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Ensino

Unijuí realiza o lançamento do Programa Institucional de Iniciação à Docência e do Programa de Residência Pedagógica

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Na noite desta quinta-feira, 16, a Unijuí realizou o lançamento oficial do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica.

 

Na oportunidade a Universidade apresentou as propostas de formação destes dois programas institucionais, que tem o objetivo de qualificar a formação de professores, ambos gerenciados pela CAPES. As atividades serão realizadas com escolas públicas de Ijuí e Santa Rosa, nas redes municipal e estadual, selecionadas a partir de inscrições.

A atividade foi transmitida pelo Youtube da Universidade e contou com a participação da Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, da coordenadora do Pibid na Unijuí, Marli Frison, da coordenadora da Residência Pedagógica na Unijuí, Maria Regina Johann, do secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, da coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline Eberle e da coordenadora pedagógica da secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa, Themis Helena Patias.

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.

Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.

 

 

Unijui

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Ensino

RS tem 38 mil crianças à espera de vagas em creches

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portal plural o rio grande do sul é o sétimo estado com o maior déficit de vagas em creches no brasil. são 38.835 crianças de zero a três anos aguardando uma vaga, conforme levantamento divulgado
Foto: Divulgação
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O Rio Grande do Sul é o sétimo estado com o maior déficit de vagas em creches no Brasil. São 38.835 crianças de zero a três anos aguardando uma vaga, conforme levantamento divulgado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação (Gaepe-Brasil) e pelo Ministério da Educação (MEC). No país, o déficit é de 632 mil vagas.

Entre os locais com a maior demanda reprimida estão São Paulo (88.854 vagas), Minas Gerais (63.470 vagas) e Paraná (59.373 vagas). Os dados foram coletados entre junho e agosto deste ano, com a participação de todos os municípios do país. Na contramão, a menor fila é a de Roraima (1.451 vagas). Em relação à pré-escola, que considera crianças de quatro a cinco anos, o estado gaúcho é o nono colocado, com déficit de 3.418 vagas. O acesso a creches e pré-escolas é um direito constitucional, estabelecido em tratados internacionais e marcos legais nacionais. A Emenda Constitucional 59/2009 estabelece a obrigatoriedade de matrícula a partir dos quatro anos.

Pela Constituição Federal, os municípios devem atuar prioritariamente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, enquanto os estados têm o enfoque nos ensinos Fundamental e Médio. Dessa forma, o tema da Educação Infantil será um dos principais desafios enfrentados pelos próximos prefeitos brasileiros. Existem metas do Plano Nacional de Educação (PNE), prorrogado até 31 de dezembro de 2025, que devem ser cumpridas.

Conforme o PNE, esperava-se a universalização da Educação Infantil na pré-escola para crianças de quatro a cinco anos, além de alcançar 50% de atendimento das crianças de zero a três anos em creches.

A pesquisa divulgada pelo MEC, no entanto, não apresenta dados de matrículas e populacionais das faixas etárias nos municípios, o que dificulta o cruzamento de informações. Segundo especialistas, os dados apresentados no estudo referem-se apenas às filas de espera, ou seja, casos em que famílias buscaram a vaga e não obtiveram.

Acompanhado por diferentes entidades, o tema da Educação Infantil tem recebido atenção dos Tribunais de Contas (TCE) e órgãos relacionados. No estado, são quase duas décadas de atuação nesse campo pelo TCE-RS, com análises de relatórios de auditoria, orientações e levantamentos.

Seduc cita trabalho articulado com municípios gaúchos

Em relação ao tema, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que trabalha de forma articulada e conjunta com os municípios. Entre os exemplos, a secretaria cita o Programa Alfabetiza Tchê, que tem adesão de 100% das cidades gaúchas, e é uma política pública que surgiu para garantir que todos os estudantes das redes estadual e municipal do RS estejam alfabetizados até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, contando com o apoio da Undime e da Famurs.

Sobre a infraestrutura, o estado afirma que tem colocado à disposição dos municípios, como em Porto Alegre, espaços para abertura de creches. “A Seduc entende que a Educação Infantil é um período essencial para a formação cognitiva e emocional da criança e apoia a união de esforços para o acolhimento e a proteção infantil”, conclui, em nota.

Fonte: GZH

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Destaque

Leonardo Waszkiewicz, Gerente Executivo do Sojão Basquete, recebe homenagem da FIEPS em Porto Alegre

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No último fim de semana, a cidade de Porto Alegre foi palco de uma homenagem especial concedida pela Federação Internacional de Educação Física (FIEPS). O reconhecimento foi destinado a Leonardo Klassmann Waszkiewicz, Léozão, gerente executivo do Sojão Basquete, por sua dedicação e comprometimento com o desenvolvimento do esporte em Santo Ângelo.

Leonardo, que está à frente de diversos projetos no município, foi destacado pela FIEPS por seu trabalho 100% voluntário em iniciativas que promovem o basquete e a inclusão social. Seu projeto em Santo Ângelo tem se tornado referência, beneficiando jovens e adultos, e promovendo o esporte como ferramenta de transformação social.

O Sojão Basquete, sob sua gestão, não apenas incentiva a prática esportiva, mas também desempenha um papel fundamental na formação de valores como disciplina, trabalho em equipe e cidadania em Santa Rosa. A homenagem da FIEPS reconhece o impacto positivo das ações na comunidade e reforça a importância de iniciativas como a liderada por Leonardo.

Durante a cerimônia em Porto Alegre, Leonardo agradeceu o apoio de todos os envolvidos e ressaltou a importância de continuar investindo em projetos que valorizem o esporte como um caminho para o desenvolvimento humano e social.

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Ensino

Desenrola Fies: Prazo para renegociação de dívidas é estendido até dezembro

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Foto: Rafael Henrique/Getty Images
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O prazo para adesão ao Desenrola Fies, programa do governo federal que facilita a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi estendido até 31 de dezembro deste ano. Inicialmente, o prazo terminaria no sábado (31). Com a prorrogação, os estudantes terão mais tempo para quitar suas dívidas, podendo obter descontos de até 99%. O programa oferece condições especiais, incluindo abatimentos para alunos inscritos no Cadastro Único. Estudantes com dívidas em contratos firmados até 2017 e inadimplentes até 30 de junho de 2023 são elegíveis para solicitar a renegociação.

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC) e operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies financia cursos superiores em instituições privadas. As condições de renegociação variam conforme o tempo de inadimplência e se o estudante pertence a uma família inscrita no Cadastro Único até 30 de junho de 2023 ou se foi beneficiário do Auxílio Emergencial em 2021, conforme informou o governo.

Estudantes com dívidas em atraso há mais de 360 dias e que estão inscritos no Cadastro Único ou que receberam o Auxílio Emergencial podem obter descontos de 92% para dívidas atrasadas entre 360 dias e cinco anos, e de 99% para dívidas com atraso superior a cinco anos.

Para aqueles que não estão inscritos no Cadastro Único ou não receberam o Auxílio Emergencial, o programa oferece outras condições de renegociação, permitindo o parcelamento da dívida em até 15 vezes após a aplicação do desconto.

Até o momento, 351.696 contratos já foram renegociados, resultando em um desconto total de R$ 12,8 bilhões, reduzindo a dívida de R$ 16,1 bilhões para R$ 3,2 bilhões.

“As renegociações geraram R$ 677 milhões em restituição aos cofres públicos, através de pagamentos à vista de estudantes que renegociaram suas dívidas”, informou o governo.

Canais de atendimento do Desenrola Fies:

  • MEC e FNDE: Acesse o portal Fale Conosco ou entre em contato pelo telefone 0800 616161.
  • Caixa Econômica Federal:
    • Aplicativo da Caixa no celular.
    • WhatsApp: 0800 104 0 104.
    • Telefone: 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).
  • Banco do Brasil (BB):
    • Aplicativo do BB no celular.
    • WhatsApp: 61 4004 0001.
    • Central de Atendimento: 0800 729 0001.

Fonte: GZh

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