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Ensino

Unijuí apresenta aplicativo inovador para facilitar o estudo de matemática

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A Unijuí visitou na quinta-feira, dia 22, a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa (SMDES) para apresentar um aplicativo de jogo que ensina matemática, denominado MathGo. Na CRE a equipe de professores da Unijuí foi recepcionada pela Coordenadora de Educação Beatriz Cancian e sua equipe, e na SMDES pela Secretária Maria da Graça Faccin e equipe da Secretaria, para as quais explanaram sobre o projeto que tem o objetivo de auxiliar escolas e estudantes no ensino e aprendizagem da matemática.

Para o Pró-Reitor do campus Santa Rosa, professor Marcos Paulo Scherer, a Universidade responde a um papel importante no desenvolvimento regional com diferentes projetos de extensão que envolvem a comunidade acadêmica e escolar, e desta vez oferece aos estudantes e professores uma solução inovadora para estudar e até se divertir com a matemática. “Depois de aprenderem bem a funcionalidade da ferramenta, haverá uma competição entre todos os estudantes envolvidos no aplicativo para, ao final, escolherem um vencedor do desafio de matemática”, destaca.

O MathGo foi criado dentro do projeto de extensão Desenvolvimento e Implementação de Software Educacional para o Ensino Fundamental e Médio – (Disefem), e tem como foco principal a construção de softwares educacionais na perspectiva de um trabalho conjunto universidade-escola. As responsáveis pela área da educação básica da região e do município manifestaram total interesse e adesão à proposta apresentada, definindo-se desde já os próximos passos para a implementação do aplicativo nas aulas em todas as escolas que tiverem interesse em melhorar e inovar seus métodos de estudo da matemática, tornando-se assim uma disciplina de melhor compreensão e mais atrativa para os estudantes.

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Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

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A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

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Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

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Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

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Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

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Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

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