Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Três regiões do Rio Grande do Sul podem registrar neve neste final de semana – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Três regiões do Rio Grande do Sul podem registrar neve neste final de semana

Pável Bauken

Publicado

em



 

Dados da MetSul Meteorologia baseados em prognósticos obtidos na tarde dessa quarta-feira, indicam que há possibilidade de ocorrer queda de neve neste final de semana. Os dados colhidos, que podem sofrer algum tipo de oscilação, se referem ao período compreendido “entre a noite de sexta-feira e o início do sábado”.

Segundo a MetSul, “a área de chance mais alta inclui a parte mais Leste da Serra Gaúcha (regiões de Caxias do Sul, Gramado, Riozinho, Rolante e Canela), toda a região dos Campos de Cima da Serra (São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Jaquirana e Monte Alegre dos Campos), e a maior parte do Planalto Sul Catarinense”.

A nota informa também que “a área de chance média inclui a parte mais Oeste da Serra Gaúcha e localidades em cotas de altitude entre 400 e 700 metros da região, e municípios mais a Leste do Alto Uruguai. Ainda, compreende a Campanha e a Serra do Sudeste. A área de chance, baixa a muito baixa, inclui os pontos de maior altitude do Centro gaúcho (Itaara e Centro-Serra). Áreas na Metade Leste do RS abaixo de 400 metros de altitude, incluindo a Grande Porto Alegre, podem ter registros ocasionais de chuva congelada (gotículas congeladas).

Fonte Correio do Povo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Tempo fica firme na maior parte do RS nesta quinta

Reporter Plural

Publicado

em

PRODUÇÃO PORTAL

O dia vai começar friozinho, mas aos poucos a temperatura vai subir no Estado.

Santa Rosa, mínima de 17°C e máxima de 26°C.   Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.

A massa de ar seco e fria vai continuar atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (29). O dia vai começar com frio, mas aos poucos a temperatura deve subir no Estado.

Na maior parte do RS, o tempo vai ficar firme nesta quinta. Conforme a previsão, podem ocorrer pancadas fracas e isoladas de chuva durante a tarde no Litoral Norte, na Serra e na Região Sul.

 

 

 

 

FONTE CLIMA TEMPO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

La Niña mais forte

Reporter Plural

Publicado

em



A última atualização dos órgãos de previsão climática do mundo, incluindo a Noaa (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) e o Iri (Instituto Internacional de Pesquisa Climática da Universidade de Columbia), mostram que o fenômeno climático “La Niña” ganhou mais força do que o esperado inicialmente.

grafico_SST

Gráfico de temperatura na superfície do mar na região “Niño 3.4”

Segundo os institutos, a anomalia de temperatura da superfície do Oceano Pacífico em sua faixa equatorial, região conhecida por Niño 3.4, está em torno de 1,5°C abaixo da média, o que indica a uma forte intensidade.

 

sst_noaa

Anomalia de temperatura da superfície do mar, os tons em azul e roxo representam registros

abaixo da média climatológica

O que importa a La Niña para o Brasil?

A La niña causa alterações as temperaturas e também no regime de chuva em diversas áreas do planeta. No Brasil, a Região Sul sofre um impacto direto no regime de chuva que passa a ser mais irregular e com menos volume, ou seja, os produtores agrícolas da região terão de ficar bem atentos às previsões de chuva nos próximos meses a fim de minimizar os impactos na próxima safra.

No Sudeste, o principal impacto fica para as temperaturas que devem ficar levemente abaixo do normal, esse tipo de fenômeno climático não trás um impacto direto para chuva na região, mas a La Niña também faz com que mais Zonas de Convergência do Atlântico Sul se formem, por conta da nebulosidade, a temperatura diminui, só que mais nuvens nem sempre significa mais chuva.

 

lanina_impactos

“La Niña forte, mas não por muito tempo”, essa foi a frase dita pela especialista em clima Patrícia Madeira, da Climatempo, que ainda completou: “estar forte agora, não significa que vai continuar com a mesma intensidade. A previsão indica que ela deve ficar com intensidade moderada até o final do verão, depois se desfaz”.

 

 

FONTE CLIMA TEMPO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Ciclone extratropical atinge o Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Reporter Global

Publicado

em

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

 

Porto Alegre e Litoral estão entre as áreas de risco de chuva forte

 

Um ciclone extratropical se forma sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O fenômeno se forma na costa, e traz instabilidade para a parte Leste do Estado.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo fica mais aberto e seco nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, com sol. Um ar mais frio ingressa no território, e o dia deve ser ameno.

Em Porto Alegre, sol aparece, mas deve haver chuva forte. A mínima deve ser de 17°C, e a máxima de 24°C, na Capital.

 

Mínimas e máximas no RS

Passo Fundo 15°C / 25°C
Capão da Canoa 17°C / 22°C
Uruguaiana 13°C / 26°C
Vacaria 13°C / 20°C
Erechim 15°C / 25°C
Pelotas 15°C / 23°C
Santa Rosa 17°C / 27°C

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×