Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos

Publicado

em



 

A Unijuí sediou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) na tarde de quinta-feira, dia 5, no Auditório central do Campus Santa Rosa. A audiência pública debateu sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor.

Durante o encontro o Dr. Althen Teixeira Filho, Professor da UFPel, Instituto de Biologia, falou sobre a temática com os presentes. Após a palestra pessoas e representantes de instituições previamente inscritas puderam fazer uso da palavra destacando suas intervenções a respeito do assunto. Ainda durante o fórum ocorreu a apresentação sobre “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, Rudy Allan Silva da Silva, Auditor-Fiscal do Trabalho.

O professor Althen frisou durante a sua fala que agrotóxicos matam e que a água de muitas cidades já está contaminada. “O propósito da formulação das moléculas dos agrotóxicos é só uma, para matar. A água está contaminada com agrotóxicos. Eu moro em Pelotas e a água que estamos bebendo está contaminada, ou seja, estamos tomando o nosso chimarrão com glifosato. E tudo isso vem ocasionando uma série de doenças novas, alergias que não conhecíamos antes, estão cada vez mais presentes”, ressalta.

A audiência pública foi uma promoção do FGCIA, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Ministério Público do Estado (MP/RS) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Unijuí.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Vereadora pede informações sobre os atendimentos dentários nos postos de Saúde

Publicado

em



A vereadora Márcia Carvalho protocolou, também requerimento à Fundação Municipal de Saúde solicitando informações sobre atendimentos dentários. Entre outros questionamentos, Márcia quer saber se há fila para próteses dentárias, quantas pessoas estariam aguardando por este atendimento; quantas prósteses são liberadas por mês; quantos tratamentos de canal são realizados por mês, quantos profissionais realizam este procedimento; quantos profissionais estão afastados do trabalho; e se há previsão de realização de concurso para ampliação do quadro.

Segundo a vereadora, há relatos de redução de atendimentos desta natureza nas Unidades Básicas de Saúde de Santa Rosa. “É papel do vereador fiscalizar os serviços públicos. Como tenho recebido muitas solicitações neste sentido, estou requerendo informações dos órgãos competentes para entender o que está acontecendo e poder contribuir na solução do problema”, finalizou Márcia.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sicredi destaca o crescimento do segmento no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Publicado

em



Com o mote de “Construindo Saúde Financeira para um Futuro Melhor”, a data busca valorizar o papel das cooperativas no apoio à sociedade.

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, será comemorado neste ano no dia 21.

A data destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade. Como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi também aproveita a data para disseminar conhecimento sobre o modelo de negócio cooperativo, abordando seu crescimento e atuação, que hoje compreende 25 estados e o Distrito Federal com mais de 5 milhões de associados, como exemplo do segmento.

No Brasil são 11,9 milhões de associados (sendo 10,2 milhões pessoas físicas e 1,7 milhão pessoas jurídicas) em 847 cooperativas, que somam cerca de 371,8 bilhões em ativos totais, segundo Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 2020. Esses dados representam um crescimento no número de associados, com aumento total de 9,4% em relação a 2019 e um salto de 42,1% se comparado há cinco anos, em 2016.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Leonardo Rustick assume a presidência da EXPO TERNEIRA 2022

Publicado

em



Cláudio Siqueira renunciou ao cargo

 

Nesta semana, o Conselho Gestor do Parque de Exposições Germano Dockhorn esteve reunido para definir o novo presidente da Expo Terneira 2022. O atual presidente, Cláudio Siqueira, renunciou ao cargo através de um ofício, justificando motivos de ordem profissional.

O Conselho é composto pela Prefeitura Municipal de Três de Maio, Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (Funcap) e Associação Comercial e Industrial (ACI). Na oportunidade, as entidades acertaram que o atual vice-presidente da Expo Terneira 2022, Leonardo Rustick, assumirá o cargo de presidente. O novo dirigente é chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Três de Maio, entidade parceira desde a criação das feiras do município.

Nos próximos dias, será definida e divulgada a data da Expo Terneira, que acontecerá em 2022, no Parque de Exposições Germano Dockhorn.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×