acho que foi um momento muito bom para ela. Acho que é bom para a imagem da França. ‘Emily in Paris’ é super positivo em termos de atratividade para o país. Para o meu próprio negócio, é uma iniciativa ótima”, disse ele.

“Emily em Paris” é uma série de sucesso da Netflix, lançada em 2020, e foi renovada para a quinta temporada este ano. O elenco inclui Lily Collins (Emily), Lucas Bravo (Gabriel), Ashley Park (Mindy), Lucien Laviscount (Alfie), Camille Razat (Camille), Philippine Leroy-Beaulieu (Sylvie), entre outros.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cinema / Séries

Saga “Crepúsculo” terá série animada no streaming

Publicado

em

portal plural saga crepúsculo vai ganhar série animada no streaming
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Os fãs de Crepúsculo têm motivos para comemorar. Nesta quarta-feira (4), foi confirmado que a criação da autora Stephenie Meyer ganhará uma versão animada na Netflix. O livro adaptado será “O Sol da Meia-Noite”, lançado em 2020, que narra a história do ponto de vista de Edward Cullen (interpretado por Robert Pattinson nos filmes), detalhando seu romance com a humana Bella Swan (Kristen Stewart).

Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre a produção ou o elenco. A saga original, composta por quatro livros, vendeu mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×