Veja quais são os nomes mais registrados nos cartórios gaúchos em 2024
Connect with us

Destaque

Veja quais são os nomes mais registrados nos cartórios gaúchos em 2024

Publicado

em

portal plural bebe
Foto: Divulgação

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Em 2024, os nomes Helena e Miguel foram os mais registrados nos cartórios do Rio Grande do Sul, conforme dados divulgados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (Arpen/RS) nesta terça-feira (24). Neste ano, o nome feminino Helena superou o masculino Miguel, com 1.373 registros de Helena e 1.230 de Miguel. Nos anos anteriores (2021, 2022 e 2023), Miguel havia liderado a lista, seguido por Helena.

Outros nomes populares para meninas foram Cecília, Maitê e Aurora, enquanto entre os meninos, além de Miguel, os mais registrados foram Arthur, Gael, Theo e Heitor.

A pesquisa da Arpen/RS indica que os pais do estado preferem nomes curtos e fáceis de pronunciar, como Davi, Theo e Gael para os meninos, e Maitê, Lívia e Isis para as meninas. O presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann, ressaltou que essas escolhas refletem a busca por simplicidade, sonoridade agradável e conexão global, muitas vezes inspirada em personalidades de destaque. Para os pais, o nome do bebê é um momento significativo, marcando a oficialização da identidade do filho e transmitindo valores e significados que desejam passar para as futuras gerações.

Principais nomes registrados no RS em 2024:

  1. Helena – 1.373 registros
  2. Miguel – 1.230 registros
  3. Cecília – 1.185 registros
  4. Maitê – 992 registros
  5. Arthur – 982 registros
  6. Gael – 917 registros
  7. Aurora – 917 registros
  8. Theo – 888 registros
  9. Heitor – 854 registros
  10. Alice – 845 registros

Principais nomes masculinos registrados no RS:

  1. Miguel – 1.230 registros
  2. Arthur – 982 registros
  3. Gael – 917 registros
  4. Theo – 888 registros
  5. Heitor – 854 registros
  6. Bernardo – 807 registros
  7. Davi – 773 registros
  8. Ravi – 756 registros
  9. Joaquim – 718 registros
  10. Matteo – 665 registros

    Fonte: GZH

Compartilhe

Clima/Tempo

Ciclone extratropical coloca Rio Grande do Sul em alerta para fortes tempestades

Publicado

em

portal plural ciclone extratropical coloca rio grande do sul em alerta para fortes tempestades

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A aproximação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa uruguaia, trouxe preocupação ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (20). O fenômeno climático pode causar ventos de até 90 km/h e tempestades severas em diversas regiões do estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e acumulados que podem ultrapassar 50 mm em apenas 24 horas. Além disso, há risco de queda de granizo, especialmente durante os momentos de maior instabilidade atmosférica.

Durante a tarde, o sistema deve avançar para o norte de Santa Catarina e o Paraná, ainda impactando o litoral do Rio Grande do Sul. No entanto, a expectativa é de que a intensidade do ciclone diminua à noite.

Atenção aos riscos
As condições meteorológicas adversas podem provocar quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, representando perigos à população.

Recomendações de segurança incluem:

  • Evitar ficar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
  • Não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso possível.

Para mais informações e auxílio, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Mantenha-se atento aos boletins meteorológicos e siga as orientações das autoridades para proteger sua segurança.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários

Publicado

em

portal plural mudança instagram
Foto: Divulgação
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O Instagram deixou para trás sua icônica organização quadrada (1:1) e passou a exibir imagens na proporção 4:5, mais retangular e vertical. A mudança, implementada no último fim de semana, tem gerado intensos debates entre os usuários.

Impactos na experiência visual

  • A nova proporção foi aplicada retroativamente, alterando o layout de todas as postagens já existentes.
  • Perfis que mantinham uma estética baseada no antigo formato quadrado tiveram sua organização desconfigurada, gerando insatisfação.
  • Muitos usuários recorreram a outras plataformas, como Threads e X, para expressar frustração com o novo layout, alegando que ele “bagunçou” seus feeds planejados.
  • O diretor do Instagram, Adam Mosseri, reconheceu em publicação nos Stories que a mudança pode causar estranhamento inicial, mas defendeu o novo formato como uma evolução necessária.
  • Segundo Mosseri, a maioria das fotos e vídeos já eram capturados na orientação vertical, e a adaptação ao antigo formato quadrado comprometia a exibição do conteúdo.

Repercussão entre criadores e usuários

A alteração tem sido particularmente controversa entre criadores de conteúdo e artistas que planejavam suas grades de perfil como verdadeiras galerias visuais. Muitos relataram que suas composições harmônicas foram desfeitas sem aviso prévio.

“É frustrante ver um trabalho de meses ser desfeito por uma mudança inesperada. A estética era um dos diferenciais do Instagram”, lamentou um fotógrafo que utiliza a plataforma como portfólio.

Por outro lado, alguns usuários enxergam a novidade como uma oportunidade. “Agora, meus vídeos e fotos aparecem de forma mais completa. Isso pode melhorar a experiência de quem acompanha meu conteúdo”, avaliou um influenciador digital.

Fonte: Olhar digital

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Água verde da Lagoa dos Patos em Tapes surpreende banhistas

Publicado

em

portal plural vocÊ tem alguma simpatia i agua de tapes
Foto: André Machado/Reprodução MetSul
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

No último final de semana, a Lagoa dos Patos, no município de Tapes, no Litoral do Rio Grande do Sul, apresentou uma coloração verde intensa. No entanto, não se tratava de um tom cristalino como o das praias nordestinas, mas sim de uma tonalidade escura, semelhante a tinta.

De acordo com Carlos Mendes, professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), o fenômeno é comum durante o verão gaúcho e está relacionado à proliferação excessiva de algas.

Com temperaturas mais elevadas e maior luminosidade devido aos dias mais longos, as condições se tornam ideais para a multiplicação dessas microalgas. A alta concentração desses microrganismos torna a água mais densa, formando uma espécie de nata e alterando sua coloração”, explica o professor.

Mendes alerta que é recomendável evitar o contato com a água, recomendação que também foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tapes.

Amostras da água foram enviadas para análise na Furg. Dependendo do tipo de alga presente, o contato pode ser inofensivo ou causar irritações na pele, náuseas e vômitos.

Conforme a legislação vigente, há um limite de cianobactérias por mililitro para que a água seja considerada própria para banho. Embora ainda não seja possível afirmar se a lagoa está segura para os banhistas, o fenômeno costuma durar menos de uma semana.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×