Venezuela enfrenta ameaça de uma nova onda de emigração em massa
Connect with us

Internacional

Venezuela enfrenta ameaça de uma nova onda de emigração em massa

Publicado

em


15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O instituto de pesquisa venezuelano Meganalisis revelou que, de acordo com uma pesquisa realizada entre 8 e 11 de agosto, 43,2% dos entrevistados consideram deixar o país após o anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em 28 de julho, que declarou o presidente Nicolás Maduro vencedor das eleições presidenciais, sem divulgar os resultados detalhados por centro ou posto de votação até o momento. Mais de mil pessoas participaram da pesquisa, respondendo a nove perguntas por telefone em Caracas e nos 23 estados do país, conforme informou o instituto.

O resultado da pesquisa, que tem 95% de confiabilidade segundo a empresa, preocupa os líderes das cidades e vilas ao longo dos 2.341 quilômetros de fronteira entre Colômbia e Venezuela, que já sofreram os impactos de migrações em massa no passado. Segundo as autoridades de imigração colombianas, em fevereiro havia pouco mais de 2,8 milhões de venezuelanos vivendo no país.

Alguns venezuelanos já optaram por deixar o país, especialmente aqueles que temem por suas vidas ou prisão. “Fui testemunha de mesa e atesto que Maduro perdeu em todo o país. Tive que sair da Venezuela porque fui perseguido e o Sebin nos procurava para nos prender. E daqui continuo na luta por uma Venezuela livre”, relatou durante as manifestações de 17 de agosto.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia afirma que, até o momento, a situação permanece sob controle, mas não descarta que os números possam aumentar em breve. Em uma visita recente ao departamento de La Guajira, no norte do país, o ministro das Relações Exteriores, Luis Gilberto Murillo, disse que, por enquanto, não será declarada emergência fronteiriça para lidar com uma possível nova onda migratória. “Essas são expectativas que ainda não têm fundamento”, afirmou ao ser questionado sobre o receio de um aumento no fluxo migratório.

Em 2023, cerca de 520 mil pessoas de diversas nacionalidades arriscaram a travessia do chamado Darién Gap, de acordo com dados da Defensoria Pública da Colômbia. Entre eles, muitos venezuelanos, alguns com crianças nos braços, famílias inteiras em condições precárias de saúde, tentando atravessar uma selva densa e perigosa em direção ao Panamá, onde os controles de imigração foram reforçados após a posse do novo presidente, José Raul Mulino.

Especialistas alertam que a situação pode se agravar rapidamente, podendo ser apenas uma questão de tempo até que um novo êxodo se inicie.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe

Internacional

Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Publicado

em

portal plural israel anuncia saída do conselho de direitos humanos da onu

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Seguindo os Estados Unidos, Israel informou nesta quinta-feira (6) ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) que se retirará do órgão.

“A decisão foi tomada à luz do contínuo e implacável viés institucional contra Israel no Conselho de Direitos Humanos, que persiste desde a sua criação, em 2006”, afirmou o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, em carta ao presidente do CDH da ONU, Jorg Lauber.

O anúncio da saída de Israel do CDH ocorreu dois dias após o presidente Donald Trump ter assinado a retirada dos Estados Unidos do órgão.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU é um órgão criado pela entidade em 2006 para a promoção e proteção dos direitos humanos em todo o mundo.

Fonte: O Sul.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Jato civil quebra a barreira do som pela primeira vez e abre caminho para aviões supersônicos comerciais

Publicado

em

portal plural jato civil quebra a barreira do som pela primeira vez e abre caminho para aviões supersônicos comerciais
Foto: Divulgação/Boom Supersonic
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Pela primeira vez, um jato civil de investimento privado superou a velocidade do som. O voo histórico ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos, com uma aeronave desenvolvida pela Boom Supersonic, empresa que busca revolucionar a aviação comercial com tecnologia supersônica.

O teste foi realizado nesta terça-feira (29) sobre o deserto e transmitido ao vivo. O modelo XB-1 atingiu Mach 1,1 — ou seja, 1,1 vez a velocidade do som — a uma altitude de 35 mil pés, o equivalente a aproximadamente 1.200 km/h. Para efeito de comparação, aviões comerciais costumam voar a cerca de 850 km/h.

Embora jatos supersônicos já existam no meio militar, como o caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), que pode atingir até 2.400 km/h, essa é a primeira vez que uma empresa privada alcança tal feito com um jato civil. Anteriormente, o Concorde também operava em velocidades supersônicas, mas foi fruto de acordos governamentais e subsídios estatais.

A Boom Supersonic planeja levar essa tecnologia para a aviação comercial com o Overture, um avião supersônico projetado para transportar até 80 passageiros a uma velocidade de 1.800 km/h. A promessa é reduzir pela metade o tempo de viagens continentais — por exemplo, um voo de Miami a Londres, que hoje dura cerca de 10 horas, poderia ser concluído em apenas cinco.

Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, o Overture já conta com 130 encomendas de companhias aéreas como American Airlines, United Airlines e Japan Airlines, sinalizando um possível retorno da era dos voos supersônicos comerciais.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Argentina anuncia redução de impostos para veículos e instalação de cerca na fronteira com a Bolívia

Publicado

em

portal plural foto a stock
Foto: A Stock
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, anunciou que o país eliminará impostos para reduzir os preços de carros e motos a partir da próxima semana. Segundo ele, a medida visa estimular a demanda no mercado automotivo, com uma expectativa de queda entre 15% e 20% nos valores de venda.

“Os impostos internos para carros com preços entre 41 milhões e 75 milhões de pesos serão eliminados, removendo a alíquota de 20%. Para veículos acima de 75 milhões, o imposto será reduzido de 35% para 18%”, informou Caputo em sua conta na rede social X.

A medida também contempla o setor de motocicletas. Motos avaliadas entre 15 milhões e 23 milhões de pesos deixarão de pagar a alíquota de 20% atualmente aplicada.

Além disso, o governo decidiu zerar as tarifas de importação para carros elétricos e híbridos de baixo custo, embora não tenha especificado quais critérios definirão essa categoria. O ministro ressaltou que haverá um limite de 50 mil unidades importadas anualmente dentro desse benefício.

Polêmica na fronteira: Argentina instala cerca para conter imigração irregular

Em outra frente, o governo da província de Salta anunciou a instalação de uma cerca de 200 metros na cidade de Aguas Blancas, na fronteira com a Bolívia. A iniciativa atende a um pedido do governo de Javier Milei e faz parte do Plano Güemes, que busca reforçar a segurança e combater o crime na região norte do país.

A barreira será construída em aço, com postes de concreto e 2,8 metros de altura, incluindo arame farpado no topo. O projeto prevê que a estrutura se estenda desde a rodoviária da cidade até o posto de imigração na divisa com Bermejo, na Bolívia.

Ele acrescentou que diferentes forças de segurança atuarão de forma coordenada para monitorar a fronteira e responder rapidamente a possíveis situações de risco.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×