Medicina & Saúde
Vigilância em Saúde ressalta a importância da prevenção à raiva em animais domésticos
Foram diagnosticados, até agosto deste ano, 49 casos de raiva em bovinos, um caso em equino e três em morcegos no Rio Grande do Sul. Ao longo de todo o ano passado foram 52 casos confirmados da doença.
A raiva é de extrema importância para a saúde pública, já que a sua letalidade é considerada 100%, seja no animal ou no humano. A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Aline Campos, diz que os casos registrados são transmitidos por morcegos. “Em áreas rurais esses animais podem infectar o gado e equinos, mas nas áreas urbanas um cão ou um gato pode tentar caçar um morcego ou ter contato com um desses animais infectados, correndo o risco de contaminação, que depois pode passar para uma pessoa”, salienta.
O Dia Mundial de Luta contra a Raiva (28/9) marca a importância de conscientizar sobre a prevenção à doença, que pode ser transmitida dos mamíferos para o humano. A vacinação de cães e gatos é a principal forma de controle e prevenção da doença.
O Cevs mantém o monitoramento do agravo, mesmo que no RS a doença não seja diagnosticada em humanos desde 1981. Em cães não há registros desde 1988. Contudo, ainda há uma atenção com a raiva, pois a doença continua sendo transmitida por morcegos, principalmente para bois e cavalos.
Vacinação
A vacinação anual de cães e gatos, disponível na rede privada, é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. Deve-se evitar se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo. Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos.
Em caso de possível exposição ao vírus da raiva (mordeduras, arranhaduras, lambeduras e contatos indiretos), é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente abundante e sabão ou outro detergente. A limpeza deve ser cuidadosa, visando eliminar as sujeiras sem agravar o ferimento. As exposições devem ser avaliadas pela equipe médica na unidade de saúde mais próxima de acordo com as características do ferimento e do animal envolvido, conforme esquema de profilaxia.
O Cevs dispõe do telefone 150 do Disque Vigilância para tirar dúvidas sobre o que fazer em caso de acidente e orientações sobre qual esquema de profilaxia adotar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8 às 20h. O contato também pode ser feito pelo e-mail [email protected]
Destaque
Comissões iniciam a construção de mais um Hortigranjeiros

Destaque
Vida & Saúde recebe doação da campanha Troco Amigo

O Hospital Vida & Saúde recebeu na última sexta-feira (18), a doação do valor arrecadado na campanha Troco Amigo da Panvel Farmácias. Neste ano, foram arrecadados R$ 11.253,06.
A entrega do valor foi realizada pela gerente geral, Roseli de Liss e por Eonice Tozi, funcionária que representou a Unidade Panvel da Avenida Expedicionário Weber. Recebida pelo presidente Rubens Zamberlan e pela equipe do Programa Voluntariado do Hospital, a doação representou um gesto importante de apoio, carinho e confiança da comunidade.
“A nossa casa valoriza muito o voluntariado e todas as ações realizadas em torno deste importante projeto. Ficamos muito felizes com a lembrança e com o carinho da comunidade que destina esses valores, demonstrando a confiança no trabalho de nossa Instituição”, destacou o presidente Rubens Zamberlan.
[mailpoet_form id="1"]Geral
Trabalho da Odontologia Hospitalar integra apoio importante na recuperação do paciente

-
Clima/Tempo3 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized3 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized3 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM