Plantão 24H

Brigada Militar prende 600 pessoas no fim de semana durante Operação Hoplitas

Publicado

em

No último fim de semana, entre sexta (30/7) e domingo (01/8), a Brigada Militar realizou mais uma etapa da Operação Hoplitas em diversas regiões do estado, focada em reduzir o número de homicídios, latrocínios e crimes contra o patrimônio em locais e faixas de horário selecionados a partir de análise criminal.

Foram presas 608 pessoas, entre elas estavam 26 foragidos do sistema penitenciário, 323 foram prisões em flagrante e 259 detenções ocorreram por termos circunstanciados. Também foram apreendidas 27 armas de fogo, 224 munições e 175 quilos de entorpecentes. No total, 4.158 pessoas foram abordadas e 2.248 veículos fiscalizados.

A Operação Hoplitas foi desencadeada no segundo fim de semana de junho e vem sendo realizada sistematicamente das sextas a domingos com abordagem de pessoas e barreiras veiculares, entre outras ações de ostensividade. O efetivo do policiamento ostensivo e das equipes de Força Tática dos Batalhões é reforçado com o emprego de militares lotados em setores administrativos de unidades da Brigada Militar. Também integram a Operação Batalhões de Polícia de Choque (BPChqs), Batalhão de Aviação (BavBM) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O nome da operação remete a uma classe especial de soldados da Grécia antiga que, de posse de escudos chamados óplon, foram referências no combate de infantaria de seu tempo. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo. Com essa inspiração, o Comando-Geral da Brigada Militar idealizou a Operação Hoplitas.

Fonte: Brigada Militar.

Compartilhe
Clique para comentar

Trending

Sair da versão mobile