Curiosidades
Vinho tinto: o vilão das dores de cabeça?
Estudo mostra que a quercetina, substância presente na bebida, pode interferir no metabolismo adequado do álcool; mais testes serão necessários para comprovar hipótese
Algumas pessoas que bebem vinho tinto, mesmo em pequenas quantidades, sentem uma dor de cabeça, que aparece entre meia hora e três horas depois de consumir uma taça. Durante décadas, a ciência tenta descobrir o motivo. Agora, segundo estudo publicado nesta segunda-feira, 20, na revista Scientific Reports, liderados por cientistas da Universidade de Califórnia (EUA) em Davis, uma substância natural do próprio vinho vermelho pode ser a culpada.
Os pesquisadores fizeram um estudo, inclusive com participação de voluntários que não têm dor de cabeça ao ingerir pequenas quantidades de outras bebidas alcoólicas. A conclusão foi de que a quercetina, um flavonoide presente no vinho tinto, podia interferir no metabolismo adequado do álcool e causar dor de cabeça.
A quercetina, encontrada em todos os tipos de frutas e vegetais, incluindo uvas, é um antioxidante saudável. A quantidade da substância nas uvas depende da exposição dessas frutas ao sol. A quercetina também pode ser vendida como suplemento. Mas quando metabolizado com o álcool, pode causar problemas.
“Quando entra na corrente sanguínea, o corpo o converte em uma forma diferente, chamada glicuronídeo de quercetina”, diz o químico Andrew Waterhouse, um dos autores e professor emérito da Universidade da Califórnia em Davis.
Como resultado, as pessoas podem acumular acetaldeído, uma toxina irritante e inflamatória que, “em níveis elevados, pode causar rubor facial, dor de cabeça e náusea”, explica a autora principal Apramita Devi, pesquisadora pós-doutorado na UC Davis.
O medicamento dissulfiram, prescrito para dependentes de álcool para impedi-los de beber,causa os mesmos sintomas porque, segundo Waterhouse. A droga também faz com que a toxina se acumule no organismo quando normalmente uma enzima no corpo seria responsável por decompô-lo.
Cerca de 40% da população do Leste Asiático também possui uma enzima que não funciona muito bem, prejudicando o metabolismo da substância.
Acreditamos que quando pessoas suscetíveis consomem vinho, mesmo com quantidades modestas de quercetina, sofrem de dores de cabeça, especialmente se sofrem de enxaquecas ou outras condições de saúde primárias”, diz o co-autor Morris Levin, do Universidade da Califórnia, São Francisco.
“Acreditamos que finalmente estamos no caminho certo para explicar isso mistério antigo. O próximo passo será testá-lo cientificamente em pessoas que desenvolve essas dores de cabeça”, conclui.
Fonte: Estadão
Curiosidades
Morre aos 112 anos John Tinniswood, o homem mais velho do mundo
Curiosidades
Mulheres mais alta e mais baixa do mundo se encontram pela primeira vez e descobrem afinidades
As mulheres mais alta e mais baixa do mundo se encontraram pela primeira vez nesta quinta-feira (21), no Reino Unido. A diferença de altura entre a turca Rumeysa Gelgi e a indiana Jyoti Amge é de 1,52 m. Apesar disso, elas afirmaram ter muito em comum. As recordistas participaram de um evento que comemora os 70 anos do Guinness Book. Com 2,15 m de altura, Rumeysa Gelgi é pesquisadora. Jyoti Amge, com 62,8 centímetros, é atriz.
“Foi muito agradável conhecer a mulher mais alta do mundo pela primeira vez. Ela é tão bem-humorada, me senti muito confortável conversando com ela”, disse Jyoti. Rumeysa também comentou que ela e a colega “baixinha” são muito parecidas nos cuidados pessoais, maquiagem e joias.
Rumeysa e Jyoti foram homenageadas pelo Guinness Book, sendo nomeadas “ícones” entre os novos recordistas. A mulher mais alta do mundo descreveu a experiência como “surreal”.
O Guinness Book, também conhecido como “Livro dos Recordes”, surgiu na década de 1950, nos Estados Unidos. Sir Hugh Beaver teve a ideia de criar o livro após discutir com amigos qual seria a ave de caça mais rápida da Europa. Como eles não conseguiram encontrar uma resposta em livros da época, Beaver decidiu fazer uma publicação própria que reunisse fatos capazes de responder a perguntas desse tipo.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]Curiosidades
‘Pare Corno’: Moradores sinalizam cruzamento com alto índice de acidentes
Após solicitarem às autoridades municipais a instalação de sinalização de trânsito sem obterem resposta, os moradores do bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza, acordaram na última terça-feira (19) com uma sinalização improvisada pintada na rua Melo César, contendo a mensagem: “Pare corno”. O pedido, feito com humor, visa chamar a atenção dos motoristas e da Prefeitura de Fortaleza para um problema sério: os frequentes acidentes no cruzamento das ruas Antônio de Castro com Melo César, próximo à BR-116.
De acordo com os moradores, os condutores que trafegam por ali não respeitam a preferência da rua Antônio de Castro, resultando em constantes colisões, atropelamentos de animais e outros incidentes. “Infelizmente, através de meios legais como e-mails e ligações, não obtivemos nenhum retorno [da Autarquia Municipal de Trânsito, a AMC]
Em nota, a AMC informou que enviará “uma equipe para realizar uma vistoria técnica e revitalizar a sinalização horizontal no trecho”. Sobre a pintura improvisada, a autarquia destacou que “apenas o órgão de trânsito com circunscrição sobre a via tem a atribuição de implantar, manter e operar a sinalização viária”.
“Essa regra é fundamental para assegurar que a sinalização esteja em conformidade com os padrões técnicos e legais estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, garantindo a segurança e evitando irregularidades”, afirmou a AMC.
O órgão também destacou que a população pode solicitar a instalação de sinalização de trânsito por meio do aplicativo AMC Trânsito ou pelo site amctransito.com.br.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM