Ensino
Vem aí o Salão do Conhecimento 2020: confira como será o evento
Está chegando a hora do maior evento de divulgação científica da região Noroeste do Estado: o Salão do Conhecimento, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro.
Serão apresentados cerca de 800 trabalhos nos dias de evento. Ainda dá tempo de se inscrever como ouvinte, até a próxima terça, dia 20,
Este ano as salas de apresentação serão diferentes: ao invés de serem organizadas por áreas do conhecimento, estão distribuídas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), sendo eles 17 diferentes temáticas. Desta forma, as áreas do conhecimento vão ter maior contato umas com as outras, ampliando o diálogo entre os cursos.
Outra mudança no evento está na forma de apresentação dos trabalhos: como não haverá exposição de pôster em razão da pandemia de covid-19, os participantes irão apresentar os trabalhos em salas virtuais por meio do Google Meet. As apresentações poderão ser assistidas pela comunidade acadêmica (por meio de sua conta Unijuí) e pelos participantes inscritos no evento. Também poderão ser conferidas por qualquer pessoa com acesso a internet, pelo Youtube, o que amplia a disseminação do conhecimento produzido na Universidade à comunidade.
No segundo dia do Salão do Conhecimento, quarta-feira, de forma paralela às salas de apresentação dos trabalhos, os bolsistas de iniciação científica vão ser avaliados por consultores externos, tudo online e sem contato físico. Já na quinta, 22, e sexta, 23, vai acontecer, de forma paralela ao evento, a I Feira Estadual de Matemática do RS. Saiba mais sobre a programação deste evento.
No encerramento das atividades, sexta-feira, a programação principal do Salão será dedicada ao Debates Sobre Inteligência Artificial d.I.A., com palestras das 9h às 18h45 sobre diversas temáticas integradas ao tema geral, com a coordenação dos Programas de Mestrado e Doutorado. No turno da noite serão realizadas as apresentações de trabalhos inscritos nesta temática de Inteligência Artificial.
Para que toda esta organização dê certo, uma verdadeira força-tarefa está sendo montada pela Unijuí, com o envolvimento de profissionais de diversas áreas para a gestão e mediação das salas, estrutura de transmissão e suporte de tecnologia. Todos os participantes do Salão do Conhecimento, devem se guiar diariamente pelo site do evento para verificar as salas e outras informações de organização do evento.
Segundo o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o Salão do Conhecimento é um dos eventos mais importantes da Unijuí, que acolhe trabalhos de várias áreas do conhecimento não só de acadêmicos da universidade mas de professores e estudantes do estado. “Já estamos nos acostumando com este formato online, pois no primeiro semestre tivemos a experiência com a semana acadêmica que nos surpreendeu, e, para a realização do Salão contamos com uma ótima equipe para que as pesquisas sejam apresentados da melhor forma possível”, observa.
Mais Sobre o Salão do Conhecimento
O Salão do Conhecimento da Unijuí é um evento para divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento, possibilitando aos autores – pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e de pós-graduação – um espaço de diálogo, de socialização e de trocas de saberes e de experiências entre si e com a comunidade externa.
Os Eventos do Salão do Conhecimento estão consolidados como um expressivo canal de interlocução entre as diversas áreas de conhecimento da Instituição e de relacionamento com a sociedade, materializando a articulação do ensino, pesquisa e extensão. O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.
O Evento acontece anualmente nos campi de Ijuí, Panambi, Três Passos e Santa Rosa. A programação inclui seminários, palestras, painéis temáticos, mostras e oficinas.
Programação completa
20 de outubro, terça-feira
18h30 – Programação cultural
19h – Abertura oficial
19h30 às 22h30 – Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
21 de outubro, quarta-feira
8h30 às 17h30 – Apresentação dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica da Unijuí.
19h30 às 22h30 – Apresentação dos trabalhos do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, X Seminário de Inovação e Tecnologia e XXI Jornada de Extensão.
22 de outubro, quinta-feira
19h30 às 22h30 – Apresentação dos trabalhos da XXV Jornada de Pesquisa.
23 de outubro, sexta-feira
Manhã:
9h às 10h – Palestra: Inteligência Artificial e os desafios às profissões jurídicas
Dr. Wilson Engelmann – UNISINOS
10h30 às 11h30 – Palestra: Inteligência Artificial para Ciências da Vida
Dra. Daniela Lopes Freire – Startup PickCells
Tarde:
14h às 15h – Palestra: Por que antes o “bit” e não o nada? As redes de sincronização algorítmica e o estado da aprendizagem
MSc. Leandro Beck Freiberg – Universidade Federal do Tocantins
15h15 às 16h15 – Palestra: Inteligência Artificial e desenvolvimento urbano sustentável
Dr. José Eduardo Storopoli – UNINOVE
16h30 às 17h30 – Inteligência Artificial nas Ciências Ambientais
Dr. Manuel Osório Binelo – Unijuí
17h45 às 18h45 – Palestra: Aplicando Inteligência Artificial
Dr. Maurício de Campos – Unijuí
Noite
19h10 às 20h30 – Palestra: Inteligência Artificial e Direitos Humanos
Dr. Mateus de Oliveira Fornasier – Unijuí
19h10 às 20h30 – Palestra: NVIDIA e o Estado da Arte das Soluções de Inteligência Artificial
Dr. Pedro Mário Cruz e Silva – NVIDIA
20h30 às 22h30 – Apresentação dos trabalhos do evento Debates sobre Inteligência Artificial (d.I.A.)
Acompanhe a programação completa e consulte os links de transmissão no site do evento.
Até 20/10: Inscrições abertas para PARTICIPANTES.
Certificado de 20 horas e de brinde o Guia de Formatação de Trabalhos Acadêmicos Unijuí.
Unijui
Ensino
RS tem 38 mil crianças à espera de vagas em creches
O Rio Grande do Sul é o sétimo estado com o maior déficit de vagas em creches no Brasil. São 38.835 crianças de zero a três anos aguardando uma vaga, conforme levantamento divulgado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação (Gaepe-Brasil) e pelo Ministério da Educação (MEC). No país, o déficit é de 632 mil vagas.
Entre os locais com a maior demanda reprimida estão São Paulo (88.854 vagas), Minas Gerais (63.470 vagas) e Paraná (59.373 vagas). Os dados foram coletados entre junho e agosto deste ano, com a participação de todos os municípios do país. Na contramão, a menor fila é a de Roraima (1.451 vagas). Em relação à pré-escola, que considera crianças de quatro a cinco anos, o estado gaúcho é o nono colocado, com déficit de 3.418 vagas. O acesso a creches e pré-escolas é um direito constitucional, estabelecido em tratados internacionais e marcos legais nacionais. A Emenda Constitucional 59/2009 estabelece a obrigatoriedade de matrícula a partir dos quatro anos.
Pela Constituição Federal, os municípios devem atuar prioritariamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, enquanto os estados têm o enfoque nos ensinos Fundamental e Médio. Dessa forma, o tema da Educação Infantil será um dos principais desafios enfrentados pelos próximos prefeitos brasileiros. Existem metas do Plano Nacional de Educação (PNE), prorrogado até 31 de dezembro de 2025, que devem ser cumpridas.
Conforme o PNE, esperava-se a universalização da Educação Infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos, além de alcançar 50% de atendimento das crianças de zero a três anos em creches.
A pesquisa divulgada pelo MEC, no entanto, não apresenta dados de matrículas e populacionais das faixas etárias nos municípios, o que dificulta o cruzamento de informações. Segundo especialistas, os dados apresentados no estudo referem-se apenas às filas de espera, ou seja, casos em que famílias buscaram a vaga e não obtiveram.
Acompanhado por diferentes entidades, o tema da Educação Infantil tem recebido atenção dos Tribunais de Contas (TCE) e órgãos relacionados. No estado, são quase duas décadas de atuação nesse campo pelo TCE-RS, com análises de relatórios de auditoria, orientações e levantamentos.
Seduc cita trabalho articulado com municípios gaúchos
Em relação ao tema, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que trabalha de forma articulada e conjunta com os municípios. Entre os exemplos, a secretaria cita o Programa Alfabetiza Tchê, que tem adesão de 100% das cidades gaúchas, e é uma política pública que surgiu para garantir que todos os estudantes das redes estadual e municipal do RS estejam alfabetizados até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio da Undime e da Famurs.
Sobre a infraestrutura, o estado afirma que tem colocado à disposição dos municípios, como em Porto Alegre, espaços para abertura de creches. “A Seduc entende que a Educação Infantil é um período essencial para a formação cognitiva e emocional da criança e apoia a união de esforços para o acolhimento e a proteção infantil”, conclui, em nota.
Fonte: GZH
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Leonardo Waszkiewicz, Gerente Executivo do Sojão Basquete, recebe homenagem da FIEPS em Porto Alegre
No último fim de semana, a cidade de Porto Alegre foi palco de uma homenagem especial concedida pela Federação Internacional de Educação Física (FIEPS). O reconhecimento foi destinado a Leonardo Klassmann Waszkiewicz, Léozão, gerente executivo do Sojão Basquete, por sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do esporte em Santo Ângelo.
Leonardo, que está à frente de diversos projetos no município, foi destacado pela FIEPS por seu trabalho 100% voluntário em iniciativas que promovem o basquete e a inclusão social. Seu projeto em Santo Ângelo tem se tornado referência, beneficiando jovens e adultos, e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social.
O Sojão Basquete, sob sua gestão, não apenas incentiva a prática esportiva, mas também desempenha um papel fundamental na formação de valores como disciplina, trabalho em equipe e cidadania em Santa Rosa. A homenagem da FIEPS reconhece o impacto positivo das ações na comunidade e reforça a importância de iniciativas como a liderada por Leonardo.
Durante a cerimônia em Porto Alegre, Leonardo agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância de continuar investindo em projetos que valorizem o esporte como um caminho para o desenvolvimento humano e social.
[mailpoet_form id="1"]Ensino
Desenrola Fies: Prazo para renegociação de dívidas é estendido até dezembro
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized4 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque4 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized4 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM