Entidades dos meios rural e urbano em programação de Natal da região de Santa Rosa - Portal Plural
Connect with us

Mundo

Entidades dos meios rural e urbano em programação de Natal da região de Santa Rosa

Publicado

em


NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Diversas atrações têm marcado o período natalino na região de Santa Rosa, contando com o envolvimento do Poder Público, agroindústrias, artesãos e Clubes de Mães. Alguns dos exemplos são as programações desenvolvidas em Guarani das Missões, Independência e Novo Machado.

 

DOCE NATAL EM GUARANI DAS MISSÕES

Em torno de 500 crianças de escolas da rede pública de ensino de Guarani das Missões tiveram a oportunidade de aproveitar as atrações do 1º Doce Natal. O evento realizado na sexta-feira (10/12), na Praça São João Paulo II, foi resultado da organização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Emater/RS-Ascar e Brigada Militar, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

A iniciativa teve como proposta central oportunizar momentos de integração social e reorganização comunitária no período de retomada de atividades presenciais, unindo crianças dos meios urbano e rural, de diferentes faixas etárias e situações sociais. Entre as atrações estiveram peça teatral, apresentação de coral infantil, interação com personagens infantis, apresentação dos cães de polícia do Canil HTZ-K9 e brinquedos infláveis, com distribuição de lanches e bebidas no decorrer da tarde. Ao final do evento, as crianças receberam doces das mãos do Papai Noel, doados pelos Clubes de Mães, comércio local e voluntários da comunidade.

Os Clubes de Mães assessorados pela Emater/RS-Ascar envolveram-se durante todo o dia na produção do algodão-doce e na elaboração dos lanches para bem receber os estudantes. Envolveram-se 35 mulheres, representando aproximadamente 20 Clubes.

A participação dos Clubes de Mães no Natal Luz de Guarani das Missões contemplou também a abertura do evento, que aconteceu no dia 8 de dezembro, quando auxiliaram os promotores do evento na entrega de cachorro-quente e algodão-doce.

 

FEIRA DE ARTESANATO EM INDEPENDÊNCIA

Como forma de valorizar os talentos e o trabalho artesanal realizado no município, bem como promover alternativas de geração de renda, entidades de Independência organizaram-se para promover a Feira de Artesanato Local. O evento, realizado em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, na última sexta-feira (10/12), apresentou os resultados do trabalho de nove artesãos, dando visibilidade à diversidade de técnicas adotadas e à identidade cultural local.

A feira ao ar livre foi organizada pela Emater/RS-Ascar e integrou a programação de Natal promovida pela Prefeitura de Independência e Acisapi. Foram expostos artesanato em madeira, pallets, patchwork, amigurumis, peças em feltro, pintura em tecido e adornos natalinos que formaram o cenário.

A exposição é a culminância do trabalho que iniciou com a divulgação de materiais digitais ao longo do ano com o lema “Valorize o Artesanato Local”. Os interessados em conhecer ainda mais sobre os artesãos locais e seus trabalhos podem solicitar os cards informativos junto ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar.

Expuseram na feira os artesãos Verenice Olkowiski, Armiro Cichowicz, Amélia da Silva, Noemi Bauer, Mateus Rossi, Marilene Cassol, Teresinha Maron, Claudete Debesaitis e Viviane Keist. O fomento ao artesanato é uma das atividades previstas no Plano de Trabalho firmado com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

 

PROGRAMAÇÃO EM NOVO MACHADO

De um lado artesãos, produtores e comerciantes do meio rural e urbano, e de outro representantes da comunidade interessados em aproveitar as atrações oportunizadas unem-se na programação de Natal de Novo Machado. As festividades organizadas pelo poder público local iniciaram neste domingo (12/12), no centro do município, e seguem ao longo da semana com diversos atrativos.

No domingo a programação, com foco no Dia da Bíblia, contou com o envolvimento com atividades paralelas organizadas pela Prefeitura de Novo Machado, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Emater/RS-Ascar. Foram realizadas apresentações por parte das comunidades rurais e venda de lanches e produtos artesanais por seis artesãos da Associação Novo-Machadense de Artesãos e Artísticas Plásticos e por três agroindústrias do município, de farináceos e de mandioca.

As agroindústrias e os artesãos, que participam de encontros e capacitações mensais com a apresentação de peças cada vez mais diversificadas, também estarão presentes nas atividades desta segunda-feira (13/12). Haverá comercialização de farináceos diversos, mandioca frita e sucos naturais durante a programação do Cinema na Praça, que acontece das 18h30 às 22h30, na praça em frente ao Cras da Vila Pratos.

As festividades seguem na terça-feira (14/12) com a cantata natalina do projeto social Davi Viva a Vida, com o envolvimento da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, Prefeitura de Novo Machado, Cras e Emater/RS-Ascar, das 18h30 às 22h30, na Vila Pratos, comunidade em que o projeto é desenvolvido. Entre as atrações apresentações de peça teatral, musicais e dos grupos assessorados pelo Cras, além da feira com venda de lanches e produtos artesanais e de agroindústrias locais.

Na oportunidade haverá também a tenda solidária do Projeto Davi Viva a Vida, com comercialização do sabão de glicerina, produzido a partir de campanha realizada junto à comunidade que doou gordura saturada para sua produção, e de sal temperado, elaborado com condimentos produzidos na horta do projeto junto à comunidade de Vila Pratos, cujas receitas foram apresentadas em oficinas realizadas pela Emater/RS-Ascar.

Na quarta-feira (15/12) será a vez do Natal Esperança, evento organizado pela Prefeitura de Novo Machado, Cras e Emater/RS-Ascar, oportunidade em que produtos agroindustriais e artesanais poderão ser adquiridos novamente no centro do município, em frente à Academia Polo. Haverá apresentações artísticas e distribuição de presentes ao final da noite.

 

 

 

 

 

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Justiça determina que governo Trump recontrate dezenas de milhares de funcionários

Publicado

em

portal plural justiça determina que governo trump recontrate dezenas de milhares de funcionários

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Dois juízes dos Estados Unidos ordenaram que agências federais reintegrassem dezenas de milhares de trabalhadores em estágio probatório que foram demitidos em 19 agências como parte da iniciativa de enxugamento do governo do presidente Donald Trump.

Um dos juízes, James Bredar, do Tribunal Distrital dos EUA em Maryland, também restringiu temporariamente o governo de realizar quaisquer “reduções de força de trabalho” planejadas nas 18 agências afetadas por sua ordem. Isso inclui um corte planejado que o Departamento de Educação anunciou esta semana, que o deixaria com cerca de metade da equipe que tinha quando Trump assumiu o cargo.

Juntas, as decisões formaram um amplo, ainda que temporário, alívio para funcionários em grande parte do governo, incluindo grandes agências como os Departamentos de Defesa, Tesouro, Assuntos de Veteranos e Interior. E elas representaram a mais significativa resistência judicial até agora contra os esforços de Trump e Elon Musk para cortar a força de trabalho federal.

A ordem do juiz Bredar, na quinta-feira à noite (13), seguiu uma semelhante no início do dia do juiz William H. Alsup, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia. O juiz Alsup concluiu que a demissão de trabalhadores em estágio probatório pelo governo Trump foi essencialmente feita ilegalmente por decreto do Gabinete de Gestão de Pessoal, o braço de recursos humanos do governo. Somente as próprias agências têm amplos poderes de contratação e demissão, disse Alsup.

O juiz da Califórnia ordenou que o Tesouro e os Departamentos de Assuntos de Veteranos, Agricultura, Defesa, Energia e Interior cumprissem sua ordem e se oferecessem para reintegrar quaisquer funcionários em estágio probatório que tivessem sido indevidamente demitidos. Alsup acrescentou que estava aberto a expandir sua decisão mais tarde para aplicar a outras agências onde a extensão dos danos não tivesse sido tão completamente documentada.

A decisão do juiz Bredar, em um processo aberto há uma semana por 19 procuradores-gerais estaduais, também se aplicava a todas essas agências, exceto o Departamento de Defesa, junto com outras 13. Embora ele tenha ordenado que os trabalhadores em estágio probatório fossem reintegrados, ele disse que isso poderia incluir licença administrativa remunerada.

 

Alegação “frívola”

Nenhuma das ordens foi uma decisão final no caso. A decisão do juiz Alsup foi uma liminar (provisória), com a intenção de permanecer em vigor enquanto o caso é julgado e uma decisão final é proferida. A decisão do juiz Bredar é ainda mais curta, apenas uma medida de duas semanas com o objetivo de pausar quaisquer cortes mais drásticos nessas agências enquanto o processo se desenrola.

O juiz Bredar disse em sua longa decisão que a alegação do governo de que as demissões dos funcionários em estágio probatório foram por justa causa, e não uma demissão em massa, “beira o frívolo”. O juiz Alsup, em uma audiência na quinta-feira anterior, concluiu praticamente o mesmo e deixou claro que achava que a maneira como o governo Trump demitiu os trabalhadores em estágio probatório era uma “farsa”.

Nesse caso, os sindicatos de funcionários federais contestaram a legalidade de como essas agências haviam demitido trabalhadores em estágio probatório. Os sindicatos, argumentando que esses trabalhadores haviam sido envolvidos em um esforço maior de Trump e Musk, que lidera a iniciativa conhecida como Departamento de Eficiência Governamental, para devastar arbitrariamente o governo federal e desmoralizar seus funcionários, estavam buscando uma liminar.

 

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Papa Francisco completa um mês de internação; entenda quadro de saúde

Publicado

em

portal plural papa francisco completa um mês de internação; entenda quadro de saúde

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O papa Francisco passou mais uma noite tranquila, segundo informou a Santa Sé sobre o estado de saúde do pontífice nesta sexta-feira (14). O argentino de 88 anos foi levado em 14 de fevereiro ao Hospital Gemelli, em Roma para tratar de uma pneumonia bilateral e completa agora um mês de internação.

Na tarde dessa quinta-feira (13), a equipe médica levou um bolo com velas ao quarto do papa para comemorar o 12º aniversário de sua eleição. Jorge Mario Bergoglio foi eleito na quinta votação do conclave de 2013, convocado após a renúncia do papa Bento XVI.

Também à tarde, ele participou dos exercícios espirituais para a Cúria Romana em conexão de vídeo com a Sala Paulo VI.

Em seguida, Francisco retomou a terapia respiratória. “Francisco continua alternando a ventilação mecânica não invasiva à noite com oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais usadas durante o dia”, disse, na quinta-feira, o Vaticano.

No mesmo dia, também foram entregues ao pontífice centenas de mensagens de crianças e jovens enviadas ao Vaticano por escolas, associações e instituições religiosas.

 

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Justiça dos Estados Unidos decide devolver para o Brasil esmeralda de 380 kg descoberta na Bahia

Publicado

em

portal plural justiça dos eua determina que esmeralda de quase 380 kg encontrada na bahia seja devolvida ao brasil
Foto: Andrew Spielberger/AP
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Após anos de disputa judicial, a Justiça dos Estados Unidos atendeu, na quinta-feira (21), ao pedido do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) para a repatriação da Esmeralda Bahia. A pedra, encontrada em 2001 em Pindobaçu, na Bahia, pesa cerca de 380 kg e é considerada um tesouro nacional. A esmeralda foi retirada ilegalmente do Brasil e comercializada nos EUA, conforme a Advocacia-Geral da União (AGU).

O juiz Reggie Walton, da Corte Distrital de Columbia, acatou o argumento brasileiro de que a pedra foi extraída e exportada de maneira ilícita. Walton determinou que o Departamento de Justiça dos EUA protocole a decisão final de repatriação até 6 de dezembro.

Ainda há possibilidade de recurso, o que pode resultar na suspensão temporária da repatriação até nova decisão judicial americana. Atualmente, a esmeralda está sob a custódia da Polícia de Los Angeles, na Califórnia.

A decisão foi celebrada por autoridades brasileiras, incluindo o advogado-geral da União, Jorge Messias, que destacou a importância cultural da Esmeralda Bahia. “Mais do que um bem patrimonial, ela é um bem cultural brasileiro, que será incorporado ao nosso Museu Geológico”, afirmou Messias.

A pedra foi retirada do Brasil sem autorização e enviada aos EUA com documentos falsificados, conforme alegado pela AGU. Em 2017, a Justiça Federal de Campinas condenou dois empresários pelo envio ilegal da esmeralda aos EUA, além de determinar que a União fizesse jus à posse da pedra.

A ação para repatriar a esmeralda teve início com um pedido de cooperação jurídica internacional da AGU e do Ministério Público Federal (MPF), transmitido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e também contou com o apoio do Departamento de Justiça dos EUA. Desde 2015, a AGU tem trabalhado para garantir o cumprimento da decisão judicial que ordena a devolução da pedra ao Brasil.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×