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Unijuí assina convênio de cooperação com o Grupo Fricke

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Na última sexta-feira, dia 18 de dezembro, a Unijuí assinou um convênio de cooperação técnica com a empresa Fricke Soldas Ltda – indústria de soldadores Balmer, que faz parte do Grupo Fricke. Trata-se de um contrato de controle tecnológico referente a ensaios de tração e de elasticidade de aços, que passarão a ser realizados no Laboratório de Engenharia Civil da Universidade.

“O Grupo Fricke está num processo de certificação de qualidade e precisa passar por testes laboratoriais. A empresa nos procurou, para formar essa parceria, que também resultou na compra de um novo dispositivo para realizar este ensaio – algo que, até então, a Instituição não possuía. O equipamento, adquirido pela Universidade, tem um investimento aproximado de R$ 20 mil”, explicou Luiz Irineu Donato, responsável técnico pelo Laboratório de Engenharia Civil.

De acordo com Donato, o equipamento – que conta com peças importadas, mas com produção brasileira – deverá chegar à Universidade na segunda quinzena de janeiro. A ideia é que, até o fim de janeiro, os trabalhos tenham início.

“Esse convênio vem dar respaldo a todo um parque fabril. Estamos concluindo a importação deste parque e realizando a certificação do produto acabado. A ideia é atender todo o Sul do País, envolvendo os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, explicou o diretor-executivo do Grupo Fricke, Martinho Kelm. Para cada volume de produção, como explica Martinho, é necessário um conjunto de análises, que será realizado em parceria com a Universidade.

Conforme destaca o vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, a parceria permitirá que os alunos participem efetivamente de processos de análise e demandas reais, propostas por uma empresa que vem se destacando no mercado, em termos tecnológicos. “Também possibilitará a realização de pesquisas e elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) pelos acadêmicos, qualificando a formação profissional e consolidando a relação universidade/empresa”, completou.

O contrato prevê inicialmente 24 meses de trabalho. No entanto, a expectativa é que a parceria vá além deste período.

 

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INSS cria serviço para demandas não resolvidas remotamente

Agendamento será possível a partir da próxima quinta-feira

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© Marcello Casal JrAgência Brasil Geral

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um novo serviço de atendimento especializado que possibilita agendamentos para atendimento presencial em casos de “demandas que não podem ser resolvidas pelos canais remotos”. A portaria nº 908, que prevê o serviço, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12).
De acordo com o instituto, o agendamento será liberado a partir da próxima quinta-feira (15), de forma a permitir que “muitas pessoas, que não estavam conseguindo atendimento presencial por conta da pandemia, sejam atendidas numa agência do INSS, com horário marcado e toda a segurança”.

O agendamento do serviço deve ser feito via telefone 135. Por meio da ligação, o atendente analisará a solicitação e fará o andamento caso a situação se enquadre nos casos listados na portaria. O agendamento poder ser feito também nas agências.

Serviços
O agendamento para os atendimentos abrange serviços como os de contestação de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) – metodologia pela qual se identifica quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional.

Também se enquadram nos casos previstos pela portaria os atendimentos solicitados por portadores de necessidades especiais (maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou visual); de órgãos mantenedores inválidos que, por isso, impossibilitam a solicitação de serviços; consultas à consignação administrativa; pensão especial vitalícia da pessoa portadora da Síndrome da Talidomida; pensão mensal vitalícia do seringueiro e de seus dependentes; e pensão especial das vítimas de hemodiálise de Caruaru (PE).

A lista contempla beneficiários cujos requerimentos foram concluídos “sem atendimento ao solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito”; casos de solicitação de retificação da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); em casos de parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa do monitoramento operacional de benefícios presencial (MOB Presencial); nos casos em que seja necessária a ciência do cidadão sobre a necessidade de inscrição no CadÚnico (registro do governo federal sobre as famílias de baixa renda, por meio do qual o cidadão pode participar de programas sociais); e demais casos em que haja “impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação pelos canais remotos”.

ebc

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Desmatamento na Amazônia bate recorde pelo 4º mês seguido

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A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%

 

Os alertas de desmatamento na Amazônia voltaram a bater recorde, pelo quarto mês consecutivo, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%, em relação ao mesmo mês de 2020, e o maior valor registrado na história recente do programa Deter, com início em 2016.

É o segundo mês seguido com valores de desmate acima de mil quilômetros quadrados.

O Deter é usado para auxiliar organismos ambientais na fiscalização de ilícitos. O programa, porém, também pode ser usado para observar tendências de desmate.

Desde março, os alertas mensais do programa vêm sendo recordes, sempre comparados ao mesmo mês de anos anteriores, desde 2016. Considerando só esse curto período de meses, foram derrubados 3.401 km² de Amazônia. O desmatamento em todo 2012, por exemplo, foi de 4.571 km².

Os meses de julho, agosto e setembro, parte do período seco, costumam ser críticos para a Amazônia por concentrarem intensa atividade de desmatamento e queimadas.

Dessa forma, o país chega a esse período com números já elevados de devastação.

Além dos números altos de desmate recente, junho também registrou o maior número de queimadas desde 2007. O fogo costuma ser usado para limpar áreas após a derrubada da vegetação, sendo, assim, intimamente relacionado ao desmate.

 

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

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Secretaria de Desenvolvimento Social no interior de Santa Rosa

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Mulheres da Comunidade do Tarumã participaram de uma atividade diferenciada, nesta semana. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser esteve na localidade. As demandas e necessidades das mulheres do interior foram tratadas durante o encontro.

Ouvir a comunidade e estimular atividades. Essa foi intenção da ação realizada no interior que teve como tema: “Qual o combustível que você se abastece?”. Segundo Rita Strasser, a intenção foi escutar e motivar o grupo, “Os carros precisam de combustível para andar e nós também precisamos estar motivadas diariamente para realizarmos nossas tarefas. Com essa ideia, oportunizamos uma ação muito positiva nessa comunidade, e acredito que renderá importantes frutos”.

Todas participantes tiveram oportunidade de falar sobre suas atividades, sonhos e projetos. A Secretária também ficou de retornar na comunidade e levar representantes do CRAS para explicar os serviços e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

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