Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Unijuí sedia debate sobre os impactos do uso de agrotóxicos

Publicado

em



 

A Unijuí sediou o Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) na tarde de quinta-feira, dia 5, no Auditório central do Campus Santa Rosa. A audiência pública debateu sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde humana, meio ambiente e consumidor.

Durante o encontro o Dr. Althen Teixeira Filho, Professor da UFPel, Instituto de Biologia, falou sobre a temática com os presentes. Após a palestra pessoas e representantes de instituições previamente inscritas puderam fazer uso da palavra destacando suas intervenções a respeito do assunto. Ainda durante o fórum ocorreu a apresentação sobre “Ações fiscais em propriedades rurais do nordeste gaúcho: Relatório das inspeções e estudos de caso de acidente de trabalho”, Rudy Allan Silva da Silva, Auditor-Fiscal do Trabalho.

O professor Althen frisou durante a sua fala que agrotóxicos matam e que a água de muitas cidades já está contaminada. “O propósito da formulação das moléculas dos agrotóxicos é só uma, para matar. A água está contaminada com agrotóxicos. Eu moro em Pelotas e a água que estamos bebendo está contaminada, ou seja, estamos tomando o nosso chimarrão com glifosato. E tudo isso vem ocasionando uma série de doenças novas, alergias que não conhecíamos antes, estão cada vez mais presentes”, ressalta.

A audiência pública foi uma promoção do FGCIA, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), do Ministério Público do Estado (MP/RS) e contou com o apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Fronteira Noroeste, da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Unijuí.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

De Conti sugere valorização da carne suína

Publicado

em



Na sexta-feira, 12, acontece em Santo Cristo a 46ª edição do Dia do Porco, festa anual da suinocultura gaúcha, em programação que reunirá centenas de pessoas. “É um momento oportuno para refletir sobre os custos de produção e o valor pago ao produtor, mas é também uma oportunidade de promover a qualidade da carne de suínos”, comenta Vitor De Conti, que é agrônomo, produtor rural e suinocultor.
Em recente sessão da Câmara de Vereadores, Vitor utilizou o espaço parlamentar para falar sobre o assunto. Apresentou dados do setor suinícola e mostrou que em vários países desenvolvidos da Europa e do Mundo a carne suína é muito apreciada por ser saudável e de baixo custo, e é consumida em média per capita três vezes a mais que no Brasil. “Por aqui, consumimos apenas 18 quilos/ano de suíno, contra mais de 50 quilos na Europa. Lá eles valorizam muito a riqueza nutricional dessa carne”, cita De Conti.
Como mudar esse cenário? No longo prazo, com campanhas que levem a um maior aproveitamento da carne suína e seus derivados na alimentação humana. Pensando nisso, Vitor De Conti apresentou indicação para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura incentive o consumo nas refeições servidas nas escolas de Santa Rosa.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Liminha realiza visita a Câmara de Vereadores de Santa Rosa

Publicado

em



Na manhã desta terça-feira (09), os alunos dos terceiros e quartos anos da EMEF Santa Rosa de Lima, o nosso querido Liminha, visitaram a Câmara Municipal de Vereadores.
Na oportunidade os servidores Enzo Fontana de Melo e Cris Lisiê Kurylo apresentaram aos alunos história da Câmara e o processo legislativo, como os vereadores chegaram aqui, o papel que desempenham, como eles auxiliam a população e a cidade buscando legislar, fiscalizar e representar o povo.
O alunos fizeram algumas perguntas ao vereador Maicon Zamboni, o qual parabenizou a escola pela oportunidade que estão dando aos alunos de conhecer o legislativo, e ressaltou a importância das crianças acompanharem o trabalho dos vereadores, desejando sucesso na caminhada de cada um.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sergivan e Teresinha Carvalho serão o casal Patrono da Semana Farroupilha

Publicado

em



No dia 05 de agosto o casal Sergivan e Teresinha de Carvalho recebeu, em sua residência, representantes das Entidades Tradicionalistas e do Departamento de Cultura/SMEC. A visita teve como objetivo convidar o casal para ser Patrono da Semana Farroupilha 2022, de Santa Rosa.
Os Festejos Farroupilhas contribuem para manter acesa a chama da Liberdade, Igualdade e Fraternidade enaltecendo e demonstrando a todo o país que o povo do Rio Grande do Sul respeita e cultiva suas tradições.
A homenagem ao casal Sergivan e Teresinha de Carvalho foi uma escolha dos representantes de várias entidades tradicionalistas, devido ao engajamento do casal na defesa das tradições gaúchas e ao envolvimento dos mesmos em várias entidades de nosso município.
A Semana Farroupilha está sendo organizada pelas Entidades Tradicionalistas, pela Brigada Militar e pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×