Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Veja as dicas da OMS para se proteger do novo coronavírus

Pável Bauken

Publicado

em

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) está trabalhando com especialistas para expandir o conhecimento médico sobre o novo coronavírus. Dados sobre a transmissão, recuperações e óbitos são importantes para conhecer melhor a doença e a proporção da epidemia.

Com a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a Agência Brasil preparou um guia de medidas básicas para evitar o contágio e a disseminação dos vírus que atacam o sistema respiratório, em especial o coronavírus. As informações são da OMS.

Confira:

Higienize as mãos

Lave suas mãos frequentemente com água e sabão ou com uma solução de álcool em gel.

Por quê?  Esfregar as mãos ajuda a eliminar traços do vírus que podem estar presentes em lugares de uso comum.

Mantenha distância social

Mantenha pelo menos um metro de distância de pessoas que apresentam tosse ou espirros constantes.

Por quê? A tosse e o espirro propagam pequenas gotas de secreção e saliva que podem conter vírus. Com a proximidade, a chance de respirar ou ter contato essas gotículas aumenta.

Evite tocar os olhos, o nariz e a boca

Evite coçar, esfregar ou ter qualquer tipo de contato com as mucosas. Essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação

Por quê? As mãos estão em contato constante com superfícies que podem ser vetores de transmissão de vírus e bactérias. Mantê-las longe das mucosas diminui a chance de ficar doente.

Pratique higiene respiratória

Tenha boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Descarte ou higienize o material usado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

Em caso de febre ou dificuldade respiratória, busque ajuda médica rapidamente

Não saia de casa se estiver com febre. Se os sintomas persistirem e caso haja dificuldade respiratória, busque atenção especializada imediatamente.

Por quê? Apesar de serem sintomas comuns, uma ação rápida pode evitar problemas mais sérios e o desenvolvimento de sintomas mais graves de infecções respiratórias.

Uso de máscaras

Pessoas saudáveis, sem sintomas como febre, tosse ou espirros não precisam usar máscaras

Por quê? Apenas profissionais de saúde e pessoas que apresentem sintomas parecidos com os do novo coronavírus precisam usar máscaras. A função das máscaras é conter a propagação do vírus em quem já está infectado. A OMS recomenda o uso racional das máscaras.

Fique bem informado e siga os procedimentos do Ministério da Saúde

Por quê? Autoridades nacionais e locais têm a informação mais atualizada sobre a situação de saúde na sua área. Tomar atitudes preventivamente ajuda o sistema de saúde a distribuir e compreender de maneira ágil a disseminação de qualquer doença.

ebc

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

AULAS INICIAM DIA 17 DE FEVEREIRO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA ROSA

Ensino público municipal fundamental poderá ter aulas presenciais, híbridas e EAd

Andre Garcia

Publicado

em



Foi confirmado na tarde desta terça-feira, 19, durante entrevista ao Programa Imprensa Livre, do Portal Plural, o retorno das aulas do ensino público municipal fundamental para o dia 17 de fevereiro.

Gustavo Wohlenberg, Diretor de Planejamento Estrutura da Secretaria de Educação e Cultura, foi questionado sobre o modelo de ensino que será praticado nas escolas e segundo ele, “como tudo ainda é novidade, ainda vivemos uma pandemia e há pouco encerramos o ano letivo de 2020, deveremos iniciar as aulas adequando com ensino presencial, híbrido e EAd, mas tudo depende também da vontade dos pais, pois alguns vão querer levar seus filhos, outros não.

Precisamos frisar que todos alunos terão atendimento, serão assistidos e não terão perca de aulas. É muito importante salientar que estamos começando o retorno as aulas, então precisamos saber quantos alunos virão para podermos ir nos planejando”.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Luciano Hang testa positivo para Covid-19 e está internado.

Reporter Regional

Publicado

em



Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, testou positivo para a Covid-19 e está internado em um hospital da Prevent Senior em São Paulo. As informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo.

O empresário de Santa Catarina é um dos principais seguidores do presidente Jair Bolsonaro, seguindo à risca as pautas defendidas por ele.

Em meio a pandemia do novo coronavirus, Hang vem propagando o uso da hidroxicloroquina e da ivermectina como ‘tratamento precoce’ à Covid-19. Os dois medicamentos não possuem eficácia comprovada, segundo uma série de estudos científicos.

Fonte: ISTOÉ.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

PASSE LIVRE ESTUDANTIL MUNICIPAL COM INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 25

Andre Garcia

Publicado

em



O Programa “Viva na Escola”, conhecido como a Lei do Passe Livre, foi instituído e regulamentado no município de Santa Rosa pela Lei Municipal n.º 5.018 de 10 de julho de 2013.

QUEM TEM DIREITO AO PROGRAMA?
O Programa disponibiliza transporte gratuito para todos os alunos do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Universitário do município, tanto da rede pública como privada, desde que o aluno resida a mais de 1 km de distância da escola.

PASSAGENS:
O aluno terá direito a receber de crédito mensal, tantas passagens quantos forem os dias letivos estabelecidos pelo calendário da rede municipal, no período de fevereiro a dezembro de cada ano, sendo que receberá duas passagens diárias uma para ida e outra para o retorno da escola.
O Passe Livre Estudantil Municipal está em vigor desde 2013 e somente no ano de 2020 foram contemplados com o programa, mais de 3.800 alunos. Para custeá-lo, a prefeitura investe cerca de R$1.200.000,00 por ano.

INSCRIÇÕES:
Devido a Pandemia do Covid 19 as inscrições serão realizadas em duas etapas.

1ª Etapa:
Entre os dias 25/01/2021 a 15/02/2021 para os estudantes das escolas MUNICIPAIS e PARTICULARES.

2ª Etapa:
Entre os dias 18/02/2021 a 10/03/2021 para os estudantes das escolas das REDES ESTADUAL E FEDERAL.

As inscrições para estudantes menores de 18 anos, deverão ser realizadas pelos pais ou responsáveis legais.

LOCAL DAS INSCRIÇÕES: Prefeitura Municipal de Santa Rosa – Setor de Transporte Escolar, junto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Documentos necessários:

– Ficha cadastral preenchida e assinada.
(Para alunos menores de 18 anos a assinatura deve ser dos pais ou responsáveis legais)

– Atestado de matrícula da instituição de ensino, referente ao ano letivo de 2021.

– Cópia do Comprovante de endereço no nome do estudante se tiver mais de 18 anos ou em nome dos pais ou responsáveis legais para alunos menores de 18 anos: luz, água, telefone.

– No caso de não possuir o comprovante de residência no nome deverá apresentar declaração de residência.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×