Valorize quem Produz

Apoiadores:

 

Com o aumento da população a demanda por alimentos cresceu, consequentemente, intensificou-se o uso dos recursos naturais. O Brasil, por ser um país agrícola, precisa estar consciente da utilização desses recursos de maneira sustentável e em equilíbrio com o meio ambiente.

O uso intensivo do solo, quando mau manejado, pode causar degradação ou desgaste do mesmo. Essa degradação pode ocorrer de diversas formas, sendo elas: agricultura, queimadas, desmatamentos ou poluentes em geral. As áreas urbanas também são responsáveis por sérios problemas ambientas, pois grande parte de seu território é desmatado e veículos lançam combustíveis fósseis no ar, além da produção diária de lixo. Tais fatores são prejudiciais à saúde humana e aos ecossistemas aquáticos, florestais e agrícolas.

A área degradada é aquela que por alguma razão sofreu distúrbio. Esse distúrbio causa a perda de vegetação e impossibilita a regeneração natural, sendo necessária a intervenção humana para que ocorra a recuperação dessas áreas. Na agricultura um dos fatores mais encontrados é a erosão, na qual se perde o que chamamos de camada fértil do solo. Em estágios iniciais a erosão começa de forma laminar (após descobrir raízes), que posteriormente forma sulcos no terreno, caso não ocorra intervenção podendo se estender até criar voçorocas (grandes buracos escassos de vegetação).

Para que ocorra a recuperação de determinada área primeiramente deve-se fazer um levantamento de quais são as possíveis causas dessa degradação (contaminação, super pastejo, queimadas e etc.), para que seja tomada uma decisão de recuperação dessa área. Assim, as principais formas de recuperação do solo são: reflorestamento, sistemas agroflorestais, implantação de nova pastagem.

Os fatos vistos são alguns dos muitos que podem afetar o ecossistema, todavia, recentemente, tem-se uma discussão de que a agricultura causa poluição, contudo, nem todos sabem, que também é o produtor rural a classe que mais preserva o meio ambiente. Com o Cadastro Ambiental Rural todos os produtores foram obrigados a fazer um levantamento de suas propriedades e se enquadrarem nas normas, destinando parte do seu território para preservação ambiental (o que evidenciou que grande parte das propriedades já haviam uma área arborizada).

Você já pensou em destinar parte de onde vive à natureza? Parte do seu terreno, sua casa, seu apartamento? Nossa atividade causa impactos? Causa, assim como muitas outras, porém cabe a nós, técnicos, orientar os produtores para que esse dano seja o menor possível.

Valorizem o produtor rural, pois a agricultura move o nosso país.

Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui