Unijuí lança oficialmente Vestibulares de Verão e Medicina 2022 – Portal Plural
Connect with us

Unijuí

Unijuí lança oficialmente Vestibulares de Verão e Medicina 2022

Publicado

em



A Unijuí realizou nesta quarta-feira, 13 de outubro, de forma híbrida, o lançamento dos Vestibulares de Verão e de Medicina 2022. No Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, foram recebidos coordenadores de cursos, gestores administrativos e representantes da imprensa de Ijuí e região. O ato foi transmitido para a comunidade acadêmica pelo Youtube da Instituição, garantindo a segurança de todos neste momento de pandemia.

As inscrições para os dois processos seletivos foram abertas na segunda-feira, dia 11 de outubro. No Vestibular de Verão são ofertadas vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Já para Medicina são ofertadas 40 vagas no campus de Ijuí.

“Esse longo período de pandemia nos mostrou, ainda mais, que precisamos estar conectados com as rápidas mudanças do mundo e consequentemente as necessidades do mercado, para garantir uma formação de excelência dos nossos estudantes, que serão os profissionais desse amanhã ainda incerto, mas certamente diferente do presente. Focados na transformação constante, nós – em especial professores e profissionais que trabalham com a educação – estamos focados no futuro, estamos focados em estar prontos para os desafios do amanhã”, destacou em sua fala a vice-reitora da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, ao anunciar que o mote da campanha será “Prontos para o amanhã”.

A apresentação das peças e da campanha foi realizada pela coordenadora da Assessoria de Marketing da Unijuí, Talita Mazzola. “Diante do rompimento drástico que sofremos em 2020, por conta da pandemia, entendemos que o processo de transformação passa pela Universidade e que, na verdade, essa transformação está intrínseca em nosso processo. O mote, Prontos para o Amanhã, mostra que estamos prontos para mudanças, como estivemos neste período de pandemia, e prontos para formar profissionais para o futuro. Apresentamos uma marca moderna, tecnológica, clean, mas sem nos desligarmos da nossa essência, que é a humanidade”, disse.

Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring lembrou que o Salão de Atos é caracterizado por receber os estudantes – tanto em sua chegada ao Ensino Superior quanto para eventos formativos; e é um espaço aberto à comunidade, tanto que abriga, neste momento, a Fenadi 2021. “E hoje, estamos aqui para o lançamento dos vestibulares. Mas o que têm em comum a Universidade, a Fenadi e os processos seletivos? Além de estarmos a quase dois anos compartilhando esta mesma casa, este mesmo Salão de Atos, e nos reinventando? Possibilitamos que os jovens permaneçam com seus sonhos. Acreditamos que as pessoas podem e transformam o mundo. Que a solidariedade, a cultura, o conhecimento e a ciência são indispensáveis para o desenvolvimento de um país, de uma região, de uma cidade”, ressaltou a reitora, fazendo um convite para que todos os participantes compartilhem a campanha.

Fique atento aos processos seletivos:

Vestibular de Verão: Interessados têm até o dia 29 de novembro para realizar a inscrição pelo endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. A taxa é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso.

A primeira opção é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.

A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do Vestibular Verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.

Vestibular de Medicina: Os candidatos têm até o dia 5 de dezembro para realizar a inscrição e disputar uma das 40 vagas ofertadas pela Universidade. O valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí – Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unijuí

Os riscos do uso excessivo das redes pelos jovens e a responsabilidade dos pais

Publicado

em



A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE, em 2019, indicou que 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet. Um aumento de mais de 3% em relação ao ano de 2018, o que demonstra como a população brasileira está, cada vez mais, conectada às redes – especialmente considerando o, ainda atual, momento pandêmico.

Porém, se, por um lado, é louvável que mais de 80% dos domicílios possuem acesso à rede mundial de computadores, em contrapartida, o uso excessivo das redes pode gerar alguns efeitos não tão benéficos, especialmente se o público observado for de crianças e adolescentes.

Segundo o mesmo PNAD/2019, 77,7% dos brasileiros, entre 10 e 13 anos, são usuários da internet, número que salta para 90,2% na faixa etária entre 14 e 19 anos. Ou seja, as crianças e adolescentes do Brasil estão entre as mais conectadas do mundo, o que demanda cuidados.

A vulnerabilidade dos menores, somada ao boom de acesso à internet, principalmente durante a pandemia, demanda que os pais e responsáveis assumam um caráter de maior protagonismo na tentativa de evitar a ocorrência de violências e abusos online. Segundo informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a exposição de crianças e adolescentes na internet já ocupa a 5ª posição no ranking do Disque 100.

É preciso que os pais e responsáveis não sirvam de catalisador de possíveis criminosos virtuais, evitando a exposição indevida de informações pessoais de seus filhos online, conhecida como sharenting – neologismo formado pelos termos, em inglês, share (compartilhar) e parenting (paternidade), tendência crescente em Redes Sociais, como Instagram e Tiktok.

Isso porque, fotos e vídeos compartilhados de forma inocente pelos responsáveis, podem ser munição para cyberbullying dos menores, ou mesmo desencadear condutas mais gravosas, como assédios, extorsões e até estupros virtuais, direcionados às crianças e adolescentes.

Além de evitar o sharenting, é responsabilidade dos pais o monitoramento das redes acessadas pelos seus filhos, como interações em Redes Sociais e histórico de registro de sites visitados, especialmente quando se tratam de crianças.

Ademais, é preciso utilizar o controle dos pais, presente nas diferentes plataformas online, como Netflix, Amazon, YouTube, e nos sistemas operacionais dos celulares, iOS e Android, como instrumento de segurança para definir quais acessos são saudáveis aos filhos. Isso evita contato com conteúdos violentos e danosos, bem como sua interação com aliciadores virtuais, costurando uma teia de proteção às crianças e adolescentes, entre pais e Estado, como previsto pelo Princípio da Proteção Integral que a Constituição Federal prevê.

Por Thiago dos Santos da Silva, professor do curso de Direito da Unijuí

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Unijuí

Laboratório de Gestão e Negócios da Unijuí oferece serviços gratuitos às associações comunitárias de Santa Rosa

Publicado

em



A proximidade com a comunidade e atividades que buscam o desenvolvimento local e regional sempre estão em pauta na Unijuí.

O Laboratório de Gestão e Negócios, do campus Santa Rosa, disponibilizou serviços de assistência contábil gratuita a duas entidades sem fins lucrativos. Para conhecer um pouco mais sobre a proposta, a contadora responsável pelo Laboratório, Thaís Teixeira Pinto, e o coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, receberam alguns representantes de associações: Mauro Carvalho e Jonas da Cruz, vice-presidente e tesoureiro da Associação Vila Agrícola; José Luiz Ferreira Lopes e Enio Ditz, presidente e tesoureiro da Associação do Bairro Timbaúva.

As duas Associações ainda devem confirmar a parceria com a Unijuí. Serão oferecidos serviços desde a escrituração de atos e fatos até a elaboração das demonstrações contábeis, emissão de certidões negativas junto às Fazendas Estaduais, Municipais e da União, obrigações acessórias (como sped ECF, ECD, DCTF, Rais, Dirf, E-social e DEISS). Todos os serviços serão prestados por estudantes voluntários e bolsistas, monitorados pela contadora responsável pelo Laboratório.

José Luiz Ferreira Lopes relata que essa já era uma solicitação de serviço que vinha sendo cobrada do poder público e a iniciativa da Unijuí certamente poderá beneficiar as Associações. “Parabenizo a Unijuí por esta ação, pelo trabalho gratuito colocado à disposição das Associações. Isso é uma questão que vínhamos debatendo há muito tempo, porque muitas das Associações não têm condições de pagar um contador para fazer a contabilidade”, afirma o presidente da Associação do Bairro Timbaúva.

Benefício à população e aprendizado prático e teórico aos estudantes, que terão a oportunidade de participar desta ação. Thaís explica que os acadêmicos, além de todo aprendizado do curso, também são capacitados por meio de cursos disponibilizados na plataforma do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que são elaborados pela Receita Federal e Sebrae. “Com esses cursos de capacitação e as atividades que serão realizadas no Laboratório, os estudantes conseguem adquirir experiência, o que os diferencia no mercado de trabalho, já que se inserem com mais conhecimentos e vivências práticas”, destaca a contadora responsável pelo Laboratório.

Devido à capacidade do Laboratório, no momento estão sendo selecionadas apenas duas entidades do município de Santa Rosa, mas o objetivo é ampliar os atendimentos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Unijuí

Compasso UOL e Unijuí oferecem vagas em programa de bolsas

Publicado

em



Na primeira edição do programa foram 16 estudantes selecionados, destes, quatro já foram contratados e mais sete devem ser efetivados ainda no mês de novembro

Parceria renovada entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí e a Compasso UOL, uma das maiores empresas da área de Tecnologia da Informação (TI) da América Latina. O programa de bolsas tem duração de três meses e os estudantes recebem uma bolsa no valor de R$500. Nesta edição são oferecidas 50 vagas, também disputadas com estudantes de outras Instituições de Ensino Superior, divididas nas áreas de: chatbot take, java e spring boot, java e oracle atg, react e oracle commerce cloud e java e springboot.

As inscrições iniciam nesta sexta-feira, dia 12, já o início da seleção será no dia 19 de novembro e as aulas no dia 20 de dezembro. Na primeira edição do programa, realizada entre os meses de julho e outubro, foram selecionados 16 acadêmicos, destes, quatro já foram contratados pela Compasso UOL e mais sete devem ser contratados ainda no mês de novembro.

Entre os objetivos do convênio, reforçar e ampliar a proximidade com o meio acadêmico, além de buscar novos talentos para ampliar e qualificar ainda mais o quadro de colaboradores da empresa estão entre os focos. Natália Krein está no 2º semestre do curso de Engenharia de Software e foi uma das selecionadas na 1ª edição do programa de bolsas. Ela é uma das contratadas pela empresa e iniciou no dia 8 de novembro como trainee em desenvolvimento front-end, em atividades home office.

Nos três meses de bolsa, a acadêmica estudou e colocou em prática os conhecimentos adquiridos. Natália afirma que hoje domina ferramentas que estão em alta na área da tecnologia. “Muito do que eu vi nesse programa de bolsa, consegui relacionar com disciplinas do curso de Engenharia de Software, principalmente com relação a modelagem e estruturação de um software, além de utilizar os conceitos de algoritmos já vistos durante o curso”, acrescenta a estudante.

O professor doutor Edson Luiz Padoin, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí e responsável pelo convênio, lembra de informações importantes. “A área de Tecnologia da Informação está muito aquecida e já se fala em apagão de profissionais. A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) destaca que teremos uma falta de 260 mil profissionais em 2024 o que, com certeza mudará o mercado nesta área. É muito bom para os nossos cursos ter o reconhecimento por uma grande empresa, que está confiando no potencial dos nossos estudantes”, finaliza o docente.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×