Unijuí Santa Rosa celebra 40 anos na formação de profissionais em Educação Física – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Unijuí Santa Rosa celebra 40 anos na formação de profissionais em Educação Física

Publicado

em



 

A Unijuí construiu ao lado da comunidade seu reconhecimento regional, promovendo a qualidade de vida das pessoas pela educação. O curso de Educação Física foi um dos protagonistas nessa construção, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, teve um papel fundamental no desenvolvimento de Santa Rosa e região.

No mês de julho o curso de Educação Física da Unijuí, Campus Santa Rosa, celebra os 40 anos do seu primeiro processo seletivo. O Curso já contribuiu para a formação de cerca de 900 profissionais e proporciona à comunidade projetos relacionados à qualidade de vida.

Para o coordenador do Curso, professor Robson Machado Borges, foram diversas conquistas e muitos profissionais formados nesse período. “Esse envolvimento regional e o compromisso com a qualidade na formação de nossos egressos rendeu um reconhecimento de destaque no cenário nacional, como se percebe nas avaliações em larga escala. Muito desse resultado positivo é fruto da qualidade dos docentes do curso. No momento em que se comemoram os 40 anos, assumimos o compromisso com a comunidade regional de seguir formando profissionais com excelência”, ressalta o professor que é também egresso da Unijuí.

Diferenciais do curso e projetos envolvendo a comunidade regional

Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde: realiza trabalho de extensão, atendimentos a usuários com doenças crônicas, principalmente cardiopatias e câncer, por meio de exercício físico orientado e direcionado. Além disso, realiza rodas de conversa, ginástica laboral, avaliações e atividades físicas na comunidade.

Grupos de estudos: no Campus Santa Rosa estão constituídos três grupos, com encontros quinzenais de estudos. Trata-se de uma oportunidade de qualificação profissional para além das aulas presenciais.

Vagas para acadêmicos em bolsas de iniciação científica: atividades como incentivo à produção de conhecimento por meio de pesquisas.

Programa Residência Pedagógica: o programa compreende 28 pessoas, que desenvolvem aulas de Educação Física em uma perspectiva inovadora, em escolas públicas.

Cia CADAGY Unijuí – Corpo em Movimento: projeto que valoriza a arte e a cultura, composto por estudantes da Instituição. Promove e incentiva atividades culturais e artísticas na comunidade local e regional apor meio de espetáculos e apresentações que combinam um conjunto de diferentes linguagens: música, dança, acrobacias, artes cênicas, lutas, artes circenses e malabares, tornando-se um espaço de enriquecimento de formação profissional e pessoal de seus integrantes e de integração do meio universitário com a comunidade, levando a cultura a diversos públicos de diferentes idades.

Histórico do curso em Santa Rosa

Em 1971 surgiram os primeiros indícios de que Santa Rosa receberia um curso de Educação Física. No Instituto Educacional Dom Bosco (IEDB) já havia o funcionamento dos cursos de Pedagogia, Letras, Filosofia e Ciências, por meio da UFSM. E, no ano de 1976, foi encaminhada a solicitação do curso de Educação Física ao MEC por meio dos salesianos. No dia 06 de setembro de 1978 o Conselho Federal de Educação autoriza o funcionamento do curso de Educação Física da Faculdade Salesiana de Educação Física (FASEF), na cidade de Santa Rosa, com o primeiro vestibular realizado em 1979, por meio de teste de aptidão física e habilidade esportiva.

Dois anos após o primeiro vestibular, em 10 de julho de 1981, o Conselho Federal de Educação reconhece pela portaria n° 198 o curso de Educação Física.

No ano de 1990 o curso de Educação Física, assim como os demais cursos de ensino superior do IEDB, passaram a pertencer à FIDENE/UNIJUÍ, por meio de acordo entre as instituições, com o objetivo de formar uma Universidade Regional.  E, a partir deste processo, o curso de Educação Física passa a vigorar com um novo currículo, uma nova proposta e estrutura curricular. Sendo o curso de Educação Física da Unijuí reconhecido em 1995 por meio da portaria ministerial de 7/12/95.

 Jantar Dançante em comemoração aos 40 anos

O Curso irá realizar no próximo sábado, dia 13, a partir das 20h, no Círculo Operário de Santa Rosa, um jantar dançante alusivo aos 40 anos do curso de Educação Física em Santa Rosa. O cartão no valor de R$ 35 poderá ser adquirido com os professores do Curso ou diretamente no Campus Santa Rosa. Informações pelo telefone (55) 3511-5200.

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Nova Escola de Educação Infantil na Vila Pereira

Publicado

em



O Prefeito Anderson Mantei assinou o início de uma importante obra para Santa Rosa. O município vai ganhar mais uma Escola de Educação Infantil. O projeto contempla a construção de um prédio para o funcionamento da E.M.E.I Paulo Freire. Os alunos vão ganhar uma escola totalmente nova, projetada para atender as turmas da escola que hoje está funcionando em uma casa alugada na Vila Pereira.

Ao todo, a escola terá 1.510,23m² de área construída. O novo prédio fica localizado na Rua José Maicá, 75, Vila Pereira, no bairro Cruzeiro. Esta é mais uma obra importante que está tendo início esse ano. O local da construção, antes era utilizado como academia aberta e para prática esportiva. Parte da estrutura vai seguir para o esporte, já que a obra não vai utilizar todo o espaço. O prefeito Anderson Mantei destacou a importância para o município, “Nosso objetivo é proporcionar para a comunidade mais infraestrutura e qualidade de vida, oferecendo um local adequado para as crianças. Esta é mais uma promessa que fizemos e estamos cumprindo, oportunizando um melhor espaço e mais vagas”.

A Escola de Educação Infantil vai atender turmas de creche e pré-escola, abrindo em torno de 180 vagas. “Inicialmente, vão ser acomodadas as quatro turmas já existentes e, progressivamente, serão abertas novas turmas”, explica a Secretária de Educação Lires Zimmermann. O prazo para execução é de 540 dias. O valor do contrato é de R$ 4.916.195,31 (quatro milhões, novecentos e dezesseis mil, cento e noventa e cinco reais e trinta e um centavos) de recurso da Prefeitura. O profissional designado para fiscalização da obra é o Engenheiro Civil, Guilherme Eduardo Riffel. A empresa responsável pela obra é a Servicons Construções Especializadas – Eireli.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Presidente da AMUFRON entregou ofício ao Presidente a Assembleia Legislativa

Publicado

em



Na segunda-feira, 24/01, o Presidente da AMUFRON e Prefeito de Boa Vista do Buricá Joãozinho Sehnem entregou ofício ao Presidente da Assembleia Legislativa Deputado Gabriel Souza.

Conforme Sehnem “Encaminhamos demanda referente a estiagem que assola nossa região. Entre as demandas é que o Governo do Estado possa oferecer linhas de crédito, junto a Instituições Bancárias, com subsídio de juros aos empreendedores rurais dos mais diversos segmentos, que com a grave estiagem enfrentada tiveram prejuízos irreparáveis”. O Vereador Miguel Simon (MDB), acompanha o Prefeito Sehnem na capital do estado.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

𝐄𝐉𝐀 – 𝐄𝐝𝐮𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐉𝐨𝐯𝐞𝐧𝐬 𝐞 𝐀𝐝𝐮𝐥𝐭𝐨𝐬 𝐧𝐚 𝐅𝐄𝐌𝐀!

Publicado

em



Pensando em você que deseja uma alternativa prática e rápida para finalizar seus estudos e poder ingressar em um curso Técnico ou no Ensino Superior, a FEMA implementou o EJA na modalidade EAD, com aulas 100% on-line. Você poderá fazer a sua própria rotina de estudos, tendo à disposição um ambiente virtual de aprendizagem através de uma Plataforma Digital, vídeo-aulas, biblioteca virtual, pesquisas, artigos, estudos de casos e exercícios.
Faça agora o EJA ON-LINE na FEMA.
r
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×