Medicina & Saúde

5 semanas, 5 metas e uma vida mais saudável

O desafio para 2020 está lançado

Publicado

em

Estamos entrando em um novo ano e esse período de virada sempre traz consigo uma energia de renovação. Nada melhor que pegar carona nessa motivação toda para se auto propor algumas mudanças em busca de uma vida mais saudável. Se aumentar o bem-estar e a qualidade de vida está na sua lista de metas para 2020, aqui você encontra um estímulo a mais para chegar nessa conquista.

A ideia do nosso desafio é muito simples: estabelecer um período de cinco semanas e em cada uma delas incluir uma nova tarefa. Ao final desse período, você pode perceber os benefícios e quem sabe até adotar de vez comportamentos mais saudáveis de vida. Vamos lá?

  • Prefira alimentos de origem vegetal:conforme orienta o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, a dica número 1 para uma alimentação adequada e saudável é ter uma dieta baseada em alimentos in natura, preferencialmente os de origem vegetal.
  • Esqueça os ultraprocessados: pobres em nutrientes e ricos em aditivos químicos, gordura, açúcar e sódio, os alimentos ultra processados possuem essas e outras substâncias nocivas à saúde. Portanto, risque da sua dieta os refrigerantes, temperos prontos, embutidos, salgadinhos, biscoitos e outras guloseimas industrializadas.
  • Reduza o consumo de sal e açúcar:quando utilizados com moderação no preparo de alimentos in natura, o sal e o açúcar podem contribuir na diversidade de sabor da receita. Contudo, destaca-se que o excesso desses dois ingredientes está relacionado a doenças como hipertensão arterial, insuficiência renal, diabetes, obesidade, dentre outros.
  • Beba mais água:da composição total do corpo humano, 70% ou mais é constituída de água. Não restam dúvidas sobre a importância dela para o funcionamento do organismo. A quantidade ideal de consumo pode variar de uma pessoa para outra, mas o que vale é estar sempre bem hidratado.
Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile