Destaque
‘Vou passar o Natal com ossinhos doados’, diz desempregada
A procura por doações na fila dos ossinhos reuniu mais de 400 famílias na frente do açougue no bairro CPA 2, em Cuiabá, nesta quinta-feira (23). ‘Vou passar o Natal com ossinhos doados’, disse a desempregada ‘Regina Santa que enfrenta a fila toda segunda e quinta-feira, pela manhã.
Tímida e acompanhada de uma amiga, Regina, de 41 anos, trabalhava como cozinheira em um restaurante antes da pandemia da Covid-19 e foi dispensada. Ela sofreu diretamente os impactos da crise econômica.
A filha de Regina tem microcefalia, o que impede ela de trabalhar. Desempregada e morando próximo à fila dos ossinhos, ela recorreu às doações para ter o que comer em casa junto da filha, porque os benefícios sociais que ganhavam, foram cortados.
“Eu tenho uma filha com microcefalia e a pensão dela foi cortada quando começou a pandemia. Eu não posso trabalhar porque tenho que ficar cuidando dela e, então, eu venho pra fila do ossinho”, contou.
Ela disse que deixou a filha com a vizinha e foi para a fila, como tem feito desde o começo da pandemia. Regina divide a cesta básica com a amiga.
“O ossinho a gente come uma ou duas vezes, e o sacolão a gente divide. Dura duas semanas”, disse.
Ela ainda falou que chega de madrugada para evitar ficar exposta ao sereno da manhã ou ao sol forte. Com o auxílio cortado, sem emprego e sem renda, Regina tem vivido de favor.
Destaque
Cerca de 10 mil livros foram retirados em 2024 na Biblioteca Pública Municipal
Destaque
Rio Grande do Sul entre os lugares mais quentes do mundo nesta tarde
O Rio Grande do Sul está entre os lugares mais quentes do mundo na tarde de hoje (hora de Brasília) com uma onda de calor que afeta parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai.
O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a temperatura prevista para 15h desta sexta-feira (hora oficial de Brasília e 18h na hora universal.
Uma grande massa de ar quente cobre neste momento as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso que ocorre no Centro e no Nordeste da Argentina, além do Uruguai, Paraguai e parte do Centro-Sul do Brasil.
No começo da tarde desta sexta-feira, a temperatura na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia atingia 35ºC em Porto Alegre no que vai ser a tarde mais quente deste verão até agora na capital.
No interior, a rede oficial indicava até o início desta tarde 36,5ºC em Teutônia e 36,3ºC em São Borja. Já estações particulares marcavam até 38ºC no começo da tarde desta sexta em cidades do Vale do Taquari, como Estrela e Colinas.
Em Lajeado, a estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC, entretanto pelo efeito da umidade o índice de calor (sensação térmica) alcançava 46,8ºC.
No Mato Grosso do Sul, por efeito da mesma massa de ar quente no centro da América do Sul, a temperatura no início da tarde atingia 38,6ºC em Porto Murtinho, na fronteira com o Paraguai. Ontem, a localidade anotou máxima de 41ºC e na última sexta-feira chegou a ter 41,8ºC.
A onda de calor castiga a Argentina, onde a máxima ontem no país foi de 44,5ºC. Várias cidades do interior argentino passaram dos 40ºC. Na Grande Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza, a máxima foi a 37ºC. No Paraguai, a temperatura atingiu 43,2ºC em Mariscal Estigarribia.
Grande número de estações da Austrália registrou na última tarde temperaturas máximas de 40ºC a 43ºC. Conforme as medições do Bureau of Meteorology (BoM), a temperatura chegou a 42,9ºC em Longreach.
Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. O mesmo ocorre nas áreas áridas da África do Sul. Ontem, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais, duas foram na América do Sul.
O ranking indicou Komatidraai (África do Sul) com 45,2ºC; Rivadavia (Argentina) com 44,5ºC; Mariscal Estigarribia (Paraguai) com 43,2ºC; Longreach (Austrália) com 42,9ºC; e Geraldton (Austrália) com 42,8ºC.
Fonte: Metsul.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Brigada Militar recebe busto em homenagem ao soldado Fabiano Heck Lunkes
Nesta quinta-feira, 16, a Brigada Militar de Cerro Largo recebeu um busto em homenagem ao soldado Fabiano Heck Lunkes, que morreu em combate no dia 25 de abril de 2019, em Porto Xavier. Lunkes foi morto durante uma operação de busca por indivíduos envolvidos no assalto ao Banco do Brasil daquela cidade.
A escultura, feita de concreto armado pelo escultor Adenildo Martins, foi confeccionada com recursos próprios e doações. O trabalho, que levou cerca de dois meses para ser concluído, foi baseado em fotografias do soldado. O busto será exposto no estande de tiro do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Santo Ângelo, que já leva o nome do policial como forma de perpetuar sua memória e dedicação ao serviço.
A homenagem ressalta o reconhecimento da Brigada Militar e da comunidade ao sacrifício e à bravura de Fabiano Heck Lunkes, que dedicou sua vida à segurança pública.
Fonte: Redação do Grupo Sepé com informações do Portal RD
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM