Volte a prestar atenção ao que você sonha, afirma o neurocientista Sidarta Ribeiro – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Volte a prestar atenção ao que você sonha, afirma o neurocientista Sidarta Ribeiro

Publicado

em



 

Você tem dificuldades para entender as mudanças do mundo e como se encaixa nelas? Temas como “a crise do significado” ou “angústia existencial”, antes circunscritos a filósofos e sociólogos, agora são pop e motivam o interesse de milhões de pessoas. Há diferentes campos em busca de respostas às incertezas e inseguranças de hoje e os sonhos são a surpreendente área explorada por Sidarta Ribeiro, um dos neurocientistas brasileiros mais conhecidos.

Ele lançou recentemente o livro “O oráculo da noite – A história e a ciência do sonho” (Companhia das Letras), que relembra o tempo em que as interpretações das imagens vivenciadas durante o sono eram determinantes nas decisões de faraós e imperadores e examina o interesse atual sobre os mecanismos oníricos – bem diferente de boa parte do século 20, quando o tema era encarado com ceticismo pela comunidade científica.

O que você lerá na entrevista:

  • Sonho já foi importante para decisões de faraós e imperadores
  • Utilidade do sonho desaparece no mundo contemporâneo
  • Inconsciente se mexe durante o sono, organizando fragmentos de ideias que podem ajudar em problemas complexos e angustiantes
  • Pensar relação entre sonhos e a realidade ajuda na “simulação de futuro”
  • Sonho pode ser útil na encruzilhada: temos capacidade transformar, mas gigantesca incapacidade de imaginar e construir o futuro
  • Pesquisador sugere adotar um um “sonhário”, um caderno de anotações do que foi vivenciado durante o sono

Sidarta Ribeiro vai além e advoga no livro a retomada do sonho como uma fonte preciosa de insights para as nossas próprias vidas. “O sonho era um portal potencialmente revelador de verdades úteis. Nossos ancestrais sabiam, claro, que poderia ser enganador – essa percepção está nas primeiras descrições históricas sobre sonhos. Mas também havia essa sensação de que ele tinha a chave para alguns problemas. E isso desaparece no mundo contemporâneo”, afirma o neurocientista, que é vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em entrevista ao G1.

“A acepção da palavra ‘sonho’ na sociedade atual se confunde com desejo. Um desejo aquisitivo, de consumo. É o ‘sonho da casa própria’, esse tipo de coisa”. E a figura do “sonhador” não é totalmente admirada: “É visto como uma pessoa pouco prática, que não passa da teoria” – Sidarta Ribeiro.

Interpretar sonhos não é tão simples como nos almanaques da banca da esquina, que cravam futuros do tipo “sonhar com água é sinal de gravidez a caminho”. Mas o caldo do inconsciente de fato se mexe durante o sono, organiza e consolida pedaços de ideias e de informação para, muitas vezes, desenrolar problemas complexos e angustiantes.

A tabela periódica dos elementos químicos, marco da história da ciência, nasceu de um cochilo do russo Dmitri Mendeleiev. De tão cansado trabalhando atrás de um conceito que catalogaria as partículas mais básicas da Terra, o químico “pescou” e, durante o sono, visualizou uma solução que não tinha conseguido desperto. “Mendeleiev estava aberto para isso. Embora faça pouco sentido lógico, o sonho continua a gerar ideias férteis para as pessoas, tanto no âmbito da ciência quanto no da criatividade artística”, conta Ribeiro.

Simulação do futuro

O neurocientista faz no livro uma ponte conciliatória entre saberes antigos e o que a ciência vem descobrindo sobre o cérebro. “Se você passa a acreditar que os sonhos têm capacidade de ser um oráculo, você começa automaticamente a prestar muito mais atenção à relação entre os seus sonhos e a realidade. Você coloca em marcha um mecanismo de simulação de futuro”, afirma.

“Na prática o sonho tem a ver com a teoria de simulação de ameaças. Não apenas, mas tem mais a ver com ela. Se eu tenho um pesadelo com o perigo de ontem e se esse perigo continua existente no amanhã, o pesadelo começa a funcionar como uma memória que alerta para evitar aquele contexto.”

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Queda nas temperaturas em todo RS nesta sexta-feira

Publicado

em



A instabilidade começa a perder força e o tempo volta a ficar firme em quase todo o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (29). Uma frente fria que se formou na Argentina avança pelo Rio Grande do Sul. Essa condição climática causa a entrada de ar polar no Estado. Assim, as temperaturas diminuem em todo o território gaúcho. O dia será marcado pelo frio, mesmo com o predomínio do sol em quase todas as regiões.

REGIÃO NOROESTE :

A sexta-feira (29) será marcada por tempo firme, com névoa ao amanhecer.

 

SANTA ROSA:

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. Os termômetros variam de 8°C a 16°C

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Defesa Civil e Inmet emitem alerta para risco de chuva intensa e temporal no RS

Publicado

em



O Rio Grande do Sul está sob alerta de temporal neste sábado (16). A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de risco de temporais, com possibilidade de vento acima dos 60 km/h e granizo em todo o Estado ao longo do dia. Moradores de Porto Alegre e região receberam alerta via SMS da Defesa Civil estadual, indicando chuva constante, acompanhada de descargas elétricas e acumulados elevados. O comunicado do Inmet também vai nessa linha, com alerta para rajada de vento entre 60 km/h e 100 km/h, granizo, queda de árvores e alagamentos. O Inmet informa que o temporal deve ser mais intenso em municípios das regiões SulNoroesteOeste, Leste e Central.

A previsão da Climatempo corrobora essa projeção. Os maiores acumulados devem ser registrados no Norte, nas regiões da Serra metropolitana de Porto Alegre, na Fronteira Oeste, na Campanha e no Sul, segundo a empresa.

A meteorologista Fabiene Casamento, da Climatempo, afirma que a chuva foi intensa em pontos da Fronteira Oeste e do Norte entre a madrugada e o início da manhã deste sábado. A instabilidade diminuiu ao longo da manhã, mas volta com força na maior parte do Estado à tarde, segundo a especialista. Fabiene afirma que os temporais ocorrem diante de uma frente fria e de um ciclone extratropical.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Prefeito de Tucunduva recebe nova diretoria do LIONS

Publicado

em



Na última semana, o Prefeito recebeu em seu Gabinete, representantes da ACISAT e membros da nova Diretoria do Lions Club, que tem como nova Presidente a Sra. Maurise Terra. Na oportunidade foram tratados assuntos importantes, onde o Executivo juntamente com Lions Club poderá desenvolver parceria para bem atender a comunidade.
O Governo Municipal agradece o empenho da entidade que sempre tem auxiliado e servido a comunidade Tucunduvense.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×